Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 48 Posts

·
SSC Brasil
17,672 Posts
Discussion Starter · #1 ·
A concessionária que opera o metrô do Rio detalhou ontem um projeto que deverá pôr fim à superlotação dos trens da Linha 2, além de diminuir o intervalo entre as composições nas linhas 1 e 2. Orçada em US$ 400 milhões (cerca de R$ 760 milhões), a ligação da estação de São Cristóvão diretamente à Central eliminará a conexão no Estácio e será custeada pela própria concessionária, sem investimento do estado.

Tão logo saia a aprovação do governo, que sugeriu o projeto, terão início as obras, com conclusão prevista para dezembro de 2009.

Número de passageiros em dias úteis deve dobrar

A nova linha, de superfície, terá uma nova estação em frente à prefeitura, com uma passarela sobre a Avenida Presidente Vargas, e evitará que os passageiros da Linha 2 tenham que ir até a Estação Estácio para alcançar a Linha 1.

O investimento prevê a compra de 108 novos carros, num plano que promete fazer cair pela metade o tempo de espera nas estações mais movimentadas.

No trecho mais usado, entre Central e Botafogo, o intervalo diminuirá de quatro minutos e meio para dois minutos.

Na Linha 2, o intervalo será de quatro minutos.

Com o investimento, o maior já realizado pela concessionária metrô Rio desde a privatização da rede, há dez anos, esperasse que o volume de passageiros passe de 550 mil nos dias úteis para 1,1 milhão.

— O tipo de concessão que hoje temos não prevê que façamos investimentos. A metrô Rio nunca fez obra similar. Vai ser uma mudança na maneira como operamos — diz Joubert Flores, diretor de Relações Institucionais da concessionária.

Ainda segundo Flores, com a mudança, só será possível chegar à Estação Estácio pela Linha 1. Mas a estrutura da conexão entre as duas linhas existente ali será mantida e poderá vir a ser usada em dias de menor movimento.

Atualmente os trens já chegam lotados ao Estácio, o que dificulta o embarque de passageiros. Com o novo trecho, batizado de Linha 1-A, o deslocamento entre a Pavuna e a Linha 1 será encurtado em cinco minutos.

O diretor da metrô Rio destaca que o antigo projeto de ligação do Estácio ao Largo da Carioca, como maneira de usar a subaproveitada estação do Centro na conexão, não deve ser descartado. A solução que a concessionária está anunciando, alerta, é provisória: — O trecho Carioca-Estácio precisará ser feito daqui a alguns anos, com o aumento da demanda de passageiros. Agora o estado não tem dinheiro para isso. Eles nos propuseram a ligação São CristóvãoCentral e nós aceitamos. Mas não é a solução definitiva. A concessionária informou que não haverá aumento de tarifa por conta da obra e que os recursos já estão disponíveis.

Os detalhes do projeto foram apresentados durante o seminário “Rio de Janeiro, um estado de logística: o futuro nos trilhos”, realizado ontem na sede da Firjan. Além dos planos da concessionária metrô Rio, foram mostradas as futuras integrações entre trens e ônibus na Baixada Fluminense, num total de 20 novas linhas; o projeto de cobertura dos acessos às estações da Supervia; e mais detalhes do trem-bala que ligará o Rio a São Paulo.

Operação de bondes deverá ser privatizada

O secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, anunciou a criação de um novo terminal rodoviário no Km 0 da Via Dutra, com conexão de ônibus até o metrô. Ele falou ainda sobre a reativação da linha de trem Santa Cruz-Itaguaí e detalhou a concessão à SuperVia do ramal de Guapimirim, hoje em condições precárias.

Lopes prometeu privatizar a operação dos bondes de Santa Teresa e disse que a venda de terrenos ociosos desde a privatização dos sistemas de trens e metrô renderá ao estado R$ 400 milhões.

Fonte: O Globo e O Dia.

·
ontogeny recapitulates...
3,032 Posts
Metrô de Brasília

Na prática, o metrô do Rio vai passar a operar com 2 linhas compartilhando um determinado trecho, como o metrô de Brasília?

·
Registered
42 Posts
Essa imagem do O Dia tá MUITO melhor do que a que saiu no O Globo.

Mas, como se sabe, na plataforma, que a composição que tá vindo é da Linha 1 ou da Linha 1A? Viria escrito na frente? Eu sei que a pergunta é idiota, por sinal, mas eu nunca vi isso.
:lol:

·
SSC Brasil
17,672 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Resumindo a reportagem:

- Construção da Linha 1-A e de uma nova estação na Presidente Vargas.
- Compra de 108 carros para o metrô.
- Vinte novas integrações entre trens e ônibus na Baixada Fluminense.
- Projeto de cobertura dos acessos às estações da Supervia.
- Reativação da linha de trem Santa Cruz-Itaguaí.
- Concessão à SuperVia do ramal de Guapimirim.
- Privatização dos bondes de Santa Teresa.
- Venda de terrenos ociosos renderá ao estado R$ 400 milhões.

E em outra reportagem eu li que a Supervia pretende negociar com o governo a compra de 120 trens refrigerados.

Ou seja, eu nunca tinha visto tanta notícia boa para o setor ferróviário do Rio em um só dia. :banana:

·
SSC Brasil
17,672 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Na prática, o metrô do Rio vai passar a operar com 2 linhas compartilhando um determinado trecho, como o metrô de Brasília?
Sim, algumas composições irão até o final da Linha 1, na Saens Peña e outras seguirão direto para Linha 2, a partir da Central.

maxnuck said:
Essa imagem do O Dia tá MUITO melhor do que a que saiu no O Globo.

Mas, como se sabe, na plataforma, que a composição que tá vindo é da Linha 1 ou da Linha 1A? Viria escrito na frente? Eu sei que a pergunta é idiota, por sinal, mas eu nunca vi isso. http://www.skyscrapercity.com/images/smilies/lol.gif
Sim, os trens deverão ter alguma placa indicando o seu destino.

·
Registered
42 Posts
O estranho é que eu tenho um pdf no meu computador com um estudo desse mesmo Joubert Flores, datado de Dezembro de 2006, sobre o futuro do Metro carioca. E nele não há NENHUMA projeção dessa Linha 1.A, mas sim da ligação Estácio x Carioca (chegando depois até uma estação perto das barcas), bem como a Linha 2 chegando até SJ de Meriti e a Estação Rio Sul, entre Botafogo e a Arcoverde, isso tudo pra 2009. Ou seja, os planejamentos sempre mudam. Portanto, nem sei se é uma boa ficar contando com todos esses outros projetos pro transporte daqui do Rio. Eles gostam de mudar tudo mesmo...

Agora, eu DUVIDO que se faça depois essa ligação Estácio x Carioca (até as Barcas)...Pessoal vai ficar postergando, postergando.....

·
Hello other grown-up
1,877 Posts
Bom, o ideal seria o prolongamento da Linha 2, mas se não tem tu vai tu mesmo...

Uma dúvida: então na verdade só existirão as linhas 1 (Saens Peña - Cantagalo) e 1A (Pavuna - Central)?

@maxnuck: a Linha 2 faz isso mesmo que vc falou, entre Estácio e a Carioca, passando pela Pça da Cruz Vermelha.
Pelo que eu sei (a namorada de um amigo meu trabalhou como engenheira na construção do metrô, ou algo assim), a Estação Rio Sul já até existe, só falta fazer o túnel até ela...

·
SSC Brasil
17,672 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Maxnuck, essa Linha Linha 1-A foi idealizada no governo do Sérgio Cabral. O Joubert Flores deve ter adaptado o seu estudo a pedido do novo governo. Aliás, você tem como me passar esse arquivo em pdf?

·
SSC Brasil
17,672 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Sobre a estação Rio Sul, ela já existe, mas está lacrada. Fica entre as estações Botafogo e Cardeal Arcoverde. É claro, ainda faltam os serviços de acabamento.

Até pouco tempo atrás, ainda dava para ver os tijolos que cobriam as plataformas da estação.

·
Registered
2,061 Posts
Uma dúvida: então na verdade só existirão as linhas 1 (Saens Peña - Cantagalo) e 1A (Pavuna - Central)?

@maxnuck: a Linha 2 faz isso mesmo que vc falou, entre Estácio e a Carioca, passando pela Pça da Cruz Vermelha.
Pelo que eu sei (a namorada de um amigo meu trabalhou como engenheira na construção do metrô, ou algo assim), a Estação Rio Sul já até existe, só falta fazer o túnel até ela...
Pelo que eu entendi, a linha 1A seria Pavuna-Botafogo.

Dizem também que já existiria a estação Praça da Cruz Vermelha, mas não sei se é verdade.

·
ontogeny recapitulates...
3,032 Posts
Praça XV

Pelo que eu entendi, a linha 1A seria Pavuna-Botafogo.

Dizem também que já existiria a estação Praça da Cruz Vermelha, mas não sei se é verdade.
Acho que a extensão original da linha 2 (e não a gambiarra da linha 1A) seria Estácio - Cruz Vermelha - Carioca - Praça XV (integração com as barcas).

·
SSC Brasil
17,672 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Para quem ainda não entendeu:

A Linha 2 seguirá agora direto para a Linha 1, via estação Central. Chegando em Botafogo, o trem dará meia volta por um "retorno" que tem entre a estação Botafogo e Cardeal Arcoverde e seguirá viagem novamente. Nesse trecho (Central-Botafogo) circularão dois tipos de composição: as que farão todo o percurso da Linha 1 (Saens Peña-Cantagalo) e os trens da Linha 1-A (Pavuna-Botafogo). É por isso que o tempo de espera nesse trecho cairá para dois minutos, pois haverá o dobro de trens circulando. Ou, seja, a Linha 2 deixará de existir, sendo substituída por essa Linha 1-A.

Acho que a extensão original da linha 2 (e não a gambiarra da linha 1A) seria Estácio - Cruz Vermelha - Carioca - Praça XV (integração com as barcas).
Sim, esse era o projeto que deveria ser implantado.

·
Registered
2,061 Posts
Exatamente isso. Por este motivo a estação carioca é a maior de todas, pois seria o principal entrocamento entre as duas linhas. Hoje, para chegar ao centro, quem vem da linha dois é obrigado a descer na Estácio e "vencer um vale-tudo" para pegar a outra linha, já que a estação não tem estrutura. O projeto original da linha 02 também integraria, além dos hospitais da Praça da Cruz Vermelha, a estação das barcas com as linhas de metrô.

·
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!
1,116 Posts
- Reativação da linha de trem Santa Cruz-Itaguaí.
- Concessão à SuperVia do ramal de Guapimirim.
Ei Vinícius... Tá a fim de juntar os outros foristas do Rio e dar um pulo em Guapi depois da privatização pra tirar umas fotos e filmar ? :)

Será que o preço da passagem aumentará ?

·
SSC Brasil
17,672 Posts
Discussion Starter · #17 ·
^^

Sim, com certeza. :)

Eu só não gostei de duas coisas nesse projeto:

Existe a necessidade real de se construir essa estação na prefeitura? Já existem na região duas outras estações do metrô: Praça Onze e Estácio. Elas não ficariam ainda mais ociosas?

Vão acabar com a baldeação da Linha 2 na Estácio, porém irão criar uma outra em Botafogo, pois os trens dessa Linha 1-A seguirão apenas até lá. Será que Botafogo suportará esse fluxo?

·
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!
1,116 Posts
^^

Sim, com certeza. :)

Eu só não gostei de duas coisas nesse projeto:

Existe a necessidade real de se construir essa estação na prefeitura? Já existem na região duas outras estações do metrô: Praça Onze e Estácio. Elas não ficariam ainda mais ociosas?

Vão acabar com a baldeação da Linha 2 na Estácio, porém irão criar uma outra em Botafogo, pois os trens dessa Linha 1-A seguirão apenas até lá. Será que Botafogo suportará esse fluxo?
Demorou então !

Acredito que como a Estácio será somente da Linha 1 agora, os passageiros da Linha 2 que quisessem desembarcar no Estácio teriam que ir pra Central e voltar, o que seria um desconforto. Com essa estação na prefeitura (pertinho da estação Estácio), esse problema não existiria. Eu acho.

E quanto à estação de Botafogo... É uma excelente pergunta mesmo. Terão ao menos que construir um rabixo ali pros trens da linha 1A manobrarem e fazerem o caminho de volta.

1 - 20 of 48 Posts