SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 130 Posts

·
Fepasão Loses !
2,492 Posts
Discussion Starter · #1 ·
FONTE: http://br.noticias.yahoo.com/s/14052008/25/manchetes-metros-sp-rio-estao-caros-aponta-idec.html

Andar de metrô em São Paulo ou no Rio não é apenas uma questão de opção ou de estar perto de uma estação, mas principalmente de ter condições financeiras. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) relacionou o salário mínimo de 15 cidades - seis brasileiras e nove no exterior - e o poder de compra de um bilhete, e o resultado não foi animador para paulistanos e cariocas.

Em São Paulo, o usuário paga R$ 2,40 por bilhete. Com salário mínimo (nacional) de R$ 415, ele conseguiria adquirir 172 passagens por mês. No Rio, onde a passagem custa R$ 2,60 e o salário mínimo estadual é de R$ 447,25, seria possível fazer o mesmo número de viagens. Já na capital argentina, Buenos Aires, a realidade é bem diferente. O trabalhador que recebe um mínimo equivalente a R$ 539,59 tem outro poder de compra: 1.079 bilhetes, com valor unitário de R$ 0,50.

"Tínhamos uma suspeita de que o metrô era mais caro nessas duas cidades, mas nos surpreendeu elas estarem no topo da lista", disse o coordenador da pesquisa, Carlos Tadeu de Oliveira. A comparação é feita com as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Cidade do México, Londres, Madri, Nova York, Paris, Santiago, Tóquio e Toronto. "Quando convertemos as tarifas para reais, Londres tem o preço mais alto (R$ 24, 17), porém o salário mínimo deles também é superior (R$ 4.700)", explicou Oliveira. O londrino poderia comprar 194 bilhetes.

Na Cidade do México, andar de metrô custa R$ 0,33. Considerando que a renda mínima lá é de R$ 188,15, o poder de compra é de 570 passagens. Entre as capitais brasileiras, a mais barata é Fortaleza, onde o bilhete custa R$ 1 e o salário regional é de R$ 420.

Para o ex-diretor do Institute for Transportation and Development Policy e presidente do Instituto de Energia e Meio Ambiente, Eric Amaral Ferreira, o preço do metrô em São Paulo e no Rio é absurdo. "Além de ser caro, é ruim. Na sexta-feira passada, peguei um trem na zona leste e fiquei parado dentro do túnel por mais de 20 minutos", contou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

·
bye Iguaçu, hi Tietê
11,597 Posts
FONTE: http://br.noticias.yahoo.com/s/14052008/25/manchetes-metros-sp-rio-estao-caros-aponta-idec.html

Andar de metrô em São Paulo ou no Rio não é apenas uma questão de opção ou de estar perto de uma estação, mas principalmente de ter condições financeiras. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) relacionou o salário mínimo de 15 cidades - seis brasileiras e nove no exterior - e o poder de compra de um bilhete, e o resultado não foi animador para paulistanos e cariocas.

Em São Paulo, o usuário paga R$ 2,40 por bilhete. Com salário mínimo (nacional) de R$ 415, ele conseguiria adquirir 172 passagens por mês. No Rio, onde a passagem custa R$ 2,60 e o salário mínimo estadual é de R$ 447,25, seria possível fazer o mesmo número de viagens. Já na capital argentina, Buenos Aires, a realidade é bem diferente. O trabalhador que recebe um mínimo equivalente a R$ 539,59 tem outro poder de compra: 1.079 bilhetes, com valor unitário de R$ 0,50.

"Tínhamos uma suspeita de que o metrô era mais caro nessas duas cidades, mas nos surpreendeu elas estarem no topo da lista", disse o coordenador da pesquisa, Carlos Tadeu de Oliveira. A comparação é feita com as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Cidade do México, Londres, Madri, Nova York, Paris, Santiago, Tóquio e Toronto. "Quando convertemos as tarifas para reais, Londres tem o preço mais alto (R$ 24, 17), porém o salário mínimo deles também é superior (R$ 4.700)", explicou Oliveira. O londrino poderia comprar 194 bilhetes.

Na Cidade do México, andar de metrô custa R$ 0,33. Considerando que a renda mínima lá é de R$ 188,15, o poder de compra é de 570 passagens. Entre as capitais brasileiras, a mais barata é Fortaleza, onde o bilhete custa R$ 1 e o salário regional é de R$ 420.

Para o ex-diretor do Institute for Transportation and Development Policy e presidente do Instituto de Energia e Meio Ambiente, Eric Amaral Ferreira, o preço do metrô em São Paulo e no Rio é absurdo. "Além de ser caro, é ruim. Na sexta-feira passada, peguei um trem na zona leste e fiquei parado dentro do túnel por mais de 20 minutos", contou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo
Por que não usaram o piso regional de SP, de R$ 450,00?
Esta comparação com salário mínimo é uma baboseira; poderiam corrigir pela paridade de compra, ou no máximo por salários médios. Políticas de salário mínimo são muito variáveis (inexistentes em alguns lugares progressistas, como a Alemanha), dependentes do nível médio de instrução da população...
Comparar com metrôs de outras cidades brasileiras (metrôs de superfície) também é uma fuga da realidade...
E quanto a ser ruim, baseado em uma única ocorrência (lamentável e carente de melhoria; mas é representativa?), valham-me os deuses do jornalismo rasteiro!

O fato é que virou moda fazer "reportagens" sobre trânsito, com nível pífio de informação, que jogam pedras sem proporem nada de positivo.

·
Rumo ao fim do mundo!
4,734 Posts
Mas acho que da pra comparar com a europa sim... tem alguns lugares na europa e eua, que se vc comprar um passe mensal, sai mais barato do que o metro daqui... isso em valores absolutos, imagina se comparar com o poder de compra da populacao entao..........

·
bye Iguaçu, hi Tietê
11,597 Posts
Mas acho que da pra comparar com a europa sim... tem alguns lugares na europa e eua, que se vc comprar um passe mensal, sai mais barato do que o metro daqui... isso em valores absolutos, imagina se comparar com o poder de compra da populacao entao..........
Isto eu sei, os valores do passe mensal que eu pagava em Munique era ligeiramente superior às 44 passagens que usaria para ir ao trabalho no Brasil; mas tinha liberdade de ir às compras, à piscina (pública), passear...
Mas lhe pergunto, por que comparar com o poder de compra, se os custos não são tão inferiores? O valor da tecnologia não varia, os salários dos metroviários são bastante bons, e tem a carga tributária...

·
Registered
14,387 Posts
Quando fui pra Buenos Aires no último feriado me disseram que o salário mínimo lá era 900 pesos. Com a cotação de hoje, daria R$473. Não entendi da onde veio esse valor aí de 500 e pouco.

E outra: não dá para entender como se mantém um metrô através da iniciativa privada pagando esses valores ridículos de 50 centavos, não existe mágica. O governo com certeza deve se f** para subsidiar esses sistemas. Acredito que não é possível que construir metrô na Argentina e no México e mantê-los seja 6 vezes mais barato do que no Brasil.

·
Registered
220 Posts
comparações bizarras dessa reportagem...

e é óbvio que os metrôs de buenos aires e do méxico são subsidiados pelo governo
O de São Paulo de vez em quando (principalmente após o bilhete único) a conta não fecha e o governo tem que injetar dinheiro.

Acredito que se a população tivesse noção de que não é o governo que gasta dinheiro com o subsídios para o transporte público mas que são os impostos que o contribuinte paga que está sendo aplicado para garantir uma melhor qualidade de vida através de um melhor meio de locomoção onde o mesmo reside, poderíamos ter uma passagem de metrô do mesmo valor das cidades que possuem a tarifa baixa. Claro, transporte público barato e de qualidade.

·
Banned
7,269 Posts
O de São Paulo de vez em quando (principalmente após o bilhete único) a conta não fecha e o governo tem que injetar dinheiro.

Acredito que se a população tivesse noção de que não é o governo que gasta dinheiro com o subsídios para o transporte público mas que são os impostos que o contribuinte paga que está sendo aplicado para garantir uma melhor qualidade de vida através de um melhor meio de locomoção onde o mesmo reside, poderíamos ter uma passagem de metrô do mesmo valor das cidades que possuem a tarifa baixa. Claro, transporte público barato e de qualidade.
se o governo de são paulo injeta dinheiroé problema do governo, pq ele não deveria injetar nenhum dinheiro, concessão é concessão, se o governo fez um contrato ruim de concessão é outra coisa, sem dúvida os contratos de concessões que foram feitos tem várias falhas, por exemplo o ajuste da tarifa de acordo com a inflação, distorce, pq eles não tem gastos relativos aos indices inflacionários

nunca usei o metrô de São paulo, mas o do Rio tem excelente qualidade

·
Registered
12,798 Posts
se o governo de são paulo injeta dinheiro é problema do governo, pq ele não deveria injetar nenhum dinheiro, concessão é concessão, se o governo fez um contrato ruim de concessão é outra coisa, sem dúvida os contratos de concessões que foram feitos tem várias falhas, por exemplo o ajuste da tarifa de acordo com a inflação, distorce, pq eles não tem gastos relativos aos indices inflacionários

nunca usei o metrô de São paulo, mas o do Rio tem excelente qualidade
O Metrô de São Paulo não é uma concessão. Assim como a malha da CPTM, é do estado, e por isso ele não "injeta dinheiro", é um gasto público comum

·
Fepasão Loses !
2,492 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Inclusive por não ser concedido para a iniciativa privada que não temos os sérios problemas de integração de malha existentes no rio.

meu negócio é o estado mínimo, mas o transporte público sobre trilhos, ao menos em sp, deve ser estatal, afinal é uma caixa sem fundo onde o investimento precisa ser constante.

·
Banned
7,269 Posts
Inclusive por não ser concedido para a iniciativa privada que não temos os sérios problemas de integração de malha existentes no rio.

meu negócio é o estado mínimo, mas o transporte público sobre trilhos, ao menos em sp, deve ser estatal, afinal é uma caixa sem fundo onde o investimento precisa ser constante.
sérios problemas? que sérios problemas? tem mais integração hj do que jamais teve quando era administrado pelo governo

·
Banned
7,269 Posts
O problema de ter que pagar pra fazer integração.
mas isso é como eu disse,é uma questão de contrato de concessão, e não um problema de ser uma concessão

se é uma questão de manter o mesmo preço, tudobem, o governo poderia muito bem subsidiar o custo, mas se estaria pagando do mesmo jeito, já que os custos são diferentes

pode ser desvantajoso quando se faz a integração,mas por exemplo quem anda apenas na supervia paga R$2,20

o governo poderia muito bem fazer um esquema de juntar as tarifas e botar o mesmo preço

isso poderia ser pior, pq quem viaja na zona norte pagaria a mesma coisa que quem viaja na zona sul, e quem viaja entre os dis normalmente faz a trabalho e por isso usa vale transporte

·
Premium Member
1,563 Posts
Não considero o metrô de São Paulo caro. Temos que levar em conta que quando você compra uma passagem de metrô, pode usar toda a malha do metrô e CPTM sem nenhum custo adicional. Além disso, ao pegar um ônibus num período de duas horas, você paga só meia no ônibus.

Ah, e eu pago meia, por ser estudante! hehehe

·
#ELENÃO!
9,465 Posts
Não é caro pra classe média, mas pras classes mais baixas é caro sim.

E não se pode culpar as pessoas de não usarem o transporte público quando o mesmo não é de qualidade, acessivel e principalmente funcional, ainda mais numa cidade do tamanho de SP.

Aposto que se SP contasse com várias linhas de metros muitos deixariam o carro em casa, mas já que a rede é vergonhosa pro tamanho da cidade entendo perfeitamente pq as pessoas não querem deixar o carro em casa...

·
Gabriel
10,366 Posts
^ Concordo totalmente! Eu acho o transporte público no Brasil muuuito caro! É claro que não precisa subsidiar absurdamente como no México e na Argentina, mas acho que passagens na casa de 1,50 estariam de bom tamanho... por exemplo, eu tenho um carro flex 1.0 e, fazendo as contas, vi que sai mais barato eu ir para a faculdade todos os dias de carro, abastecendo com álcool, do que de transporte público!

1 - 20 of 130 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.