:applause: Era excelente :yes:
A Estarreja também :yes:
A Estarreja também :yes:
Jesus Zing (que raio de nome), 10 de Maio de 2008O presidente da Câmara de Aveiro, Élio Maia, manifestou, ontem, o desejo de ver nascer o projecto do Metro Ligeiro de Superfície de ligação de Aveiro a Águeda e a Ílhavo. Élio Maia que ontem presidiu à sessão de abertura do seminário "Metro Ligeiro de Aveiro-que repercussões na economia, no ambiente e na mobilidade o justificam?" disse, ao JN, que o encontro deve ser visto como um "congregar de vontades e o começo de um trabalho intermunicipal e governamental que torne possível este desiderato".
No seminário, que reuniu mais de uma dezena de especialistas em transportes e mobilidade, Élio Maia afirmou que "o avultado investimento público da implementação de um sistema de Metro em Aveiro implica que sejamos avisados, sensatos, que meçamos a sua sustentabilidade do ponto de vista financeiro, que se contabilizem os custos e os proveitos financeiros, não esquecendo, ao fazer as contas, as lógicas sociais e os benefícios ambientais correlacionados com os meios de transporte em apreço".
O autarca aveirense lembrou a necessidade de "tirar partido" de fundos comunitários e lamentou que o e estudo de viabilidade técnica e financeira da implantação de uma rede de Metropolitano Ligeiro de Superfície, realizado em 1977, e coordenado pelo professor Nunes da Silva, "tenha sido colocado de parte" e que "não se tivessem aprofundadas as opções neles contidas e as suas consequências".
Entretanto, a direcção do Núcleo Regional de Aveiro da Quercus, em comunicado, considerou, ontem, que "um projecto de implementação do Metro Ligeiro de Superfície na região de Aveiro, mais concretamente a ligação Águeda-Aveiro-Ílhavo, utilizando como parte integrante do mesmo a requalificação da actual Linha do Vouga, é um projecto da maior importância ambiental, social e económica, ao qual deve ser dada uma clara prioridade".
nao é bem assim. acho que para rentabilizar a linha, metade teria que ser construida de novo, só entre albergaria e aveiro. ou entao,teriam que, no minimo, com o actual traçado, duplicar a velocidade dos comboios. acho que faria sentido a ligaçao aveiro-agueda, em tram-train ou nao, desde que reduzisse a viagem a menos de 25\30 minutos. de agueda a sernada, poderia funcionar como transporte publico de agueda. de albergaria a aveiro, com o actual traçado e velocidade, é impossivel ser competitivo, vai dar uma ganda bolta^^
Ela só começa a subir mesmo junto a Águeda, de resto o terreno é bem plano, e o melhor de tudo é que em 80% ou 90% do trajecto podem fazer-se rectificações/duplicação sem grandes problemas. Isto signifiica que poderiamos aproveitar este troço para ter aqui o início da ligação Aveiro/Viseu permitindo ao mesmo tempo da ligação inter-regional ter uma linha de suburbanos que pode em Águeda ter continuidade para N. A cereja em cima do bolo seriam naturalmente a transformação da linha do Vouga de Águeda a Espinho com a construção duma variante de São João da Madeira a Gaia e duma ligação de Águeda a Mogofores. Em conjunto com a construção duma nova linha de Aveiro/Vagos/Mira/Figueira e o apoveitamento da nova ligaçãoà Gafanha, Aveiro ficava com a possibildade de ter uma excelente rede de suburbanos centrada na cidade e em Águeda.
E esqueçam o raio do "metro"...:bash:
do que conheco, uma ligacao a Oliveira do Bairro nao tem qualquer sentido, nao ha' muita populacao nessa direccao... as linhas que me parecem viaveis sao Vagos-Ilhavo-Aveiro (o principal eixo pendular de Aveiro), GAfanha/Costa Nova-Aveiro-Esgueira- Cacia (Estarreja? nao sei se se justifica..) e aproveitar a linha Aveiro-Agueda, embora pelo caminho nao apanhe grandes povoacoes que justifiquem paragens...Crucifiquem-me :lol:
![]()
com as voltas que a linha da? demora mais de 1a hora só de albergaria a aveiro, que por estrada nao sao mais de 10 minutos... e tens de mudar de comboiohno: penso que o unico troço que interessa é aveiro/agueda, no futuro até albergaria
para estarreja temos a linha do norte, metro para lá para que?
aveiro vai ter ligaçao de AV para viseu, via salamanca
agueda, ilhavo e gafanha\praias sao, para mim, os eixos a promover com tram-train.
E Mogofores, depois com uma ligação à Pampilhosa...Oiã e Oliveira do Bairro têm muita população... assim como aquela zona da Oliveirinha.
Aveiro Águeda... tens o Eixo e Travassó com muita pop.
Claro que as estações em ambiente urbano seriam menos espaçadas.