SkyscraperCity banner

2541 - 2560 of 37333 Posts

·
Feliz 2020 ;)!
30,638 Posts
A reportagem na SIC, em directo da estação de Santa Apolónia, foi a melhor e mais atraente, sem dúvida! Adorei! :D Por tal, acabei por não tomar muita atenção à estação em si, estava muito agraciado com o trabalho jornalístico sobre a arquitectura do sítio... :D mas efectivamente parece que não tem túnel terminal, tal como em algumas linhas de Madrid.
Estavas mesmo fascinado, até postas quase o mesmo texto duas vezes :nuts:!

·
Registered
1,797 Posts
Quanto a todo o empreendimento em si... sempre tive as minhas dúvidas, muitas reticências. Construir uma complexidade destas num sítio onde não há rocha nem terras, mas sim lodos e água, com a carga adicional de Lisboa estar em cheio num potencial centro sísmico... é um risco sempre presente, e um desperdício com permantes e dispendiosas monitorizações.

Será que o emaranhado de túneis que estão a seguir à Baixa-Chiado em plena papa de lodo e água aguentam um sismo tipo o de 1755? Não sei...

E assim hipotecaram para, por um século ou mais, não se completar a cintura ferroviária do Porto de Lisboa que sempre esteve prevista.

Onde deveria passar o Túnel Ferroviário Santa Apolónia - Cais do Sodré, bem mais dentro de terra, estão agora os túneis do metropolitano.

E agora, a minha ideia:
Na Praça do Município ou na Praça do Comércio deveria estar uma grande estação ferroviária subterrânea género Atocha, com todos os terminais fluviais

As linhas verde e azul deveriam ter terminado com a tipologia da Baixa-Chiado, perpendicularmente a essa grande estação terminal Praça do Município.

·
Feliz 2020 ;)!
30,638 Posts
realmente fui ao site do metro e a rede continua a antiga. Talvez só alterem às 15h quando abrir ao público :nuts:
Às 16h00, a abertura foi adiada por uma hora :sleepy:...

·
Feliz 2020 ;)!
30,638 Posts

·
Uma dúzia de anos disto..
30,735 Posts
Eu cheguei a Santa Apolonia pouco antes das 18h.:D

As primeiras impressões:
- do ponto de vista decorativo são as 2 muito pobrezinhas, com alguma vantagem para Santa Apolonia, o azul claro é agradável. A decoração do cais do Terreiro do Paço não é mau de todo porque tem muita luz, mas odiei os paineis esbranquiçados que pontuam toda a estação a partir das escadas de acesso ao cais.
- Achei o cais e as escadas de acesso da estação T.Paço muito estreitos para o fluxo de pessoas esperado. Porém gostei do facto de ter 2 escadas rolantes em cada sentido a partir do piso acima do cais.
- T.Paço é 1 interessante obra de engenharia, bastante funda. No entanto está muito mal concebida, não parece caber na cabeça de ninguém que quem queira sair para a P.Comércio tenha que andar mais de 50m para trás, ainda por cima sem recurso a tapete rolante. Grande falha mesmo!:(
- Já encontrei infiltrações na estação T.Paço.:(
- Para mim uma surpresa o facto de Sta Apolonia não ter tunel terminal, ou seja, os comboios não têm sequer 60m para poderem sair da estação (pelo que a extensão de tunel que vai para alem da estação é na ordem dos 25/30m). Porém está bem sinalizado com indicação fora do cais de que lado sairá o comboio (nomearam os cais como "cais 1" e "cais 2"). Não me parece muito prático.

·
Registered
99 Posts
Ao chegar à baixa-chiado, vindo de Sta.Apolonia, foi engraçado verificar que a porta abriu, eu queria sair, mas foi dificil, porque já estava tudo a entrar :bash:

Mas pronto, é o primeiro dia, dá-se um desconto que ainda está habituado àquela ser a estação de partida.

·
Feliz 2020 ;)!
30,638 Posts
Inauguração do troço Baixa-Chiado - Santa Apolónia [parte 1]

Eram 16h04 quando cheguei à Baixa-Chiado, via linha verde. Subi as escadas a correr, na expectativa de apanhar o primeiro comboio a percorrer o troço, mas não tive essa sorte... Fui no segundo para o "cais terminal" da linha azul :lol:!

Já dentro do comboio, a expectativa era grande

O sinal estava verde mas a carruagem não andava...

Grande parte dos passageiros começa a sair do comboio: por motivos de ordem técnica encontrava-se suspensa a circulação na linha azul :nuts:!

Já eram 16h21 quando cheguei a Santa Apolónia

O terminal merecia muita atenção...

...por a circulação se encontrar proibida :lol:!

Umas luzes vermelhas inéditas avisavam os maquinistas

A honrosa carruagem que me levou a conhecer o novo troço :D!

Perspectiva da estação do final do cais

Diagrama da rede já actualizado

Localização da estação

Indicação do cais 1

A carruagem a preparar-se para abandonar a estação

Plataforma entre o cais e o átrio

Indicação para o cais 2

Vista geral da plataforma

Para além das escadas normais, o acesso pode também ser feito por escadas rolantes

Exactamente a meio do átrio a olhar para a plataforma

Indicação da estação Santa Apolónia

Canais de acesso

Todos queriam visitar a estação :lol:!

Indicação dos acessos disponíveis

Átrio da estação do lado do acesso à estação da CP

Está particularmente bem conseguida a instalação deste painel, que anuncia de que cais vão partir os comboios :yes:!

Átrio da estação do lado do acesso à frente ribeirinha

Mais uma vez a olhar a plataforma

Até mesmo os mais velhos registam o momento :lol:!

Destaque para a iluminação, também bem integrada!

Com menos passageiros, vista do painel da estação

A aglomeração era grande :lol:!

Uma bilheteira completamente sozinha :cry:!

Indicação dos acessos para a frente ribeirinha: cruzeiros...

...e Jardim do Tabaco

O excelente acesso para o lado dos cruzeiros

Mais bilheteiras podiam ser encontradas do lado da estação da CP

Um dos responsáveis pelo metro todo sorridente :lol:!

Acesso à estação da CP

Elevador de acesso aos comboios da CP

As escadas rolantes e o elevador

Perspectiva do interface Metro-CP

Inauguração do troço Baixa-Chiado - Santa Apolónia:
Inauguração do troço Baixa-Chiado - Santa Apolónia [parte 1];
Inauguração do troço Baixa-Chiado - Santa Apolónia [parte 2];
Inauguração do troço Baixa-Chiado - Santa Apolónia [parte 3].

·
Registered
7,667 Posts
Vocês são é malucos, no inauguração vão logo lá… imagino a enchente, eu cá vou deixar passar uma semanita para ir lá com mais clama. Para estar "ensardinhado" já me basta os malditos centros comerciais. :shifty:

- do ponto de vista decorativo são as 2 muito pobrezinhas
É o que dá fazer estações à "Metro" do Porto. :bash: :lol:

2541 - 2560 of 37333 Posts