Skyscraper City Forum banner
1 - 12 of 12 Posts

·
SSC Brasil
17,672 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Retirado do site Diário do Rio de Janeiro:

Hoje o prefeito do Rio, Cesar Maia, em seu ex-blog, traz um vídeo com o projeto do Metrô Rio para mais que dobrar a sua capacidade de passageiros, hoje limitada a 500 000 por dia. Repare bem, não é em estender a linha, e sim aumentar a capacidade, devido a demanda. O vídeo mostra o metrô lotado, e as pessoas que deixam de usar o sistema para fugir do desconforto (aposto que quem utiliza o transporte já fez isso).

Pelo vídeo se vê que a solução mais eficaz é a criação da Linha 1A, em que seria criada uma ligação direta da Estação São Cristovão à Central somada a compra de novos carros para o metrô.

Com o aumento do uso do metrô, vai ter um impacto direto sobre a cidade, já que serão menos carros na rua logo menos tráfego e poluição.

Vejam o vídeo:

O vídeo é bem legal para quem não conhece o metrô do Rio. Vale a pena assitir.

·
Registered
8 Posts
Isso é uma aula!! Reune diversos aspectos utilzados para qualquer projeto de melhoria operacional das maiores empresas do mundo.....engenharia pura....muito estudo de casos...tempos e medidas...maximização dos lucros e conforto aos passageiros ao mesmo tempo...perfeito!

·
Registered
3,069 Posts
Tá..Achei legal esse projeto....Mas pouco se houve falar também das outras linhas...Isso é o que eu quero ouvir...

·
Registered
3,274 Posts
E isso vai ser feito!!!!! oba!!!!
Li hj no globo que a concessionaria do rio vai bancar sozinha uma expaosaozinha ate a central do brasil(linha 1a) e que vai comprar uma porrada de carro, diminuindo o intervalo de espera em mais da metade... Tudo isso vai dobrar o numero de usuarios do metro em pouquissimo tempo! as obras ficarao prontas no final de 2009!! nossa, nem esperava por essa, foi tudo mto rapido... E diminuir tanto o tempo de esperaa, alem de dobrar a capacidade com medidas simples eh impressionante e uma otima noticia!!!

·
Registered
3,274 Posts
E isso vai custar R$760 milhoes...
E o q eu fiquei feliz com a noticia eh q essa expansao nao vai prejudicar os planos futuros de ligar a estacio a carioca. Pelo contrario, isso ainda sera necessario no futuro...

·
Viagem Interna
5,483 Posts
Meninos do Rio, eu vi o filme sem áudio, pelo que pude entender, a proposta é a criação de uma paralela(linha 1A) que unirá S. Cristòvão até Central, sendo como um "Expresso" e que depois poderia ser estendida até Botafogo. Eu acho interessante, em SP temos essa modalidade de trem parador x trem expresso na Z.Leste, com a Linha 3 Vermelha do Metrô e com a linha E da CPTM.
Mas uma pergunta, se aumentasse a frota e diminuisse o tempo entre as composições não poderiam suprir essa necessidade?

·
Brasil-Belindia é aqui
19,364 Posts
Ué mas metrô não foi feito pra andar cheio?

Trem, metrô e ônibus foram feitos para andar cheios mesmo.

E as compsições do VLT do metrô-RJ (que completariam a frota do metrô), onde estão?

·
Registered
42 Posts
Bem, acabei de ver no RJTV que será o seguinte.

As composições que ficam na linha 2 pegam esse "atalho", e entram na linha 1, via central. A partir daí, segue normalmente até Botafogo, fazendo o retorno pelo por um terceiro trilho, que tem entre os 2 que ligam Botafogo à Arcoverde.
Então teriam 2 composições entre Botafogo e Central: Uma que faz o caminho Saens Peña x Cantagalo; e outra que faria Pavuna (ou São Cristóvão) x Botafogo. Por isso que nesse trecho o tempo de espera cairá a metade, porque terá o dobro de carros.

Pelo o que eu entendi também, a ligação normal da Estácio com a Linha 2 seria um pouco abandonada, por enquanto. Usada poucas vezes.

Mas aí tem coisas estranhas: Antes de entrar no túnel que liga São Cristóvão à Estácio, eu vejo 3 trilhos: 2 ligando essas 2 estações, e um terceiro, que originalmente seguiria pra garagem. Mas pra ter composições indo e vindo de São Cristóvão para a Central, não seriam necessários 2 trilhos, ida e volta?
Ou será que haverá uma terceira plataforma em São Cristóvão, fazendo nesse trilho que nem na Saens Peña, que só tem um trilho ligando-a ao restante da linha 1, e aí uma composição, por exemplo, que esteja nessa nova Estação Prefeitura, teria que esperar a outra composição sair dessa terceira plataforma de São Cristóvão?
Tá meio confusa essa parte.

No mais, com essa nova ligação acho que a Estácio ficará as moscas. Não tanto como por exemplo a Praça Onze, mas tenho a impressão que a grande maioria das pessoas que circulam na Estácio estão fazendo a transferência Linha 1 x Linha 2. Além disso, agora deu pra entender porque o nome da Estácio ter mudado, nos desenhos do metrô, para "Estácio RioCidadeNova": a Prefeitura tá "se metendo" na história. Ou teria algum outro motivo pra ter uma Estação Prefeitura, num lugar com baixa demanda e 3 estações (Estácio, Praça Onze e agora essa Prefeitura)?

·
Feliz Natal
15,678 Posts
gostei do projeto!! Mas só abre em 2009? muito tempo

·
SSC Brasil
17,672 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Mas aí tem coisas estranhas: Antes de entrar no túnel que liga São Cristóvão à Estácio, eu vejo 3 trilhos: 2 ligando essas 2 estações, e um terceiro, que originalmente seguiria pra garagem. Mas pra ter composições indo e vindo de São Cristóvão para a Central, não seriam necessários 2 trilhos, ida e volta?
Ou será que haverá uma terceira plataforma em São Cristóvão, fazendo nesse trilho que nem na Saens Peña, que só tem um trilho ligando-a ao restante da linha 1, e aí uma composição, por exemplo, que esteja nessa nova Estação Prefeitura, teria que esperar a outra composição sair dessa terceira plataforma de São Cristóvão?
Tá meio confusa essa parte.
Maxnuck, eles irão duplicar esse terceiro trilho. Não haverá a necessidade de um trem esperar o outro para passar.

·
Brasil-Belindia é aqui
19,364 Posts
Esse pré-metrô da Linha 3 não é aquela linha da Central Niterói- Itaboraí ou é?

Por que se for, então esquece que essa linha 3 é só promessa.

É melhor o VLT prestando serviço nas linhas 1 e 2 (até a utópica linha 3 ficar pronta), do que guardado para uma linha que não vai ser construída.

1 - 12 of 12 Posts