SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 155 Posts

· ( ͠° ͟ʖ ͡°)
8,245 Posts
foto tirada ontem:

o estaleiro da alameda está lá desde de pelo menos setembro de 2003...

acho que já andavam a montar o palco para as celebrações do 1º de maio. fiquei a pensar se também não tentarão acabar as obras antes desse dia :p

mas que falta pouco para acabar, lá isso falta :)

· ( ͠° ͟ʖ ͡°)
8,245 Posts
Alameda, dia 30 de Maio de 2010, concluída:

Só falta tirar as grades, o que ainda não foi feito porque devem estar à espera até que a relva esteja em condições, digo eu...

Já agora, a estação de metro das Olaias (das poucas coisas que gosto do T. Taveira. O metro, o resto das Olaias não...):

· ( ͠° ͟ʖ ͡°)
8,245 Posts
mas essa futura estação de comboios das olaias deverá ficar pronta quando a TTT estiver feita não?
é que à partida parece ser uma boa futura porta de entrada para quem vier de comboio da margem sul, permitindo que as pessoas entrem rapidamente na rede de metro de Lisboa.

· ( ͠° ͟ʖ ͡°)
8,245 Posts
Para além das escadas rolantes, existe outro caso bem mais grave de desleixo na manutenção: os elevadores. Uma pessoa muito minha amiga de cadeira de rodas (e que se vê por isso obrigada a apanhar os elevadores para chegar aos cais) depara-se frequentemente com problemas ao andar no metro porque é normal os elevadores estarem avariados.
O mais grave é que isto acontece em zona centrais de Lx (Baixa, Avenida da Liberdade, Avenidas Novas), zonas onde suponho existir maior movimento, em particular de pessoas com mobilidade reduzida (população envelhecida). Por exemplo: a estação dos Restauradores ao que parece já está avariada desde Janeiro (já nem sequer arrisca a apanhar lá...).

Já nem falo da parvoíce que são actualmente os canais especiais de entrada...

· ( ͠° ͟ʖ ͡°)
8,245 Posts
Por acaso encontrei há uns dias - e já que estavam a falar de escadas rolantes e elevadores - uma situação que só não fui reclamar porque estava com pressa: então não é que numa altura de cortes orçamentais, crise e afins, deparo-me com as escadas rolantes do cais inactivado da estação de Santa Apolónia em funcionamento?? Impressionante o despesismo!!:bash:
lol, bem isto é bem ridículo para mim, já que há coisa de três semanas não apanhei o metro em Santa Apolónia porque a pessoa que me acompanhava só podia descer para o cais de elevador que se encontrava avariado, e acabou por ir apanhar o 28 da Carris... :nuts:

· ( ͠° ͟ʖ ͡°)
8,245 Posts
"Ter as rolantes e andar pelos degraus é tolice"

As avarias nas escadas rolantes da rede do Metropolitano de Lisboa deixam os utentes com os nervos em franja e as pernas cansadas. Nos Olivais, uma das escadas está avariada há meses. Na Baixa-Chiado, a situação é "crónica". Os idosos são quem mais sofre.

“Isto não funciona há tanto tempo que já perdi a noção do mês em que as escadas deixaram de funcionar”, desabafa Ana Gonçalves, à saída do metro, nos Olivais. “A mim não causa grande transtorno, mas é uma situação que incomoda sobretudo os idosos. Eu vejo que eles têm dificuldade e não sei se desconhecem ou têm medo de usar o elevador”, avança por sua vez, Vítor Rodrigues, utente habitual do metro.

“Por que é que é preciso demorar tanto tempo a resolver uma avaria. Então a empresa tem as oficinas para quê? Deviam lá ter peças em stock. Ter as rolantes ali à mão de semear e andar pelos degraus é uma tolice, ou melhor, eu é que me sinto tolo”, critica César Martins, um outro utente.

Questionado, o Metropolitano de Lisboa justifica que ?tem conhecimento da situação e assegura que estão a ser tomadas todas as providências necessárias para proceder à reparação do material com a maior brevidade, por forma a retomar o normal funcionamento das escadas mecânicas da estação Olivais?.

Sobre outras avarias, e no caso concreto da Baixa-Chiado, argumenta que, muitas vezes, as anomalias devem-se a actos de vandalismo. A empresa assegura que sempre que é reportada qualquer anomalia, “os equipamentos são imediatamente colocados fora de serviço para verificação e reparação, surgindo por vezes situações em que dada a complexidade da avaria detectada implica um período de reparação, infelizmente, mais longo do que o que seria desejado”, acarretando transtornos.

Na estação Baixa-Chiado, que se encontra a grande profundidade, subir degraus torna-se penoso. Antónia Oliveira, 75 anos, brinca com o assunto. “Parece que estou a pagar uma promessa”, diz. Já mais a sério, lá desabafa que as pernas ficam cansadas e diz não entender como é que a situação se repete quase diariamente. “Uma pessoa chega à superfície completamente esgotada e quanto está carregada com sacos ainda pior”.

O Metropolitano – que está registado no Facebook, onde tem inclusive um tópico para receber mensagens sobre anomalias no funcionamento da rede – defende-se das críticas, explicando ao JN que estas escadas têm pendentes muito altos, “com elevadíssimo grau de utilização e frequentemente sujeitas a inúmeros actos de vandalismo que acabam por sabotar o seu usufruto” por parte das pessoas que circulam na rede.

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pai...lho=Lisboa&Option=Interior&content_id=1642387
eu sei que sou chatocom isto, mas é porque provavelmente estão avariadas também... :nuts:

· ( ͠° ͟ʖ ͡°)
8,245 Posts
o cenário dos elevadores no Metro de Lisboa é deprimente, estão constantemente avariados e e durante longos períodos de tempo... juntem isso à nova política de entrada pelos canais especiais e vêem o respeito que é dado aos clientes que andam com carrinhos de bebés ou de cadeira de rodas...

· ( ͠° ͟ʖ ͡°)
8,245 Posts
(...)
Na estação do Saldanha, as escadas que se sobem do cais da linha vermelha para o piso intermédio antes de se chegar à amarela também não perdiam nada se fossem um bocado mais largas. Quando chegam comboios do Oriente de manhã, por exemplo, entopem completamente.
lol, no entanto na estação do Saldanha meteram duas saídas para a rua (Av. da República) com a mesma orientação de saída frente ao edificio da Sonangol distanciadas entre si por uns 5 metros, ou seja, uma dessas saídas é completamente redundante... :banana:

· ( ͠° ͟ʖ ͡°)
8,245 Posts
Eu tive de fazer um trabalho sobre isso há uns meses, já depois de ter sido introduzido o mesmo sistema, e notei que o ML não está a funcionar bem :eek:hno:...
Ainda assim, o funcionário veio bastante depressa, logo passado um minuto. Mas devo dizer que a hora não era de muito movimento...
sim, por experiência pessoal digo que os funcionários até costumam estar por perto, mas não deixa de ser uma forma desnecessária de diminuir ainda mais autonomia a este grupo de pessoas...

· ( ͠° ͟ʖ ͡°)
8,245 Posts
Ainda em relação aos acesso à estação do Saldanha, a verdade é que ela está cheia deles, se não estou em erro tem-se: 2 escadas de acesso frente ao McDonald's, +1 do outro lado da Av. Duque D'Ávila; no outro lado da Av. da República existem as tais duas "estações-eco" :)lol:) + outra do outro lado da Duque D'ávila, + 2 acessos já junto à rotunda do Saldanha, e outro 2 no jardim do Arco do Cego...
Ou seja, temos nesta estação 10 (!) acessos de escadas à rua, + um de elevador junto ao McDonald's...
Parece-me um pouco exagerado...

Quanto à história da limitação da largura dos acessos, parece própria de quem projecta sem ter que assumir responsabilidades pelos erros que comete... se só dava esta solução não se fazia nenhuma das duas por exemplo, que ainda sobravam 8 acessos, ou vá, 6 acessos se esquecer-mos os acessos ao Arco do Cego...

· ( ͠° ͟ʖ ͡°)
8,245 Posts
Reflex e Tekno, eu tenho uma pessoa próxima de mim a qual, por estes motivos, simplesmente não pode andar no Metro. Isto, apesar de ter gasto dinheiro (do pouco que tem) em passes...
Fez diversas queixas, enviou cartas ao ML, e as respostas não passavam desta banha da cobra que agora vocês vêem... por isso, se estão à espera de respostas claras e concisas sobre este assunto acho que bem podem esperar, embora seja cada vez mais evidente o porque disto acontecer...

· ( ͠° ͟ʖ ͡°)
8,245 Posts
Para quê é que se faz elevadores para pessoas com mobilidade reduzida, se depois eles estão constantemente avariados? Mal por mal, poupem o dinheiro, e não façam mais obrinhas de fachada. Ou usem-no para arranjar os que existem...

· ( ͠° ͟ʖ ͡°)
8,245 Posts
Eu respondo: comunas para a Sibéria. Eles que se preocupem antes com a poluição visual que os cartazes ilegais do PCP e BE fazem um pouco por todo o lado.^^
Muito bem visto... não deixa de ter imensa piada ver comunas tão preocupados com a apropriação do espaço público quando o que não faltam são papeis colados na parede ou gatafunhos pintados na parede em nome do PêCêPê...
Alguns desses cartazes ocupam espaço nos passeios já de si com espaço bastante exíguo que tornam ainda mais confortáveis os nossos usualmente espaçosos e confortáveis passeios.

1 - 20 of 155 Posts