SkyscraperCity banner

20221 - 20240 of 35857 Posts

·
Uma dúzia de anos disto..
30,722 Posts
Há uma explicação: em Moscavide actualizaram, nas outras não :hahano:. Não estou a gozar!
Obrigado pelas informações :yes:. Agora vou tratar de organizar as imagens, se as quiserem ver. Mas este ano trago menos :(.
E enquanto não vêm as fotos, qual a opinião sobre o que viste?:)

·
Registered
583 Posts
custava muito imprimir novos diagramas da rede e colocá-los na noite passada? Hoje, na Alameda, havia alguns diagramas novos e outros antigos... não custava assim tanto fazer tudo como deve ser.

·
Metro Lisboa
8,505 Posts
custava muito imprimir novos diagramas da rede e colocá-los na noite passada? Hoje, na Alameda, havia alguns diagramas novos e outros antigos... não custava assim tanto fazer tudo como deve ser.
Também não se pode ser assim tão radical. Dá-lhes uns dias. Já não é mau estar actualizado. Pelos registos recentes, acredito que daqui a alguns dias coloquem os diagramas novos onde faltam.

Quanto a minha pergunta, ninguém comentou.
Os tempos de espera já aparecem nas estações antigas?
De manhã, só os vi a funcionar nas novas estações Aeroporto, Moscavide e Encarnação.

·
Registered
32 Posts
Ainda por cima tendo eles voltado aos infames autocolantes no material circulante, que além de terem sido postos por outra equipa diferente, não hão-de ter sido assim tão difíceis de colar todos numa noite (nesse caso até era preferível terem voltado ao sistema das cruzes pretas sobre as estações por abrir e imprimirem diagramas inteiros de vez em quando e só quando os planos de expansão estabilizassem… Já para meterem um logo da PT, pimbas, toma lá um diagrama novo porque até nadamos em dinheiro e tudo).

Só se devem ter deixado disso pela vergonha que foram os atrasos sucessivos na inauguração de certas extensões. Lembram-se da extensão da Baixa-Chiado - Santa Apolónia, que apareceu durante anos no antigo diagrama com as tais cruzes pretas por cima? Ainda hei-de postar aqui uma reconstituição disso. ;)

Só não me lembro bem se também punham cruzes nos restantes diagramas das estações, agora que penso nisso… É a esses que te referes, certo? E logo na linha vermelha, sheesh! É que se fosse nas restantes, ainda era naquela. :p

·
Feliz 2020 ;)!
30,635 Posts
Reflex, a impressão é positiva :yes:. Há uma grande simplicidade a meu ver em Moscavide e na Encarnação, o Aeroporto é a estação mais trabalhada.
Felizmente, nem todos meus receios não se confirmaram :eek:kay:.

Tenho 48 imagens, que colocarei em três partes. A terceira incide sobre Encarnação e Moscavide. De Moscavide pouco tenho porque fui abordado :(.

·
Feliz 2020 ;)!
30,635 Posts
Inauguração do troço Oriente - Aeroporto [parte 1]

Como já referi acima, este ano, infelizmente, não trago uma reportagem tão completa como nos anteriores :(. De qualquer forma, espero que gostem!

O novo empreendimento abriu hoje, 17 de Julho de 2012, às 06h30, mas só o visitei umas cinco horas depois. Desta vez, o terminal está mesmo a funcionar :D!

Aliás, até há lá dois comboios!

Perspectiva do cais do Aeroporto

No cais oposto, onde se apanha o comboio para São Sebastião, não estava lá ninguém…

Depois de algum tempo à espera, lá apareceu o comboio que me levou até ao Aeroporto :D

Como podem ver, foi na M-621 que descobri as novas estações :lol:

Antes de explorar outras zonas da estação, importa ver o mapa da área local: aqui as carreiras não estão actualizadas

Fiquei também muito agradado por ver que o cais é mais largo do que supunha!

De igual forma, o elevador tem também uma capacidade bastante razoável :eek:kay:! Ainda estamos no cais…

…e aqui já estamos na plataforma intermédia.

Quando saímos do elevador temos este belo cartão de visita

As caricaturas estão por toda à parte, quer do lado do acesso ao cais terminal…

…quer do lado do acesso ao cais de São Sebastião, claro!

As escadas rolantes poderiam ser mais largas, mas nas fixas espaço não falta

Em ambos os topos da estação podemos ver este tecto original

Eram mais jornalistas e curiosos que andavam na estação do que passageiros…

Inauguração do troço Oriente - Aeroporto:
Inauguração do troço Oriente - Aeroporto [parte 1];
Inauguração do troço Oriente - Aeroporto [parte 2];
Inauguração do troço Oriente - Aeroporto [parte 3].

·
Feliz 2020 ;)!
30,635 Posts
Inauguração do troço Oriente - Aeroporto [parte 2]

Subindo mais um pouco, vemos agora a plataforma intermédia bem mais vazia; os elevadores estão por detrás das escadas rolantes

De um dos nossos lados, neste espaço entre os dois lanços de escadas que nos levam da plataforma intermédia até ao átrio vemos a Amália Rodrigues

Já no átrio, podemos ver a promoção do ML ao seu novo empreendimento; daqui a uns dias deve ser retirada…

Eis o largo átrio!

Já depois de sair da zona paga, é este o corredor que nos leva ao interface

Mais à frente, o espaço alarga-se ainda mais para que surja o elevador

Viam-se fios um pouco por todo o lado :D

…porque já à superfície estava a RTP a fazer uma reportagem :lol:.

A perspectiva do acesso para o Aeroporto…

…e do interior do Aeroporto para o acesso!

Em redor desta zona ainda se podem ver vários tapumes

De novo no corredor que nos leva ao átrio da estação, as caricaturas marcam presença forte de um lado…

…e especialmente do outro!

A placa da inauguração, que não segue o acordo ortográfico :D

Apesar de parecer estar desligado, este painel do cais terminal está em funcionamento!

Era agora a hora de apanhar a carruagem com destino à Encarnação

·
Feliz 2020 ;)!
30,635 Posts
Inauguração do troço Oriente - Aeroporto [parte 3]

Ainda com menos movimento, esta estação copia características da Ameixoeira

As escadas rolantes estão suspensas sobre o cais…

Antes de mais pormenores, constatem que no mapa da área local as carreiras ainda não estão actualizadas

Deste ângulo parecemos estar numa estação do Metro do Porto, tal é a sobriedade a simplicidade da Encarnação

A prova de que as escadas rolantes estão suspensas está aqui! E certamente o poço vai ser fechado em breve, tal como aconteceu na Ameixoeira!

As linhas arquitectónicas são, no entanto, um pouco fora do vulgar, uma vez que nem tudo está exactamente paralelo ao cais

O tecto em abóbada segue os traços de muitas estações…

…embora agora tenha “buracos” :lol:!

Depois de subir mais dois lanços de escada, porque a estação é profunda, encontram-se outras cores no átrio

O elevador que dá acesso ao cais do Aeroporto está mais próximo…

…e o que dá acesso ao cais de São Sebastião está bem mais longe, o que prova que a estação tem linhas arquitectónicas mais arrojadas!

Os acessos da Encarnação

De volta ao cais, ao lado desta zona de controlo, já se vislumbra o comboio!
com a plataforma intermédia bem mais vazia; os elevadores estão por detrás das escadas rolantes

Chegamos agora a Moscavide

Tal como a Encarnação, Moscavide é também uma estação simples; dá a ideia que os grandes esforços foram todos para o Aeroporto…

E o mapa da área local, com as carreiras actualizadas… É que depois disto fui abordado :(

·
Feliz 2020 ;)!
30,635 Posts
Óptimo :banana:! Espero que não fiquem baralhados!
E eu a pensar que quando aqui chegasse as minhas imagens já não iam ser necessárias... Mais ninguém foi fazer o mesmo que eu :lol:?

·
Feliz 2020 ;)!
30,635 Posts
Apostas para quem será o primeiro a meter as fotos das 3 estaçoes?

O minha aposta vai para o Pedropinto :D
Obrigado pela confiança :D.

Já editei a primeira entrada!

·
30,722 Posts
Sim, confesso não entender o porquê de não terem sido colocados os diagramas em todas as estações (as únicas onde me pareceram todos colocados foram as da linha vermelha), mas mais estranho é haverem estações sem nada, outras com tudo e outras ainda com alguns postos e outros por pôr (esta manhã, Entre Campos era um desses exemplos: em 2 diagramas de rede + 2 diagramas sobre mapa, apenas um dos últimos se encontrava colocado; os outros estavam por colocar).

Respondendo a uma questão colocada: até cerca das 14h, não havia tempos de espera nas estações antigas da linha vermelha.

·
Registered
1,003 Posts
Muito boa reportagem, Pedro, assim já nem preciso de ir ao metro! :lol:

Até gostei das estações... As caricaturas é que.. Acho que ficava mais bonito painéis com paisagens lisboetas!

E realmente a estação da Encarnação é muito parecida com a da Ameixoeira! :yes:

·
Feliz 2020 ;)!
30,635 Posts
Mais uma vez obrigado :D. Não me digam que estavam todos à espera que alguém pusesse imagens mais "completas" :lol:!
Infelizmente, não vos trouxe a reportagem mais detalhada :(.
Reparem nas quatro últimas imagens que quer na Encarnação quer em Moscavide o tecto não é todo uniforme, isto é, nalgumas zonas consegue ver-se a parte de baixo das escadas rolantes. Não deixa de ser curioso!
E hoje estavam as luzes todas ligadas, ou seja, não estavam duas a duas, como no Saldanha, por exemplo.
O terminal do Oriente era enormíssimo... Em 1998 devem ter feito para aí metade do túnel entre o Oriente e Moscavide! Fiquei surpreendido!
Em Moscavide seguiu-se o mesmo procedimento do Colégio Militar/Luz :yes:: se um dia se fizer a ligação a Sacavém, os comboios passam por túneis laterais. Pelo menos, é essa a sensação que dá!

·
30,722 Posts
Excelente reportagem (as usual), Pedro!:applause:
Gostei do que vi - e confesso-me não particularmente importante com a "abordagem", porque assim tenho algo novo para ver!:D -, Encarnação parece-me uma estação muitíssimo interessante. No Aeroporto as caricaturas parecem ficar bem, embora se o tom da pedra fosse diferente (entenda-se, da pedra da parede e não da das próprias caricaturas) talvez sobressaísse mais. De qualquer modo e do ponto de vista arquitetónico, parecem-me duas estações muitissimo interessantes! Em relação ao número de saídas especiais no Aeroporto só conto uma, confirmas? Confirmando-se, parece-me um erro crasso, o único que até agora posso apontar...:(
Por outro lado, gosto particularmente da solução encontrada para fazer o revestimento dos cais tanto na Encarnação como em Moscavide (confesso que o cais de Moscavide era a minha ideia-ideal para a remodelação do Areeiro; em tons verde - mesmo que fosse evinel - por alguns apontamentos de branco para quebrar), não me importaria que futuras estações fossem assim!:eek:kay: (aliás, vou mais longe e digo que me agrada mais, ao nível do cais, Moscavide e Encarnação, do que propriamente Aeroporto - confesso que me desagrada um pouco a ideia, já seguida em estações anteriores, como Quinta das Conchas, Terreiro do Paço ou Santa Apolónia, de não associarem também ao cais as intervenções plásticas existentes nos átrios; se bem que o Álvaro Cunhal e o Mário Soares lá estão em pleno cais - junto ao túnel oposto não existem outras duas caricaturas? seria uma simetria interessante...)

·
30,722 Posts
Em Moscavide seguiu-se o mesmo procedimento do Colégio Militar/Luz :yes:: se um dia se fizer a ligação a Sacavém, os comboios passam por túneis laterais. Pelo menos, é essa a sensação que dá!
Isso está assumido desde o estudo de impacto ambiental.:) E percebe-se aí a impossibilidade de um comboio fazer Portela-Aeroporto, terá sempre que ir a Moscavide e seguir em direção ao Oriente...

O que nunca entendi é se futuramente o túnel central do Colégio-Militar/Luz poderá ser utilizado em caso de bifurcação ou se a sua utilização limitar-se-á sempre a ser mero terminal...

·
Enlightened user
5,782 Posts
A indicação do tempo dá só o tempo para o próximo comboio, ou dá para vários?
Para já está a funcionar em que linhas/estações da rede?

^^ Mas alguém acredita no que essas pessoas escrevem. Quer dizer, cada um pode acreditar no que quiser. Mas não deixa de ser interessante que tudo o que é dito tem muito pouca fundamentação histórica. E isso é um facto. A verdade é que o regime democrático prevaleceu e o PCP faz parte integrante dele. Se o PCP queria um regime desse tipo a verdade é que pouco ou nada fez para que esse suposto desejo se concretizasse.
A entrevista à Oriana Fallaci, com tudo o que o Cunhal disse nela, é um facto, não uma opinião. E se o PCP, guiado por Cunhal, não fez nada para nos levar para o rumo de uma ditadura comunista foi acima de tudo porque nunca teve poder para tal, visto nunca ter passado de 3º partido mais votado.
Mas acredita no que quiseres e te fizer feliz. :cheers:

·
Feliz 2020 ;)!
30,635 Posts
Obrigado :eek:kay:.
Sim, o Aeroporto só tem um acesso! Além disso, sai um pouca da filosofia, iniciada em 2002, de não enviar intervenções plásticas mais evidentes para o cais...
No Colégio Militar/Luz se a cota do túnel central for diferente da dos laterais poderá certamente ser prolongado!
Os tempos de espera só dão para o próximo comboio e só estão a funcionar em pleno (e mesmo assim com falhas) na linha vermelha.
Reflex, na terceira imagem da primeira parte dá para ver que estão mais duas caricaturas no outro tímpano :yes:.

·
30,722 Posts
Estranho... estive agora a ver melhor as imagens do cais do Aeroporto e reparei que a pedra só é aplicada nos tímpanos e na zona central da plataforma, certo?

20221 - 20240 of 35857 Posts