SkyscraperCity banner

461 - 480 of 569 Posts

·
Registered
779 Posts
Se a linha circular verde for essa acho que ninguém se importa porque não desmembra a linha amarela. Contudo três linhas a passar no C. Militar acho demasiada fruta...

·
Registered
261 Posts
Gosto bastante da solução Algés - Oriente em metro ligeiro.
Eu reduziria o metro pesado ao mínimo possível. Provavelmente de São Sebastião até Alcântara-Terra, e do Aeroporto até Benfica na Linha Vermelha (não havia ligação via Lumiar, mas sim pelo Campo Grande, ou seja, no Colégio Militar só cruzava 2 linhas). De Benfica até Algés apostaria no metro ligeiro.
A continuação da Linha Azul para Leste não me parece que faça grande sentido face ao custo que implica.
Estas alterações que faria conduziriam, a meu ver, a uma solução mais realista e concretizável.

·
Global Citizen
166 Posts
Tem muita coisa boa.
Tem algumas coisas que faria diferentes.
Adoro o esforco, aprecio as ideias e parabens pela apresentacao.

·
Registered user
10,090 Posts
Linha Verde:

"baixaChiado"
...
CampoGrande
Telheiras
Carnide
PraçaFranciscoAsis
Horta Nova
Pontinha - (rouba o troço da linha azul)
Alfornelos
AmadoraEste
Reboleira
Alto da Damaia (aka cova da moura)
Alfragide
Alto do Moinho
Portela (aka Hipermercado jumbo/IKEA)
[???viaducto de 700m???]
Caselas (A5/CRIL)
Torres do Restelo
Alto da Ajuda
Santo Amaro
Alvito/Alcantara Terra
Campo de ourique
Estrela
São Bento
Cais do Sodre
"BaixaChiado"

Ramal aeroporto (aka linha vermelha)

CampoGrande (saida pro PMO)
Julio de Matos (curva de ligação pra Av.Roma)
Aeroporto T2
Aeroporto T1
Encarnação
Moscavide
Oriente
...
São Sebastião
Campolide

Utupia mesmo utupia era esta entre Santa Apolonia e o Conde Barão:
http://restosdecoleccao.blogspot.pt/2015/01/metropolitano-de-lisboa.html

:eek:hno:

·
Registered
779 Posts
Linha Verde:

Alto da Damaia (aka cova da moura)
Alfragide
Alto do Moinho
Portela (aka Hipermercado jumbo/IKEA)
[???viaducto de 700m???]
Caselas (A5/CRIL)

A Cova da Moura fica mais perto da estação de comboios do que propriamente do Alto da Damaia...

Portela é a zona mais abaixo dos Cabos d'Ávila onde se encontram outras zonas comerciais. A zona do Alegro e do IKEA é mais conhecida como Cabos d'Ávila.

Caselas é uma urbanização de vivendas, meter metro lá para?

·
Registered
6 Posts
Expanção

O que acham desta expanção?
Ainda tenho algumas duvidas se a verde deve terminar no Colégio Militar ou cruzar a vermelha de depois terminar em Carnide

·
Registered
10,539 Posts
Meh, não está mau de todo, vermelha no geral está muito bem, a ir para o Lumiar; e a amarela a ir a Alcântara; mas é um erro fazer estações triplas numa rede com apenas 4 linhas. Não há necessidade nenhuma de haver Vermelha e Verde no Colégio Militar.
Para mim a verde cruzava a vermelha e ia para a Pontinha, como no plano do Gui.
Só não planeaste como seria o prolongamento da Verde depois do Cais..

·
Registered
6 Posts
Ok, fiz as alterações:

Fiz ainda uma continuação da linha azul que se calhar até fazia sentido. Ouvi falar de uma linha que foi cancelada que fazia um percurso parecido.

·
Registered
779 Posts
Prolongamento linha azul

Quando em 2100 todas as expansões prioritárias forem feitas e estivermos a nadar em dinheiro, acho que terá de se terminar a ponta solta da linha azul.

Como no plano anterior do metro, o objetivo era chegar ao Hospital, com mais duas estações pelo meio, o que acho desnecessário tendo em conta o desordenamento territorial da Amadora. Uma estação no cruzamento com o Borel e outra no Hospital são suficientes para agregar mais passageiros. O Hospital sempre foi muito sobrelotado e cheio de pessoas, pelo que seria uma mais valia, para além de que seria a nova pérola para os autocarros da Vimeca vindos de Sintra. (Novo mega terminal). Seria a primeira estação em Sintra, de facto.

Prolongamento Reboleira-Borel:
A maior dificuldade aqui será o declive e uma curva acentuada, visto que o cais de resguardo da Reboleira é em linha reta. Possivelmente a estação do Borel terá de ser mais profunda que o normal.

Prolongamento Borel-Hospital:
Este prolongamento pede mesmo uma vinda à superfície, espaço não falta. Depois de sair de debaixo de Terra, seria feito um viaduto assim que o troço se aproxima da rotunda, e a estação em si mesmo seria em viaduto, tipo como no C. Grande.

Estação do Borel:

Estação do Hospital:

A estação do Hospital levaria a uma reorganização do parqueamento e dos terminais de autocarros/taxis. A estação seria colocada aqui pois é a única forma de, numa futura expansão, a linha poder continuar, por exemplo, até Queluz de Baixo.

Estou aberto a sugestões ou correções :)

·
Registered
779 Posts
Excelente trabalho !!

A circular vermelha é o meu sonho :pepper:
Eu no início teimei em não meter em circular, mas parece mesmo a forma mais aceitável... Seria das linhas mais movimentadas, não só por intersetar a sul e a norte com todas as linhas, mas faria a ligação entre duas linhas de comboio, no troço Benfica-Algés.

·
Banned
176 Posts
Como no plano anterior do metro, o objetivo era chegar ao Hospital, com mais duas estações pelo meio, o que acho desnecessário tendo em conta o desordenamento territorial da Amadora. Uma estação no cruzamento com o Borel e outra no Hospital são suficientes para agregar mais passageiros. O Hospital sempre foi muito sobrelotado e cheio de pessoas, pelo que seria uma mais valia, para além de que seria a nova pérola para os autocarros da Vimeca vindos de Sintra. (Novo mega terminal). Seria a primeira estação em Sintra, de facto.

A estação do Hospital levaria a uma reorganização do parqueamento e dos terminais de autocarros/taxis. A estação seria colocada aqui pois é a única forma de, numa futura expansão, a linha poder continuar, por exemplo, até Queluz de Baixo.

Estou aberto a sugestões ou correções :)

:applause::applause::applause::applause:

Muito obrigado, é também a minha visão. É de facto o final perfeito para a linha azul. Depois do Hospital, deveriam ser desenhadas linhas de metro ligeiro de superfície para Oeiras e Sintra. A estação da linha azul do Hospital deverá ser mesmo um terminal "à Rossio".

·
Registered
779 Posts
:applause::applause::applause::applause:

Muito obrigado, é também a minha visão. É de facto o final perfeito para a linha azul. Depois do Hospital, deveriam ser desenhadas linhas de metro ligeiro de superfície para Oeiras e Sintra. A estação da linha azul do Hospital deverá ser mesmo um terminal "à Rossio".
Depois do hospital acho que é uma questão da CMS ou CMO pegar no metro e fazê-lo do modo superficial até onde bem queiram. Espaço não falta. Seria giro levá-la até Oeiras e fazer a linha azul tipo em forma de sino.

Não diria um terminal tão movimentado como o Rossio, é mais imaginar o movimento do Sr. Roubado se este tivesse um hospital ao lado... Seria mais movimentado que alguns estações fantasma da linha azul, isso sim.

·
Banned
176 Posts
Não diria um terminal tão movimentado como o Rossio, é mais imaginar o movimento do Sr. Roubado se este tivesse um hospital ao lado... Seria mais movimentado que alguns estações fantasma da linha azul, isso sim.
Não queria dizer terminal como algo muito movimentado, simplesmente uma estação terminal onde os comboios "estacionavam" e não seguiam mais em frente. Uma "Santa Apolónia" da Amadora. :D

·
Registered user
10,090 Posts
Não é preciso estarmos a inventar a roda com linhas a subir e descer montanhas. Toda aquela zona do Alvito precisa de levar umas obras valentes, faziam-se as tais obras e aproveitava-se para fazer um caminho pedonal assistido a ligar o Alvito a Alcântara, ligando duas linhas de metro e duas linhas de comboio diferentes de forma fácil e relativamente rápida. A ligação até podia ser subterrânea para evitar vandalismos mas é uma solução praticamente "grátis" ao lado do custo acrescido que seria fazer mais túneis e mais viadutos para compensar a inclinação.
Estação Comboio ALVITO no piso 5 com 2 gares/4vias (aka acesso 25/4-fertagus)
ATRIO superior no piso 4 com acessos pro lado da Ajuda
(ponte pedonal do acesso da 25/$ subt. por rodoviaria?)
Estação METRO piso 3 em viaducto a ligar tuneis E-O
ATRIO intermedio piso 2 com acesso pro lado da Estrela/C,Ourique e viaducto rodoviario (tira-se o trafego da PN)
Estação comboio + terminal BUS ALCANTARA piso 1 aka estação Alcantara Terra
Atrio piso 0 estacionamento subterraneo(?)

Linha aamrela deveria seguir em ambas as direcçoes como linha suburbana
Sintra/Cascais-Tires-queijas-LAV-Ajuda-Rato-Saldanha-Entrecampos-Odivelas-Loures-Tojal-Alverca

·
não sei. não sabe ninguém
1,999 Posts
pq em vez da estacao ficar no parking nao fica ali entre o H e o novo bairro? assim serve os dois

·
Registered
8,136 Posts
Não há ligação directa entre as Casas do Lago e o Hospital (aliás para ires de um para o outro tens de andar à vontade uns 30 minutos a pé :lol:

Claro que podias "fazer" a ligação mas também tens o problema de aquilo ali ter um declive bastante acentuado. Construir a estação numa zona plana é mais barato.

461 - 480 of 569 Posts