SkyscraperCity banner

7641 - 7660 of 35858 Posts

·
Uma dúzia de anos disto..
30,722 Posts
Agora até já existem ficheiros secretos e teorias da conspiração sobre o Metropolitano.. :lol:

Eu também tenho a minha teoria estapafúrdia, aqui há uns anos surgiu este mapa com uma suposta linha laranja, a chamada linha das colinas (não tenho maior) e curiosamente ninguém sabe a origem do mapa até aos nossos dias..

Interessante é (para além da laranja...), ver que (tal como foi referido) a amarela acaba por ir de encontro à verde (se bem que em Santos e não no Cais do Sodré...)... e principalmente que há uma vermelha que também anda por ali metida sem se saber muito bem porquê ou como... de qualquer modo o mais estranho é a vermelha contemplar uma estação "Camões" que actualmente não faz qualquer sentido com a existência da Baixa-Chiado...

·
Banned
3,766 Posts
Esse pseudo-mapa deve ter sido feito numa época igual à que estamos a viver agora: em que se anunciavam expansões em todas as direcções. No final só se fazem uma dúzia de estações.

·
Uma dúzia de anos disto..
30,722 Posts
Julgo que deverá datar do final dos anos 90 e num contexto de um estudo que poderia não ter a expansão da rede como principal objecto, visto o mapa ser realmente muito pequeno, tipo "nota de rodapé"... Mas que permanece um mistério, isso é verdade...:dunno:

·
Registered
243 Posts
Julgo que deverá datar do final dos anos 90 e num contexto de um estudo que poderia não ter a expansão da rede como principal objecto, visto o mapa ser realmente muito pequeno, tipo "nota de rodapé"... Mas que permanece um mistério, isso é verdade...:dunno:
Eu já vi o pdf original daqui. Teve a ver com a mudança de imagem do Metro. Provavelmente aquelas 2 linhas estavam programadas e se calhar até os simbolos correspondentes foram feitos e estão trancados a 7 chaves... Mas não sei... lol

·
Registered
4,610 Posts
A ligação da Vermelha Prazeres - Ajuda - Restelo - Miraflores - LAV - Carnaxide faz todo o sentido
Eu perferia que fosse a linha amarela a fazer Rato - Estrela - Alcantara terra - Prazeres - Ajuda - Restelo - Miraflores e depois a azul a fazer Reboleira - Damaia - Carnaxide - Miraflores.
Acho que biforcações só complicam o que não precisa de ser complicado.
Achei boa ideia a estação de Alfandega/Alfama

·
Registered
2,419 Posts
Ainda bem que repararam que aquela pétala não deve ser inocente. Se fosse como o tal cartaz (4), a tal pétala não estaria no logótipo dos 50 anos, é a minha opinião.

Também sou da opinião que a amarela deve ir para Alcântara e não para o Cais do Sodré que está servido com uma linha. Sem dúvida pelo mapa de Julho de 2008 (ou será que entretanto já mudaram tudo), a vermelha devia ser uma primeira circular, de modo a melhorar a mobilidade na cidade.

E tal como em 1998, a zona oriental foi privilegiada com uma linha de metro (apesar do péssimo traçado - em que só pensaram chegar à estação do Oriente), a zona Ocidental merece essa melhoria. Porque de muitos pontos da cidade ir para essa zona (Alcântara, Ajuda, Belém-Restelo) é uma verdadeira dor de cabeça.
Nota: Digo isto mesmo não tendo nenhuma ocupação para essa zona da cidade.

·
world citizen
546 Posts
As estações estão muito bem conseguidas!!!!

Agora que não moro na zona do Saldanha é que inauguram isso... cada vez que se ia para o Oriente convinha sempre apanhar autocarro.

Lisboa já tem algo que se possa chamar de rede :banana::cheers:

·
Feliz 2020 ;)!
30,635 Posts
Bom, tenho fotos :D! Mas agora é esperarem, porque a reportagem é parecida com a de 2007 :lol:!

·
Registered
1,797 Posts
oh Ricardo Jorge... tanto facciosismo e preconceito junto.... estou a imaginar-te a escrever essas linhas de olhos esbugalhados, a salivar e a tremer de tanta raiva
Quando as pessoas não têm argumentos, tentam ridicularizar os outros com palhaçadas de escola primária para se fazerem de engraçados.
És formado, mas só academicamente. Típico. :)

Aqui a linha amarela deve ir ter a santos e a verde é que continua para alcantara.
Essa curva na Linha Verde é impossível. Até porque a estás a começar ainda algures nas bilheteiras! :D

É de 1993 (ano de eleições autárquicas). Era parte de um estudo do projecto "final" do mesmo ano, mas no entanto só apareceu num documento desse mesmo ano sobre a mudança de imagem comercial do ML, ligeiramente antes do projecto final anunciado pelo Betoneira do Amaral na inauguração do Campo Grande.

Aqui está o famoso mapa oficial do estudo final desse ano, já com a nova imagem de marca e sem a Linha Laranja (das colinas):

Já tem aparecido por aqui. Seria a rede para o ano 2000. :lol:

·
Registered
4,610 Posts
Já tem aparecido por aqui. Seria a rede para o ano 2000. :lol:
A conclusão a que se chega é que de aí para cá se apostou muito mais nas ligações suburbanas do que era previsto, e despresou-se um pouco a coexão da rede no centro de Lisboa.

Vai pedro! :banana: Dá-lhe!! Mete tudo :D :lol:
:eek: Behave!! :rofl:

·
Feliz 2020 ;)!
30,635 Posts
Calma :lol:! São 120 fotos :D, e o photobucket é lentinho :nuts:!
A primeira parte está quase a vir :D!

·
Feliz 2020 ;)!
30,635 Posts
Inauguração do troço Alameda - São Sebastião [parte 1]

Como todos sabem, foi ontem inaugurado o troço Alameda - São Sebastião :lol:, mas só hoje o pude visitar. Aqui ficam as fotos :eek:kay:!

Ainda no Campo Grande, com o diagrama já actualizado…

…dirijo-me para a linha verde, sentido Cais do Sodré, até à Alameda!

Na Alameda vê-se que ainda há alguns pormenores a tratar…

O túnel a estrear em direcção ao novo empreendimento :banana:!

Perspectiva do cais da Alameda II, inaugurada em 19 de Maio de 1998, e onde a nova sinalética de indicação da estação ainda não chegou :(, a segundos do comboio chegar!

E já em São Sebastião II, o resultado surpreendeu-me :D!

Os contentores provisórios, que espelham algumas intervenções no terminal…

Novo caixote do lixo do metro ou simples decoração :eek:?

Desta vez não me esqueci de provar que foi a R-305 que me levou a conhecer o novo troço, numa composição de 6 carruagens :D!

A indicação da estação, já com a nova sinalética estreada nas estações Pontinha e Carnide, em Outubro de 1997, mas só confirmada daí em diante em Telheiras, em Novembro de 2002, com o elevador atrás…

A carruagem e os ventiladores…

…e também muitos dos que estavam a pisar pela primeira vez a nova estação :lol:!

Bem composta, a carruagem seguiria para o Oriente em breve…

Já a arrancar, e vista do acesso para a linha azul…

E a estação, sem ninguém, fica extraordinariamente ampla e surpreendente :drool:!

A saída de um dos elevadores do cais para a plataforma intermédia do acesso à linha azul…

...onde a indicação de uma linha que cruza 3 outras linhas em 3 estações todas seguidas até nos faz esquecer que estamos em Portugal :lol:!

O acesso para a linha azul, com o respectivo elevador à esquerda, ainda em reparações

De novo as escadas rolantes, vistas de uma nova perspectiva :D

…e agora com umas barras amarelas!

Outros queriam também fotografar a estação, de uma das perspectivas mais brutais, onde os ventiladores revelam a sua grande dimensão…

A publicidade não podia faltar…

…e à direita desemboca o elevador que vence a distância entre a plataforma intermédia e o átrio norte de São Sebastião I :yes:…

...que à primeira vista parecerá decerto confuso para alguns :D!

Pormenor das novas intervenções de Maria Keil

Elevador para o cais da estação São Sebastião I, no sentido Santa Apolónia

A grossura dos pilares revela que a estação de São Sebastião é uma das mais antigas da rede…

…embora a nova intervenção lhe tenha dado uma vida mais jovem, ainda que assinada pela mesma artista de há 50 anos atrás…

…Maria Keil :D!

Perspectiva do espaço observado no final da caminhada entre as duas estações, do lado dos canais de acesso…

…e do lado dos elevadores que fazem a ligação à estação São Sebastião I!

Talvez a hesitar se deveria tomar uma ou outra escada para chegar ao cais do sentido Amadora Este :D

…ou de Santa Apolónia!

Perspectiva do átrio norte, já fora dos canais de acesso

Uma outra intervenção de Maria Keil, similar às do átrio sul…

Acessos à Avenida António Augusto de Aguiar

As bilheteiras enquadram-se muito bem com os tons azulados…

Mas depois de comprar o bilhete poderá haver enganos :lol:, e eu testemunhei um!

Um dos corredores do átrio norte, ontem aberto ao público

Diagrama da estação São Sebastião

Inauguração do troço Alameda - São Sebastião:
Inauguração do troço Alameda - São Sebastião [parte 1];
Inauguração do troço Alameda - São Sebastião [parte 2];
Inauguração do troço Alameda - São Sebastião [parte 3].

7641 - 7660 of 35858 Posts