SkyscraperCity banner

27641 - 27660 of 35857 Posts

·
Registered
352 Posts
Já experimentei a nova estação. Está bastante clean (e cheira a novo, ainda), em termos de arquitectura, e é simples. O metro que apanhei lá já tem a Reboleira incluída no diagrama por cima das portas (uma espécie de autocolante).

Todavia, começou logo mal, às 14h30 já havia polícia e funcionários do metro a aplicar multas ao bando de miudagem que estava a passar sem bilhete. Nova estação, velhos hábitos...

·
Registered
7,834 Posts
Já experimentei a nova estação. Está bastante clean (e cheira a novo, ainda), em termos de arquitectura, e é simples. O metro que apanhei lá já tem a Reboleira incluída no diagrama por cima das portas (uma espécie de autocolante).

Todavia, começou logo mal, às 14h30 já havia polícia e funcionários do metro a aplicar multas ao bando de miudagem que estava a passar sem bilhete. Nova estação, velhos hábitos...
Se no primeiro dia, em que ainda há alguma fiscalização, já é assim então imagino como será daqui a diante.
Mas não podemos falar mal da estação, se acharmos que tem alto nível de fraude estamos a ser injustos e racistas :lol:

·
Registered
352 Posts
Se no primeiro dia, em que ainda há alguma fiscalização, já é assim então imagino como será daqui a diante.
Mas não podemos falar mal da estação, se acharmos que tem alto nível de fraude estamos a ser injustos e racistas :lol:
Está visto que esta vai ser uma das que tem maior nível de fraude... E não será por racismo :lol:

·
Registered
8,977 Posts
Correcção, começou logo bem.

Mal está daqui a uns dias quando a polícia e os funcionários desaparecerem ou desviarem o olhar cada vez que o gang passar.

·
Registered
7,834 Posts
Interessante que no sítio onde está o telheiro entre a estação ferroviária e a do metro costumava ser um posto dos SEF :lol:

A própria estação ferroviária sempre teve um péssimo histórico de segurança e de fraude. Aliás já bastantes vezes passei por lá de comboio e reparei que ia sempre alguém puxar o alarme de incêndio ao pé das cancelas para elas abrirem todas e poderem sair sem pagar :lol:

·
Feliz 2020 ;)!
30,635 Posts
Só deviam fazer estações em bairros com casas de 200 mil euros para cima. Excelente raciocínio. :applause::applause:
Eu nem vou comentar esta tua entrada.
Acho que deverias ter mais consideração por um dos poucos membros deste fórum que tem defendido a Reboleira, tal como tu...

Na realidade, e das estações em que vejo menos "fraude" (alfornelos) , e passo todos os dias lá ...
Devemos conhecer duas realidades completamente distintas, na mesma estação :hahano:!

É isso mesmo :laugh::!

Estou já a tratar da reportagem fotográfica. Desta vez não fui abordado :laugh:. Acham que 50 imagens são suficientes?

·
Registered
41 Posts
Metropolitano de Lisboa [2016]

Não conseguiam, de forma melhor, testar a ineficiência da linha azul de outra maneira ...
Após não conseguir apanhar o primeiro metro (e ter tirado estas fotos), fui no segundo completamente sardinha em lata, e sem ventilação ...
Arrependi-me tanto por não ter tentado apanhar um transporte alternativo ... Que bela porcaria ... :/

·
Registered
41 Posts
Nesta última foto o metro já tinha fechado as portas ( voltando a as abrir porque não tinham fechado correctamente... Lol )

·
Registered
2,496 Posts
Normalmente no primeiro dia a situação é sempre essa mas depois acalma.
É o espirito português na sua plenitude:
Não temos nada que fazer,vamos de Metro até á Reboleira!

·
Registered
41 Posts
Normalmente no primeiro dia a situação é sempre essa mas depois acalma.

É o espirito português na sua plenitude:

Não temos nada que fazer,vamos de Metro até á Reboleira!

Mas neste caso o metro estava cheio de adeptos do bayern a beber cerveja... Lolol

·
Registered
33 Posts
A Amadora não se pode queixar de nos últimos 25 anos, a ter havido investimento público, em matéria de acessibilidades. Pode ser das cidades de Portugal que mais investimentos recebeu (CRIL,IC16,Metro,IC19 - alargamento, Estações CP - Reboleira,Damaia) Espero que começem a pensar em investimentos fora da área metropolitana de Lisboa.

·
Feliz 2020 ;)!
30,635 Posts
Inauguração do troço Amadora Este - Reboleira

O empreendimento Amadora Este – Reboleira foi hoje inaugurado às 13h00. Infelizmente, só consegui chegar à Pontinha duas horas depois, bem perto das 15h00 :(.

Com um atraso tão significativo, o melhor mesmo era acelerar o passo!

Apesar de a estação terminal já ter sido actualizada, os diagramas ainda não tinham sido alterados… Como o meu comboio estava a chegar, não tive tempo para fotografar mais nada na Pontinha… Desci as escadas a correr!

Foi a M-618 que me levou até à Reboleira :D. Entretanto, não pude deixar de reparar no novo autocolante…

Foram estes os passageiros que rumaram da Amadora Este à Reboleira. Reparem que os painéis de informação da carruagem estavam desligados. Estranhamente, o meu comboio destinava-se à Amadora Este :laugh:!

Eram 15h09 quando cheguei à Reboleira!

Entretanto, a M-618 continuou em frente, rumo ao seu novo terminal… Estreado já no fim-de-semana de 12 e de 13 de Março de 2016.

Dali a poucos minutos, a M-618 reapareceria, para percorrer a linha azul uma vez mais!

Estava na hora de espreitar o novo diagrama da rede do ML…

…bem como o mapa da área local :yes:!

Como é bela a estação da Reboleira! Não deixei de reparar numa pequena curiosidade: a Reboleira é a primeira estação do Metropolitano de Lisboa equipada com lâmpadas LED!

Esperei mais alguns segundos até poder ver a estação totalmente desimpedida…

…antes de subir à plataforma intermédia. Deste lado, mais próximo do tímpano sul da estação, existe um lanço de escadas rolantes :yes:.

Do lado oposto, no tímpano norte da estação, existem apenas os tradicionais degraus.

O elevador ainda cheirava a novo :D

…e tinha uma curiosidade: este painel rebaixado, a pensar nos passageiros de mobilidade reduzida. Muito interessante :eek:kay:!

Ao sair do elevador, deparei-me com uma plataforma intermédia muito agradável :yes:.

Só não entendi muito bem a presença desta imponente grelha :dunno:. Noutros tempos, este espaço seria ocupado por uma apelativa intervenção plástica…

Os canais de acesso encontravam-se fechados. Sendo assim, validei o meu bilhete e fui explorar a zona não-paga da Reboleira!

Do meu lado direito, encontravam-se os acessos que serviam a Rua Vítor Alves mais directamente…

Como podem ver, espaço não falta!

Enquanto o primeiro acesso se encontrava mesmo à minha frente…

…o segundo localizava-se à minha esquerda!

Tentei imitar o fotógrafo que captou a imagem que hoje ilustra a edição impressa do Público :lol:.

Do outro lado da estrada, eram vários os mirones… Desta vez, senti o espírito especial que preenche cada inauguração do Metropolitano de Lisboa :laugh:.

Regressei à estação, para explorar a sua outra ala. As placas da inauguração foram afixadas ao lado das escadas rolantes.

Espero sinceramente que o Primeiro-Ministro não deixe de apostar em novas expansões no Metropolitano de Lisboa…

…até porque boa parte do investimento continua a ser comparticipada pela União Europeia.

Entretanto, não pude deixar de experimentar o elevador de acesso à superfície :laugh:.

O elevador fica implantado mesmo ao lado da entrada para a EMEF. Ainda estavam presentes alguns técnicos da Schindler…

De regresso à estação, subi as escadas rolantes que me conduziram a dois novos acessos…

…e a uma zona comercial, ainda por ocupar :yes:…

São quatro os estabelecimentos comerciais existentes nesta ala da estação!

Ainda antes de chegar às lojas, surge o terceiro acesso que visitei…

Também aqui se podiam ver vários electricistas em acção… Uma vez que o pilar deste acesso ainda não se encontrava totalmente completo :laugh:!

Tal como no Areeiro, também na Reboleira foi colocado um painel de informações por cima de cada um dos acessos!

Por fim, encaminhei-me para o quarto e último acesso, que permite uma ligação muito rápida à estação da CP. Ainda assim, primeiro é necessário subir um longo lanço de escadas…

Não são muitos os metros que separam a estação do Metropolitano de Lisboa da estação da CP. Do meu lado direito, encontrava-se uma surpresa…

Nem mais nem menos do que um parque de bicicletas :yes:! Surge também um novo conceito: “mobilidade suave”.

Pessoalmente, considero este acesso extremamente bem conseguido. De certa forma, copia várias das características de alguns dos acessos da Amadora Este.

Entretanto, atravessei a estação da CP para descobrir o novo terminal da carreira 767. Não foi complicado!

O espaço envolvente foi alvo de uma profunda intervenção, que contemplou também a construção de uma ciclovia, não fotografada nesta imagem :(.

Aqui fica o cartaz da Câmara Municipal da Amadora, para mais tarde recordar!

Estava na hora de regressar à estação do Metropolitano de Lisboa :yes:!

O novo mapa da cidade já assinala a enorme mancha verde ocupada pela Quinta das Conchas e dos Liláses :D.

Não podia faltar a presença deste responsável do Metropolitano de Lisboa, que já tinha encontrado na inauguração do empreendimento Baixa-Chiado – Santa Apolónia :laugh:!

Depois de explorada toda a estação, estava na hora de dar por concluída a minha reportagem fotográfica!

Mas ainda faltava registar alguns pormenores: a começar no nome da nova estação, assinalado no painel de informações das carruagens…

…e a acabar na campainha que dá o sinal de partida nas estações terminais :nuts:!

Fica agora a questão: quando voltarei a ter o enorme privilégio de inaugurar mais uma estação do Metropolitano de Lisboa?

·
Feliz 2020 ;)!
30,635 Posts
O tópico das fotografias já foi actualizado :laugh:. Depois tenho de arranjar um mapa onde a estação da Reboleira já apareça... E não me posso esquecer de actualizar a entrada inicial. Mas isso fica para depois!

Reboleira
Linha azul

Inauguração

13 de Abril de 2016
Intertervenções plásticas de não-autor

·
Feliz 2020 ;)!
30,635 Posts
Recuemos a 2007 :laugh::

Currently Active Users Viewing This Thread: 17 (11 members and 6 guests)

:uh:

Grande festa que para aqui vai, só falta o champanhe. :lol:
Hoje não está muito diferente: 8 membros e 10 convidados a esta hora!

·
Registered
494 Posts
Está muito parecida com a estação de Santa Apolónia. Assim as pontas da linha azul ficam iguais... em azul ahah

Uma coisa que raparei que é que na Reboleira esconderam aquele cabo preto grosso que segue os carris pelo tecto e que em algumas estações é um autêntico estendal.

·
Registered
7,834 Posts
Bravo, bela reportagem :eek:kay:

Quanto à estação, realmente ficou bastante simples, mas a sua simplicidade é que a torna bastante agradável.
O espaço público em volta ficou um mimo e fico bastante agradado por se terem lembrado de incluir um parque de bicicletas (apesar de este parecer-me estar numa zona sem telheiro).
Em suma, conseguiu-se um bom resultado sem ter de fazer obras megalómonas, o ML está de parabens :eek:kay:
Resta saber quais serão as próximas estações a anunciar :lol:

·
Registered
237 Posts
Eu, que devo ser dos membros deste fórum que mora mais perto da estação, agradeço solenemente a reportagem fotográfica, dado que não devo ter oportunidade de visitar a estação tão cedo...
Está realmente excelente. Bom trabalho, pedro de pinto.
Li algures que o arquitecto (tomaria por definição autor das intervenções plásticas) é Leopoldo Rosa..

27641 - 27660 of 35857 Posts