SkyscraperCity Forum banner

Metrô Rio - Nova linha Metrô na Superfície liga Botafogo à Gávea

14684 Views 16 Replies 10 Participants Last post by  Vinicius
O serviço de ônibus especiais Metrô na Superfície, criado pela Prefeitura para ligar a estação do metrô Siqueira Campos aos bairros de Ipanema, Leblon e Gávea, terá nova linha de Botafogo à Gávea. De acordo com a Secretaria Municipl de Transportes, o serviço deverá começar no início de junho. Conforme decreto publicado hoje, dia 4, no Diário Oficial do Município, a nova linha circular funcionará nos dias úteis com intervalos de até dez minutos, operando das 5h até meia noite nos dias úteis e sábados, e das 7h às 23h nos domingos e feriados.

O itinerário de ida começará na Rua Nelson Mandela (Estação Botafogo) e vai até o terminal rodoviário urbano da Avenida Padre Leonel Franca, junto à PUC, passando na ida e na volta por vias importantes de Botafogo, Humaitá e Jardim Botânico. Os ônibus farão paradas em oito locais previamente definidos no sentido ida e em sete no percurso de volta. Veja o itinerário e os pontos de parada no Diário Oficial desta sexta-feira, 4 de maio.

Fonte: http://noticias.rio.rj.gov.br/pcrj/...006/view.htm?infoid=39966&editionsectionid=15
1 - 17 of 17 Posts
Po... Ótima notícia.

Mas vai ser igual ao da Siqueira que o preço é o mesmo do metrô, ou será no esquema expresso que nem Del Castilho x Fundão ?

Deviam fazer uma linha era da Pavuna pra Caxias via São João (chegando em Caxias por aqueles lados de Parque Araruama e Prainha). Eu seria um usuário assíduo :lol: .
^^

Vai ser no esquema das linhas que partem da Siqueira Campos. Essa é uma nova linha do Metrô na Superfície e não do Expresso.
Ótima notícia!

Agora, tem mais alguns detalhes, como (do Diário Oficial do Rio):

III – Itinerário da Linha Botafogo – Gávea: CIRCULAR - rua Nelson Mandela (Estação Botafogo), rua São Clemente, largo dos Leões, rua Humaitá, rua Jardim Botânico, praça Santos Dumont, rua Marques de São Vicente, rua Vice-Governador Rubens Berardo, avenida Padre Leonel Franca s/n.º (terminal rodoviário urbano na PUC), avenida Padre Leonel Franca, rua Mário Ribeiro, rua Dr. Marques Canário, rua Daltely Guimarães, avenida Bartolomeu Mitre, rua Jardim Botânico, rua Humaitá, rua Voluntários da Pátria, rua Nelson Mandela (Estação Botafogo).

IV – Pontos de Parada da Linha Botafogo – Gávea: rua Nelson Mandela (Estação Botafogo, acesso São Clemente/Praia - proximidades da rua São Clemente), rua São Clemente n.º 254, largo dos Leões n.º 50, rua Humaitá n.º 244, rua Jardim Botânico n.º 164, rua Jardim Botânico n.º 518, rua Jardim Botânico n.º 728, praça Santos Dumont, rua Marquês de São Vicente n.º 124, avenida Padre Leonel Franca (terminal de ônibus urbano da PUC), rua Jardim Botânico (em frente à Praça Santos Dumont), rua Jardim Botânico n.º 657, rua Jardim Botânico n.º 534, rua Jardim Botânico n.º 149, rua Humaitá n.º 161, rua Voluntários da Pátria n.º 435, rua Voluntários da Pátria n.º 311, Rua Nelson Mandela (Estação Botafogo acesso São Clemente/Praia - proximidades da rua São Clemente).

O ônibus sairá próximo à saída da São Clemente. No site da prefeitura, no DO do dia 4 de maio, tem mais detalhes. É só colocar pesquisar no dia por "ônibus".

Outra coisa, agora ficam só uma linha para a Gávea partindo de Siqueira Campos. Com a inauguração da estação Cantagalo, os ônibus que eram utilizados para atender a demanda ficaram meio sem destino. Por isso essa criação rápida da nova linha :D (informações do DO).

Agora essa linha Siqueira Campos - Gávea vai pela Av. Atlântica normalmente e só para em Ipanema como primeiro ponto. Claro que de manhã ela vai pela Tonelero devido à troca de mão da orla.

Outra coisa interessante vai ser o mapa do metrô nos trens. Mal eles colocaram um mapa novo com a linha que vai para a Barra, que já vão ter que trocar tudo denovo. E olha que já são mais umas nove estações, praticamente uma nova linha de metrô :p!

Nosso mapa do metrô daqui a pouco vai ter mais linha de ônibus que de metrô mesmo.

A outra coisa p/ terminar, Vinicius, como você consegue sempre ter em primeira mão todas as notícias de transportes aqui da cidade??? :D

Ah, alguém sabe como eu posso uploadar um kmz? Estou colocando o trajeto no ge com as paradas, como não poderia perder :D
See less See more
Pensei que era uma linha de metrô de verdade :sleepy:

Chamar serviço de ônibus de metrô, desculpem, mas é piada de mau gosto, muito mau gosto, beira o ridículo.
^^ tb achei que era metro!
Quando vi o titulo achei que seria mais uma linha de metrô para o Rio.
Propaganda enganosa!
^^

Tlag, não é uma propaganda enganosa, já que o serviço funciona muito bem e é utilizado por muitas pessoas. Mas concordo que poderiam ter escolhido um outro nome.

Arbex, não sei se você conhece, mas a prefeitura possui um site de notícias bem interessante: http://noticias.rio.rj.gov.br/pcrj/...tes/htm/Noticias2006/frameset.htm?user=reader.

É por ele que eu fico sabendo sobre essas novidades.
^^ Pode não ser propaganda enganosa, mas que é um belo eufemismo, isso é!
E eu que não sabia que Porto Alegre e Curitiba ja tinham "metro de superficie"....
Que noticiazinha mais enganosa...
^^

O que que tem de enganoso nessa notícia? Caramba, é só o nome que deram para essas linhas especiais do metrô. Concordo que foi escolhido um péssimo nome, mas não sei porque tanta celeuma por causa disso.
Relaxa Vini, é que da a entender que vai ser construida uma nova linha de metrô, e sabemos que ônibus é ônibus / metrô é metrô!
Todo mundo entra aqui achando que uma linha d metrô vai ser construida, mas na verdade é só uma linha de ônibus comum.
Entrando em defesa do meu conterrâneo: não tem nada de enganoso ai mesmo não. Aqui esse nome "metrô de superfície" se refere aos ônibus do metrô.

Mas pra quem não conhece realmente dá uma conotação de metrô normal por cima da terra.
O importante é que vão fazer mais alguma coisa para os transportes aqui no Rio, essa linha de ônibus já era esperada a muito tempo, aqui o metrô fechou o anel da zona sul através de ônibus.

Agora através no sistema do metrô você consegue ir praticamente a qualquer lugar da zona sul e a primeira parte da Barra.

Essas linhas de metrô na superfície realmente deveriam ter outro nome, mas elas são bem interessantes e até então funcionam em sua capacidade máxima.
Pessoal do Rio,

Tem corredor com pista exclusiva pelo menos?

Que tipo de ônibus utiliza? comum, articulado, c/ ar condicionado...?
^^

Não tem pista exclusiva. Os ônibus são comuns, mas com ar condicionado. A vantagem é que eles não param em qualquer ponto, que são poucos ao longo do percurso e não se paga nada pela integração (Metrô na Superfície).

Foto de um ônibus que faz a linha Siqueira Campos-Alvorada:

See less See more
1 - 17 of 17 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.