Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 30 Posts

·
Back to the Jungle
124 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Boa tarde a todos!

Neste thread quero apresentar um sistema de transporte sobre trilhos ( metrô ) idealizado por mim ( já que sonhar não paga imposto ). Seria a extensão do metrô de Brasília para os próximos anos, levando em consideração os seguintes aspectos:

01) Regiões onde já existe uma demanda de um transporte de alta capacidade;
02) Regiões onde já existem grandes projetos habitacionais;
03) Regiões que, ao me ver, serão futuras áreas exploradas pela construção civil, portanto existirá a demanda por transporte coletivo, e por que não, sobre trilhos;
04) Expansão do projeto "Brasília Integrada";
05) Região com grande potencial turístico que poderia ser mais adequadamente explorada se houvesse um meio de locomoção confortável, rápido e seguro;
06) Várias estações seriam modais, integrando ônibus / vlp / vlt ao metrô, principalmente em regiões onde a aglomeração populacional é baixa, proporcionando assim a conexão a regiões próximas com maior número de habitantes;

Irei postar o mapa da rede, e ao poucos os mapas de cada linha "sonhadas" por mim:

·
Back to the Jungle
124 Posts
Discussion Starter · #2 · (Edited)
LINHA VERMELHA 3

CARACTERÍSTICAS: Esta linha irá passar pelo centro político, comercial e bancário, ainda irá percorrer o parque da cidade e setores hoteleiros norte e sul, podendo assim proporcionar um melhor deslocamento pelas regiões turísticas de Brasília. Além disso promoverá a ligação dos setores Sudoeste e Noroeste aos edifícios governamentais da cidade. Ela foi inspirada na Linha Amarela da cidade de Toronto, com um formato em U, promovendo uma maior abrangência de uma mesma linha em uma única região.

http://i975.photobucket.com/albums/ae238/uplandsidiomas/Mapa9-Vermelha.png

Logo postarei a Linha Marrom 4

·
Back to the Jungle
124 Posts
Discussion Starter · #3 · (Edited)
LINHA MARROM 4

Características: Esta linha será subterrânea ao longo da Asa Norte, e de superfície até a entrada de Planaltina, tornando subterrânea novamente dentro da região. O único aspecto negativo para a construção desta linha seriam as grandes áreas desabitadas entre Sobradinho e Planaltina que poderiam tornar esta linha inviável. Um projeto de exploração da região precisaria ser desenvolvido paralelamente. Poderia ser construído um ramal a partir da estação Sobradinho, adentrando o centro da região administrativa, aumentando assim o fluxo de passageiros desta linha.

Logo postarei a Linha Lilás 5

·
Back to the Jungle
124 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Achei a proposta fraca!!! Sobradinho, Gama, Santa Maria, e nem epia sul teria metro, acho que até Vila planalto teria que ter metro, ali esta crescendo muito!!!

Obrigado pela sugestão Daniel, mas o que eu havia pensado foi que Sobradinho seria atendida pela linha marrom e com a possível construção de um ramal que entrasse na região atendendo melhor as quadras internas. Quanto a Santa Maria e Gama, considerei também o "Brasília Integrada" que já prevê a construção de uma linha do VLP atendendo as duas localidades, passando pela Epia Sul. A construção de uma outra linha passando pela Vila Planalto, atravessando o Lago Paranoá, e atendendo as quadras do Lago Sul, podendo ir até São Sebastião seria muito interessante também.

·
Back to the Jungle
124 Posts
Discussion Starter · #7 · (Edited)
LINHA LILÁS 5

Características: Em minha opinião esta é a linha mais interessante do sistema, pois ela irá cobrir um grande fluxo de deslocamentos pelo Distrito Federal. Ao iniciar na estação Candangolândia ( uma grande estação modal VLP e ônibus ) provenientes do entorno, e de Santa Maria e Gama, ela irá distribuir os usuários para Taguatinga ( linha Lilás ), Guará e SIA, Vicente Pires e EPTG ( através da linha amarela ) e demais regiões, ( PLANO PILOTO ), através das intercessões com as linhas Verde e Laranja. Ela poderá ser de superfície ao longo da EPNB e depois subterrânea por todo Pistão Sul e Norte. Uma outra característica seria um túnel de ligação entre as estações Pistão Sul ( Linha Lilás ) e Estrada Parque ( Linha Verde ), conectando as duas linhas bem na região central de Taguatinga.

Em breve, postarei a Linha Amarela 6.

·
Registered
24 Posts
Boa tarde a todos!

Neste thread quero apresentar um sistema de transporte sobre trilhos ( metrô ) idealizado por mim ( já que sonhar não paga imposto ). Seria a extensão do metrô de Brasília para os próximos anos, levando em consideração os seguintes aspectos:

01) Regiões onde já existe uma demanda de um transporte de alta capacidade;
02) Regiões onde já existem grandes projetos habitacionais;
03) Regiões que, ao me ver, serão futuras áreas exploradas pela construção civil, portanto existirá a demanda por transporte coletivo, e por que não, sobre trilhos;
04) Expansão do projeto "Brasília Integrada";
05) Região com grande potencial turístico que poderia ser mais adequadamente explorada se houvesse um meio de locomoção confortável, rápido e seguro;
06) Várias estações seriam modais, integrando ônibus / vlp / vlt ao metrô, principalmente em regiões onde a aglomeração populacional é baixa, proporcionando assim a conexão a regiões próximas com maior número de habitantes;

Irei postar o mapa da rede, e ao poucos os mapas de cada linha "sonhadas" por mim:

Fala ATMBrasil, beleza?

Estou me registrando hoje, pois acompanho alguns tópicos daqui do skyscrapercity, principalmente os relacionados a Brasília (cidade onde moro). Achei o seu tópico aqui e adorei a idéia de "sonhar" com um metrô ideal para o DF e espero poder contribuir com algumas idéias (as quais quem sabe um dia se tornem reais, afinal sonhar nunca é demias).

Bem, como primeira contribuição quero lhe passar uma informação: O Metrô tem que passar onde tenha gente. Pois é inviável (prejuízo financeiro) ele pecorrer uma distância muito grande onde não haja público. Vi que vc fala em "locais com grande projetos habitacionais", mas vc tem que levar em conta que Brasília é toda uma APA, e só em último caso haverá o surgimento de novas cidades, então seria melhor vc restingir o seu planejamento apenas as cidades já existentes (podendo colocar claro...as que já tem previsão...como o setor habitacional catetinho e o jardins mangueiral).

Para lhe exemplificar nada melhor que Águas Claras (você deve conhecer a história do porquê da cidade), ela surgiu porque era inviável o metrô sair do Guará e chegar a Taguatinga passando por uma área onde não haveria público, foi por isso (e outras razões habitacionais) que foi projetado Águas Claras.

É isso meu amigo....depois iremos falando mais e mais...e vou aproveitar e fazer um croqui de 02 percusos que já vinha planejando.

·
Back to the Jungle
124 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Blza Alex,

valeu pelas suas observações e gostaria muito de ver as suas idéias que vc já colocou no papel. É muito bom discutir estas coisas com pessoas que querem o mesmo bem para esta cidade, e Brasília merece um projeto desta grandeza.
Realmente, o que mais me deixa triste é que justamente por tantas áreas livres, estes sonhos poderão ser apenas sonhos. A manutenção de um sistema metroviário é realmente custoso e pode gerar a inviabilidade de algumas linhas em certas regiões de BSB. O meu pressuposto não foi ambientalmente correto, levando em consideração a especulação imobiliária que existe aqui, e que tende cada vez mais a crescer. Enfim, Brasília é a capital que mais cresce entre todas as outras no país, em números de pessoas e carros. A bomba que está se armando aqui terá consequências irreparáveis caso algo não seja feito neste presente. Ou teremos uma cidade inchada com um tráfico impraticável, ou teremos regiões habitadas muito distante dos equipamentos de serviços públicos e privados, estabelecendo assim a inviabilidade de abertura de empreendimentos de negócios, sociais e culturas. A mobilidade aqui já é um problema muito sério, desde a construção da cidade. Não existe outra opção para todas a regiões de BSB que um transporte rápido, seguro e acessível e a construção de outras vias rodoviárias entre as regiões administrativas, como a já planejada Interbairros.

·
Registered
1,774 Posts
Obrigado pela sugestão Daniel, mas o que eu havia pensado foi que Sobradinho seria atendida pela linha marrom e com a possível construção de um ramal que entrasse na região atendendo melhor as quadras internas. Quanto a Santa Maria e Gama, considerei também o "Brasília Integrada" que já prevê a construção de uma linha do VLP atendendo as duas localidades, passando pela Epia Sul. A construção de uma outra linha passando pela Vila Planalto, atravessando o Lago Paranoá, e atendendo as quadras do Lago Sul, podendo ir até São Sebastião seria muito interessante também.

Ai sim, ficaria muito bom!!!

·
Back to the Jungle
124 Posts
Discussion Starter · #11 ·
LINHA AMARELA 5

Características: Esta linha tem início na estação Candangolândia passando pelo Guará e tendo interseção com as linhas laranja e verde na estação Guará. Depois segue pelo Guará I, na estação Terminal Guará I e segue para o Lúcio Costa onde tem uma estação com o mesmo nome, na EPTG. Segue pelo meio de Vicente Pires até a estação Vicente Pires na Via Estrutural. Esta linha é toda subterrânea.

·
Registered
799 Posts
LINHA VERMELHA 3

Não conheço Brasília, mas não creio que haja a necessidade de duas linhas correrem paralelamente a uma distância de 600m. Por curiosidade procurei sobre a linha amarela de Toronto e a distância é de 1000m, ainda assim acho pouco, mas o fato da cidade ser mais densa que Brasília ajuda.

Sugestão: Desmembrar a linha em duas que sob a esplanada dos ministérios compartilhariam as vias e formariam um Y posteriormente.

Sugestão 2: Unir a Linha Verde ou a Laranja (1 ou 2) com a Marrom (4)

·
Back to the Jungle
124 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Não conheço Brasília, mas não creio que haja a necessidade de duas linhas correrem paralelamente a uma distância de 600m. Por curiosidade procurei sobre a linha amarela de Toronto e a distância é de 1000m, ainda assim acho pouco, mas o fato da cidade ser mais densa que Brasília ajuda.

Sugestão: Desmembrar a linha em duas que sob a esplanada dos ministérios compartilhariam as vias e formariam um Y posteriormente.

Sugestão 2: Unir a Linha Verde ou a Laranja (1 ou 2) com a Marrom (4)

Ótima sugestão em relação a linha em U. Caso ela seja em Y poderia estender o eixo até o lago Sul. Gostei! Na verdade não são duas linhas paralelas. Trata-se de uma mesma linha, e talvez com isso, a demanda se torne maior do que se houvesse uma linha em Y, dividindo a mesma demanda em 03 eixos.

·
Registered
4,838 Posts
Ótimo tópico ATM. Desde que vim para Brasília fico pensando numa solução de metrô para a cidade, que não fosse apenas esse metrô suburbano que nós temos. Algo que fosse parecido com Londres ou Paris em que você sempre está próximo de uma estação. No entanto, acho que, neste caso, o desenho da cidade não facilita as coisas. A cidade é muito 'espalhada' para um transporte como metrô.

Algo que faz muita falta hoje é o metrô não chegar à praça dos três poderes. Eu mesmo usaria muito o metrô se ele chegasse até lá. Talvez fosse até mais urgente que o metrô fosse estendido até lá, do que fazer a parte da Asa Norte.

Acho que as linhas que você definiu estão bem interessantes, mas realmente há esse problema de grandes áreas desabitadas.

Vamos continuar sonhando :)

·
Registered
324 Posts
Atm, grande sacada essa sua ideia. As propostas ficaram muito boas, mas como tudo em Brasília, elas esbarrariam em alguns probleminhas como desapropriações muito caras, políticas de estímulo e desestímulo ao adensamento populacional (além dos grandes espaços vazios), complexas e dispendiosas soluções de engenharia, etc... Portanto, baseado em suas "projeções" eu elaborei as minhas e gostaria, se possível, de suas opiniões e dos outros membros do fórum:

1- O adensamento do DF se dá para a região sul por questões diversas: fornecimento de de água, relevo, etc... Então, a linha marrom teria que, necessariamente, terminar no final da Asa Norte. Qualquer proposta para o lado norte do DF terá de ser feita por meios que não estimulem tanto o crescimento da população para aquelas bandas. (Planaltina e Sobradinho já correm sérios riscos de escassez de água.) Portanto, o final da linha marrom se daria onde será a futura Estação Asa Norte do metro DF.

2- A linha vermelha não poderia começar no SOF Norte (área destinada a não ter muita atividade por ser muito próxima do Parque Nacional) e mais, ela não contempla a antiga rodoferroviária que num futuro (se ainda estivermos vivos) receberá trens regionais de passageiros, tanto do entorno quanto, possivelmente, de Anápolis e Goiânia.

Ainda sobre a linha vermelha, seu traçado seria mais "enxuto" se fosse feito sob o gramado que dividi o Plano piloto. Não custaria o preço de qualquer desapropriação ou soluções de engenharia mais complexas e se cavaria um único túnel para ambos os sentidos da linha. Seu traçado poderia começar na própria Rodoferroviária e terminar no "Bosque dos Constituintes", aquela grande área verde onde se encontram o bandeirão, a Fundação O.N. e a Fundação I.P., logo depois da Praça dos Três Poderes.

3 - A solução para o Noroeste, Sudoeste, Cruzeiro e Octogonal? Um sistema de "tram" (VLT), perpendicular a linha vermelha. Começando na Estação Asa Norte (fim da linha Marrom) atravessando NW, SW, Cruzeiro e Octogonal e terminando na Estação Asa Sul.

4- A Linha Amarela seria mais acertada se, ao invés de ligar o "Guarás" e Vicente Pires, fosse para ligar Santa Maria, Gama e Riacho Fundo até a estação Central (através da Estação Asa Sul), além de um ramal da Linha Laranja (Samambaia) para o Recanto das Emas podendo, num futuro se estender até o Gama.

5- Já a linha roxa poderia seguir os mesmos critérios da Ligação NW-SW, só que em Taguatinga! Um VLT em rota circular através da Av. Comercial e a Sandú. (os únicos imoveis que precisariam ser removidos em toda Taguatinga seriam os da QNG 6 e 7)

6- Mais uma linha ligando o Aeroporto à Estação Asa Sul.

7- e por último, um VLT através da W3 Sul e Norte, L2 Sul e Norte (trajeto do Grande circular).

A ideia para o Plano Piloto é criar 4 grandes pontos de conexão (Estação Asa Sul, Estação Asa Norte, Rodoferroviária e Estação Central). A minha ideia, elaborada a partir da sua, é inspirada no que foi feito em Paris com o fechamento da Gare d'Orsay e a abertura das gares de Lyon, de l'Est, du Nord e Saint-Lazare.

Volto a dizer que são muito boas as suas propostas, não é a toa que me inspiraram. Espero feedback. Abraço

·
Registered
4,838 Posts
AtmBrasil e Fabrisbsb,

gostaria de fazer uma sugestão sobre parte do trajeto da linha vermelha. Depois de passar pela estação Galeria, sugeriria que descesse passando próximo ao Setor de Autarquias Sul. Essa região possui graves problemas de estacionamento. De lá, desceria até onde temos o STJ, TSE e TST. Essa área contará com mais dois Tribunais num curto prazo e hoje só conta com uma linha da TCB. Acho que há uma grande demanda nesses dois pontos. Daí ela subiria dali até a praça dos 3 poderes e de lá pelo meio do gramado da esplanada como você sugeriu fazendo uma parada na pça, CN, Ministérios, Catedral, Rodoviária. Não vejo necessidade de a linha ser paralela ali.

O que acham?

·
Back to the Jungle
124 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Atm, grande sacada essa sua ideia. As propostas ficaram muito boas, mas como tudo em Brasília, elas esbarrariam em alguns probleminhas como desapropriações muito caras, políticas de estímulo e desestímulo ao adensamento populacional (além dos grandes espaços vazios), complexas e dispendiosas soluções de engenharia, etc... Portanto, baseado em suas "projeções" eu elaborei as minhas e gostaria, se possível, de suas opiniões e dos outros membros do fórum:

1- O adensamento do DF se dá para a região sul por questões diversas: fornecimento de de água, relevo, etc... Então, a linha marrom teria que, necessariamente, terminar no final da Asa Norte. Qualquer proposta para o lado norte do DF terá de ser feita por meios que não estimulem tanto o crescimento da população para aquelas bandas. (Planaltina e Sobradinho já correm sérios riscos de escassez de água.) Portanto, o final da linha marrom se daria onde será a futura Estação Asa Norte do metro DF.

2- A linha vermelha não poderia começar no SOF Norte (área destinada a não ter muita atividade por ser muito próxima do Parque Nacional) e mais, ela não contempla a antiga rodoferroviária que num futuro (se ainda estivermos vivos) receberá trens regionais de passageiros, tanto do entorno quanto, possivelmente, de Anápolis e Goiânia.

Ainda sobre a linha vermelha, seu traçado seria mais "enxuto" se fosse feito sob o gramado que dividi o Plano piloto. Não custaria o preço de qualquer desapropriação ou soluções de engenharia mais complexas e se cavaria um único túnel para ambos os sentidos da linha. Seu traçado poderia começar na própria Rodoferroviária e terminar no "Bosque dos Constituintes", aquela grande área verde onde se encontram o bandeirão, a Fundação O.N. e a Fundação I.P., logo depois da Praça dos Três Poderes.

3 - A solução para o Noroeste, Sudoeste, Cruzeiro e Octogonal? Um sistema de "tram" (VLT), perpendicular a linha vermelha. Começando na Estação Asa Norte (fim da linha Marrom) atravessando NW, SW, Cruzeiro e Octogonal e terminando na Estação Asa Sul.

4- A Linha Amarela seria mais acertada se, ao invés de ligar o "Guarás" e Vicente Pires, fosse para ligar Santa Maria, Gama e Riacho Fundo até a estação Central (através da Estação Asa Sul), além de um ramal da Linha Laranja (Samambaia) para o Recanto das Emas podendo, num futuro se estender até o Gama.

5- Já a linha roxa poderia seguir os mesmos critérios da Ligação NW-SW, só que em Taguatinga! Um VLT em rota circular através da Av. Comercial e a Sandú. (os únicos imoveis que precisariam ser removidos em toda Taguatinga seriam os da QNG 6 e 7)

6- Mais uma linha ligando o Aeroporto à Estação Asa Sul.

7- e por último, um VLT através da W3 Sul e Norte, L2 Sul e Norte (trajeto do Grande circular).

A ideia para o Plano Piloto é criar 4 grandes pontos de conexão (Estação Asa Sul, Estação Asa Norte, Rodoferroviária e Estação Central). A minha ideia, elaborada a partir da sua, é inspirada no que foi feito em Paris com o fechamento da Gare d'Orsay e a abertura das gares de Lyon, de l'Est, du Nord e Saint-Lazare.

Volto a dizer que são muito boas as suas propostas, não é a toa que me inspiraram. Espero feedback. Abraço
Excelente Idéia!!! Com certeza a linha vermelha, como proposto por vc, ficaria financeiramente mais viável. Teria apenas uma sugestão, de que ao invés de uma linha de vlt do Noroeste ao Sudoeste/Octogonal até a Estação Asa Sul fosse também uma linha de metrô subterrânea. Outra coisa que eu havia levado em consideração é a construção do VLP ligando Gama/Santa Maria ao Plano Piloto, que já é uma realidade. Então a expansão da linha amarela até lá concorreria com a linha de VLP. A ideia de uma linha circular de VLT W3 Sul/L2 Sul/L2 Norte/ W3 Norte é genial. Acompanha exatamente o fluxo de pessoas nas 2 asas. Fiquei mais inspirado ainda com essas novas ideias!

·
Goldfinger
2,208 Posts
AtmBrasil.

Uma continuação da linha a partir da Estação Praça dos Três Poderes até o Jardim Botânico/Mangueiral/São Sebastião seria legal.

Daria para botar uma estação em algum anexo ali da esplanada. Tanto sul quanto norte.

Outra coisa é a Estação Cedro. Moro no Riacho Fundo e a estação Cedro estaria muito perto da Sucupira. Por mim, a Cedro poderia ser abolida.

Cara, se candidata a governador que eu voto em você hehe

·
Registered
241 Posts
Achei a proposta fraca!!! Sobradinho, Gama, Santa Maria, e nem epia sul teria metro, acho que até Vila planalto teria que ter metro, ali esta crescendo muito!!!
Discordo. Acho que a proposta é bastante coerente e reflete bem a necessidade de mobilidade levando em consideração o contingente populacional, os locais onde há mais fluxo de pessoas e as regiões de trânsito caótico.

No Brasil, as pessoas tem a visão de que o metrô tem de se estender infinitamente em direção às regiões periféricas. Acho isto errado. Não que o metrô não deva ir até a periferia mas talvez outras opções fossem mais adequadas como os trens urbanos, BRT, VLP etc para dar continuidade às linhas.

É muito mais útil ter um metrô com várias interconexões do quê "tripões" sem fim.

·
Back to the Jungle
124 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Como pode-se notar, o grande obstáculo da expansão do metrô de Brasília são justamente as grandes áreas desabitadas e que são protegidas por políticas ambientais. Acredito que a solução é realmente a integração de outras modalidades de transporte para que nunca os vagões viajem vazios, mesmo atravessando grandes regiões com baixa densidade populacional.

1 - 20 of 30 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.