Skyscraper City Forum banner
1 - 5 of 5 Posts

·
Expansão São Paulo
Joined
·
636 Posts
Discussion Starter · #1 ·
A Companhia do Metrô fechou contrato no valor de R$ 143,6 milhões, com o consórcio Linha Verde (formado pelas empresas Alstom e Siemens), para o fornecimento, implantação e colocação em operação, de sistemas operacionais do trecho em expansão da Linha 2-Verde (Ana Rosa - Ipiranga). A previsão é de que a implantação desses sistemas inicie-se em 30 dias.

'Estamos trabalhando para cumprir a meta do governador Geraldo Alckmin que é operar em março do próximo ano, o trecho Ana Rosa - Imigrantes do Metrô', informa o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

Os sistemas operacionais são equipamentos que permitem a operação segura e adequada dos trens e das estações. O objeto desse contrato incluem sistemas de sinalização e controle de trens, de controle local, de alimentação elétrica e auxiliares (ver descrição técnica abaixo).

a. Sinalização e controle de trens é um conjunto de equipamentos que controla a movimentação de trens;

b. Sistema de controle local, é aquele que concentra todas as informações relativas à operação de todos os equipamentos de cada estação e seu domínio, permitindo exercer no local, a supervisão operacional dos sistemas. Esse sistema permite o monitoramento de escadas rolantes, elevadores, sistema elétrico, sistema de emergência etc;

c. Sistema de alimentação elétrica é formado pelas subestações auxiliares, que transformam a energia na tensão de 22kV da subestação primária (Barra Funda) e a transforma em energia de baixa tensão (440V) para a movimentação de equipamentos como escadas rolantes, bloqueios, elevadores, bem como sistemas de iluminação e força e tomadas. Esse sistema (de alimentação elétrica) é responsável também pelo fornecimento de energia elétrica para o 'terceiro trilho', que repassa a tensão de 750Vcc para a alimentação elétrica dos trens;

d. Sistemas auxiliares, são aqueles que dão suporte para o perfeito funcionamento das estações como bombas d´água (que fazem a movimentação de água das caixas d´água); ventilação, equipamentos de grande porte, que fazem movimentação de ar (ventilação e exaustão) das estações; e iluminação das estações e dos túneis.

Paralelamente à implantação desses sistemas, o Metrô finaliza outras licitações para fornecimento, implantação e colocação em operação de outros sistemas operacionais como o de telecomunicações das estações e trens (centrais telefônicas, sistema de sonorização das estações, rádio-comunicadores das estações e trens, circuito fechado de TV e relógios das estações); ventilação e exaustão das estações e túneis, que é realizada por ventiladores de grande porte; escadas rolantes, num total de 19; e elevadores especiais, num total de sete, para a locomoção de pessoas deficientes ou com mobilidade reduzida.
 

·
Internauta viajante
Joined
·
787 Posts
E o metrô do Rio, alguém tem alguma novidade? Sabe quando será inaugurada a estação Cantagalo? A Linha 6 - TransPAN (Galeão-Alvorada) babou, né?
 

·
Expansão São Paulo
Joined
·
636 Posts
Discussion Starter · #5 ·
mopc said:
Será que antes das novas estações sai a ventilação da linha 2?
É bem provável.
 
1 - 5 of 5 Posts
Top