SkyscraperCity banner
1 - 20 of 43 Posts

·
Registered
180 Posts
Discussion Starter · #1 ·
26/04/2006

A Estação Chácara Klabin, extensão da Linha 2 do Metrô de São Paulo, será inaugurada na próxima semana, dia 05 de maio. A Estação Chácara Klabin é a segunda a ser inaugurada dentro do projeto de expansão da Linha 2 do Metrô de São Paulo, sendo que a primeira foi a Estação Imigrantes. A entrega estava prevista inicialmente para março deste ano, mesma data da inauguração da primeira estação. Segundo informações da companhia, o adiamento se deveu ao atraso nas obras decorrentes dos problemas ocorridos com os contratos de desapropriação.

A operação comercial das estações Chácara Klabin/ Imigrantes elevará a demanda na Linha 2 para 320 mil passageiros/dia. Hoje, o Metrô de São Paulo transporta por aquela linha cerca de 290 mil passageiros diariamente. Entre outros serviços, a estação Chácara Klabin será dotada de validadores de bilhete único, bilheterias blindadas, escadas rolantes inteligentes e câmeras de segurança com alta definição.

As obras de ampliação da Linha 2 (Verde) vão interligar a Estação Ana Rosa até a futura Estação Tamanduateí (região sudeste de São Paulo). O projeto prevê a construção de 6,8 quilômetros de linhas e cinco estações: Chácara Klabin, Imigrantes, Ipiranga, Sacomã e Tamanduateí. A entrega da Estação Ipiranga está prevista para novembro deste ano. O custo total do trecho entre a Estação Ana Rosa e a Estação Ipiranga está orçado em R$ 922 milhões

fonte: http://www.revistaferroviaria.com.b...dUsuario=7012&InCdMateria=2756&InCdEditoria=1

·
Registered
366 Posts
Eu já estava achando mesmo que não iam inaugurar dia 29/03 pois antes quando vc passava pela estação CK era anunciado a inauguração dia 29/03, mas agora eles só falam: "Em breve será inaugurada..." E se vc olhar a estação por dentro ainda faltam algumas coisinhas sim, como revestimentos não prontos.

·
Expansão São Paulo
636 Posts
mopc said:
Bom, sexta-feira que vem teremos de qqer modo uma nova estação subterrânea em São Paulo, a primeira desde Vila Madalena em 2000! É hora de celebrar!
Mas Mopc não foi inaugurada a Estação Largo 13 em outubro de 2002 que é subterrânea.

·
Registered
8,986 Posts
mopc said:
^^ aé, mas essa não conta, a linha 5 é metrô de mentirinha. Me diga uma outra cidade do planeta que tem uma linha de metrô completamente desligada das demais??
Desligada não, só levemente ligada... algumas viagens hipotéticas:

Largo 13 -> Santo Amaro -> Presidente Altino -> Barra Funda -> Tatuapé

Largo 13 -> Santo Amaro -> Cidade Universitária -> PORCA -> Vila Madalena -> Clínicas

·
How about a magic trick?
4,798 Posts
90 min de desvio pra mim significa totalmente desligada.

·
Registered
8,986 Posts
Algo curioso é que a estação Imigrantes, apesar de poder ser considerada bastante interligada, tem por enquanto menos entradas do que as estações da linha 5. (7 mil, contra 10 a 13 das estações terminais da linha 5).

·
How about a magic trick?
4,798 Posts
rkj said:
Algo curioso é que a estação Imigrantes, apesar de poder ser considerada bastante interligada, tem por enquanto menos entradas do que as estações da linha 5. (7 mil, contra 10 a 13 das estações terminais da linha 5).
de tempo ao tempo amigo! 10 mil usuarios em uma linha ja consolidada (4 anos de operaçao) mostram que uma é total resultado de falta de planejamento e outra é apenas questao de costume. Vamos ver o numero de usuarios em um ano.

·
Registered
8,986 Posts
Heilig said:
de tempo ao tempo amigo! 10 mil usuarios em uma linha ja consolidada (4 anos de operaçao) mostram que uma é total resultado de falta de planejamento e outra é apenas questao de costume. Vamos ver o numero de usuarios em um ano.
Eu concordo que leva um tempo para mudar os hábitos de transporte das pessoas para incluírem uma nova alternativa que foi disponibilizada. Acho que um ano realmente é um tempo para medir isso... mas vocês acham que a Imigrantes vai ser uma estação fraca ou forte ?

Hoje, as fracas da linha 2-Verde são Paraíso, Ana Rosa e Sumaré. E as fortes são todas as outras.

Meu feeling: Chácara Klabin vai ser fraca. Alto do Ipiranga vai ser forte. Imigrantes eu achava que seria forte, mas depois desses números (mesmo iniciais), acho que vai ser fraca.

·
**16º ano**
**17º ano**
25,744 Posts
Ana Rosa é fraca?? nossa, o que é forte então?

Da minha casa passam umas 7 linhas de onibus que chegam lotados e esvaziam no metrô Ana Rosa, sem dizer o pessoal do Etapa e dos prédios comerciai da região que lotam a estação todos os dias.

·
Rumo ao fim do mundo!
3,205 Posts
Mas eu acho que o que ele quis dizer com "fraca" é a Ana Rosa da linha 2 mesmo, já que são poucos os que pegam o metrô na Ana Rosa e descem em outra estação da linha verde , foi isso?

·
Registered
8,986 Posts
É isso aí. Segundo o metrô, em Paraíso e Ana Rosa entram 7 mil passageiros (em cada uma) *para* a linha Verde. O trem ganha muitos passageiros fazendo baldeação, mas poucos embarcam efetivamente nessas estações.

·
Rumo ao fim do mundo!
3,205 Posts
Usuários da linha 2, vocês acham que a qualidade do serviço piorou um pouco? Depois da inauguração os intervalos estão bem maiores, acho... pelo menos no horário que eu a uso, por volta de uma hora, já aconteceu de eu chegar la quando o trem estava saindo, ou seja, nao ter conseguido pegar, e só passar outro depois de mais tres trens na linha 1! ( isso aconteceu mais de uma vez ). Antes eram dois trens na linha um pra cada 1 na linha 2, mas agora sao pelo menos 3 e qd chega nessa absurdo de 4, em pleno horario de vale fica todo mundo apertado e nem cabe todo mundo. Será que é falha do metrô?

·
Registered
366 Posts
Eu uso 2X por semana a estação Imigrantes e reparei que o número de usuários nela tem aumentado. Mas acho que a Estação Ipiranga vai ter mais usuários.
A linha verde ia ter muito mais usuário se fosse até o Tatuapé (um grande sonho pra mim).

Algumas das estações da linha verde não tem mais usuários porque ela passa por partes mais nobres da cidade. Veja a linha vermelha sentido periferia, é ruim pegar ela mesmo depois das 23:00h de tão cheia que é.

Mas uma dúvida: se a Linha F da CPTM fosse bem reformada e segura, será que o número de usuário que desceriam no Brás não aumentaria bastante ocasionado mais problemas na linha Vermelha?

·
Registered
8,986 Posts
Smartboy said:
Eu uso 2X por semana a estação Imigrantes e reparei que o número de usuários nela tem aumentado. Mas acho que a Estação Ipiranga vai ter mais usuários.
A linha verde ia ter muito mais usuário se fosse até o Tatuapé (um grande sonho pra mim).
As próximas duas estações depois da Alto do Ipiranga já vão dar um aumento forte na demanda da 2-Verde. Sacomã é um bairro populoso e vai ter a ligação com o Expresso Tiradentes (que já vai ser uma alternativa ao metrô para a ZL), além de ser próximo do ABCDM; Tamanduateí vai injetar na linha a população da região do ABCDM atendida pela linha D da CPTM. As previsões do metrô são de dobrar a atual vazão da 2-Verde quando isso acontecer, e acho que é por aí mesmo.

Smartboy said:
Algumas das estações da linha verde não tem mais usuários porque ela passa por partes mais nobres da cidade. Veja a linha vermelha sentido periferia, é ruim pegar ela mesmo depois das 23:00h de tão cheia que é.
Partes nobres da cidade tem muitos escritórios e consultórios, que são geradores de tráfego tanto quanto residências.

Smartboy said:
Mas uma dúvida: se a Linha F da CPTM fosse bem reformada e segura, será que o número de usuário que desceriam no Brás não aumentaria bastante ocasionado mais problemas na linha Vermelha?
Para evitar isso o Expresso Leste da CPTM tem que ganhar qualidade de metrô, e os planos são nesse sentido. Quando eles passarem a rodar intervalo de 3 minutos, só vai se espremer no metrô quem tiver aquele preconceito de que trem é pior que metrô.

·
Registered
254 Posts
Eu acredito que a apos a reforma da linha F e melhoras nos intervalos das demais linhas da CPTM o governo do estado atraves da secretaria de transportes metropolitanos devia fazer uma campanha para concientizar a população sobre a qualidade dos trens e equivalencia ao metro, muitos poderam até achar que teria um tom eleitoreiro mais o que necessita na verdade é dessa consientização para acabar com o preconceito conforme disse rkj.
Alias eu moro aqui no centro de Itaquera e quando necessito de ir ao centro ou reigiao atendida por metro ou trem eu utilizo o expresso leste pois da minha casa ate o Metro ou ate a estação dom Bosco são exatamente 15 minutos entao prefiro o expresso que nao tem paradas e tem quase a mesma qualidade do Metro.

1 - 20 of 43 Posts