Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 57 Posts

·
How about a magic trick?
4,805 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)

·
How about a magic trick?
4,805 Posts
Discussion Starter · #2 ·

278.8 kms
12 linhas
172 estações
7.1 milhões de passageiros por dia

·
Rumo ao fim do mundo!
3,205 Posts
O metro de moscou foi uma das poucas coisas boas da Russia comunista. Parece mais uma galeria de arte ou um museu do que um sistema de transporte.

·
spca
202 Posts
Muito bom o vídeo... foi vc que fez?

Sempre achei o meteo de lá o mais bonito e impressionante do mundo. ALguns metros novos até que são legais, como alguns asiáticos cheios de neons e materiais brilhantes, mas nao chega nem perto de Moskou.

·
Registered
7,546 Posts
A geografia de Moscow ajudou a fazerem um metrô radial quase perfeito, essa linha marrom deve ajudar muito nas conexões.

·
Viva o Frevo
30,392 Posts
Interessante, linhas que abrangem boa parte da cidade, não?

Como curioso em línguas, não pude deixar de notar o seguinte: Naquela frase em azul, apesar da escrita diferente (cirílico), ao fazermos a transliteração, vemos pq o russo pertence à família indo-européia, a mesma do português: skema linii skorostnogo transporta moskvi. A única palavra estranha é skorostnogo.

Legal. Desculpa comentar isso aqui. Não resisti.:D

·
Troublemaker
2,241 Posts
^^
eu também sou louco por idiomas!quantos você fala?

a propósito:belo video,stalin estragou o que seria a maior potência do mundo.

·
4,575 Posts
Realmente esse sistema é uma obra de arte, que capricho!

E olha, tudo por terceiro trilho, nada dessas porcarias de catenárias horrorosas. Já pensou se quisessem fixar catenárias nesses salões lindos? Que heresia!

Agora, a trilha sonora é de lascar hein Heilig? :lol:

·
4,575 Posts

Como curioso em línguas, não pude deixar de notar o seguinte: Naquela frase em azul, apesar da escrita diferente (cirílico), ao fazermos a transliteração, vemos pq o russo pertence à família indo-européia, a mesma do português: skema linii skorostnogo transporta moskvi. A única palavra estranha é skorostnogo.

Legal. Desculpa comentar isso aqui. Não resisti.:D
Adorei esse comentário, sou curioso a respeito, mas não entendo patavinas.

·
SSC Brasil
17,672 Posts
O metrô de Moscou é lindo. Sem palavras. Mas eu tenho uma dúvida: quais linhas tem essas estações? As outras tem um padrão parecido?

·
Registered
19,723 Posts

Não, a razão detrás da similaridade entre essa frase russa e as línguas da europa ocidental é a importação recente de termos latinos por parte do russo a partir do século 17.

Nenhuma destas palavras está presente no russo devido à sua origem indo-européia.

Na verdade, a única indicação encontrada nessa expressão que indica a origem indo-européia do russo é a declinação:

skhema linii skorostnogo transporta moskvy
esquema das linhas do transporte rápido de moscou

onde "linii" é o genitivo plural de "linia" (linha), ou seja, "das linhas"; "skorostnogo transporta" é o genitivo singular de "skorostnyi transport" (ou seja, "do transporte rápido") e Moskvý é o genitivo de Moskvá (ou seja, de Moscou).

Esse tipo de flexão das palavras é bem típico das línguas indo-européias, como o sânscrito, latim, grego, dentre as línguas modernas, as eslavas e as bálticas são a que mais preservam as características antigas da declinação indo-européia (até mais do que o latim e o grego antigo).

·
Viva o Frevo
30,392 Posts
Mas há palavras em russo que demonstram claramente suas origens indo-européias:

syn = son = filho
tri = três
desyat =dez
dom = casa (domicílio)
sestra = sister
brat = brother
dat = dar

Entre outras. Os números são uma prova maior (tri, dva, desyat), não é comum pegar empresto de números, coisa tão básica em qualquer língua.

Percebi o genitivo nas palavras citadas. Eu tenho um atlas em russo que tem na capa: atlas mira, onde MIRA é genitivo de MIR = mundo.

·
Viva o Frevo
30,392 Posts
^^
eu também sou louco por idiomas!quantos você fala?
Não falo tantas, sou mais um curioso. Falo inglês, francês, arranho grego, alemão e italiano. Sei umas coisas bem básicas em esperanto. Quero muito aprender holandês e romeno.

·
Registered
19,723 Posts
Mas há palavras em russo que demonstram claramente suas origens indo-européias:

syn = son = filho
tri = três
desyat =dez
dom = casa (domicílio)
sestra = sister
brat = brother
dat = dar

Entre outras. Os números são uma prova maior (tri, dva, desyat), não é comum pegar empresto de números, coisa tão básica em qualquer língua.

Percebi o genitivo nas palavras citadas. Eu tenho um atlas em russo que tem na capa: atlas mira, onde MIRA é genitivo de MIR = mundo.
Sim, há muitas palavras claramente indo-européias no russo, mas não as de "skhema linii skorostnogo transporta Moskvy" - estas são indo-européias sim, mas estão no russo por empréstimo, não por origem.

E sim, MIRA é o genitivo singular de MIR ("paz" ou "mundo") e vc está certo, os números do russo são prova de sua origam indo-européia. O russo aliás e a mais tradicionalista das grandes línguas indoeuropéias atuais, junto das demais línguas eslavas (exceto o búlgaro e o macedônio, que perderam a declinação).

·
Viva o Frevo
30,392 Posts
Valeu, Mopc, não sabia desses empréstimos no russo.

Por falar em línguas tradicionalistas, soube que o Lituano é uma das línguas mais interessantes para o estudo das línguas indo-européias.

·
Registered
19,723 Posts
Sim, o lituano conserva o caráter indo-europeu mais do que qualquer outra língua moderna, mais até que o Sânscrito em certos aspectos - tanto o sânscrito quanto o lituano e o grego antigo têm ainda o dual, o plural de dois (ou de par).

·
How about a magic trick?
4,805 Posts
Discussion Starter · #19 ·
COMUNISTA.
:D

Muito bom o vídeo... foi vc que fez?

Sempre achei o meteo de lá o mais bonito e impressionante do mundo. ALguns metros novos até que são legais, como alguns asiáticos cheios de neons e materiais brilhantes, mas nao chega nem perto de Moskou.
Metrô de Mockba é ao meu ver também o sistema mais impressionante de todo o mundo. E fui eu mesmo que fiz o vídeo hehehe :D

Realmente esse sistema é uma obra de arte, que capricho!

E olha, tudo por terceiro trilho, nada dessas porcarias de catenárias horrorosas. Já pensou se quisessem fixar catenárias nesses salões lindos? Que heresia!

Agora, a trilha sonora é de lascar hein Heilig? :lol:
É o tema das olimpíadas de Moscou, 1980. Eu achei bem legal hahahaha :D

O metrô de Moscou é lindo. Sem palavras. Mas eu tenho uma dúvida: quais linhas tem essas estações? As outras tem um padrão parecido?
Até onde sei as estações construídas durante o período soviético foram em maioria nesse molde. As novas ja vem seguindo um padrão novo milênio hehehehe :D

1 - 20 of 57 Posts