SkyscraperCity Forum banner

METROREC - Embarcando numa obra de arte

1707 Views 14 Replies 8 Participants Last post by  Leo_Mauritsstad
1 - 15 of 15 Posts
Fiquei curioso para ver ao vivo, nunca mais passei perto de nenhuma linha do metrô. Interessante isso aí...
Eu já viajei no metrô do Recife há alguns anos, a passeio mesmo! Eu ficava um mês ou dois à toa, aproveitava e dava ''umas voltas por aí''. Sempre gostei do MetroREC.
ficou legal a pintura !
é tudo uma questão de gosto

eu pessoalmente num gosto de trens grafitados, me dá uma sensação de mal cuidado, mesmo quando é feito pela própria empresa como no caso
Desculpe aos Recifenses, mas achei horrivel, deu uma péssima impressao pro Metrorec. Detesto esse tipo de "arte" em trens
^^ Nao Leo, eu tb nao consigo, mas eu vi esse video quando passou na TV :)
Ah, então é exclusivo pra assinante mesmo. Será que tem fotos na net? Vou ver se acho.
^^
Eu consegui ver o vídeo aqui...

Mas eu esqueci de comentar justamente o foco da notícia! Ficou interessante mesmo essa pintura nos trens, mas ao mesmo tempo estranho. Deve ser por que nunca vi algo parecido.
Bom, só achei a notícia no site do METROREC:

PROARTECONTEMPORANEA INVESTE NO WOLE TRAIN

O metrô do Recife recebe, nessa segunda-feira,09, dentro do programa Cultura nos Trilhos, PROJETO WHOLE TRAIN 2007 NORDESTE TOUR, idealizado pelos artistas OSGEMEOS e ISE. Esse projeto que tem a parceria da CBTU, tem como principal objetivo, levar arte a população em geral e usuários que circularem nos trens grafitados . A idéia é transformar os trens em grandes obras de arte móveis, uma galeria a céu aberto. Proporcionando, dessa forma, que o público tenha contato com a arte, em vários pontos das cidades, oferecendo uma nova maneira de apreciar a arte além dos museus e galerias.

O projeto PROJETO WHOLE TRAIN 2007 NORDESTE TOUR, é patrocinado por um grupo de "colecionadores" de arte, chamado " PROARTECONTEMPORANEA" que, sensibilizados pela ideologia do projeto, estão investindo nesse novo “caminho” percorrido pela arte da grafitagem. O grupo é formado por Fabio Szwarcwald , Jorge Guinle , Mariano Marcondes Ferraz, Paulo Vieira. O Projeto Wole Train teve início em São Paulo, onde foram grafitados dois trens, no ano de 2002. Devido ao grande sucesso e repercussão na mídia, nacional e internacional, foram executadas novas grafitagens em trens e metrôs do Brasil: São Paulo, com a pintura de dois trens; Porto Alegre, em parceria com a TRENSURB, a execução da grafitagem de dois trens; Rio de Janeiro com a SUPERVIA, com a grafitagem também de dois trens inteiros.

Agora, chegou a vez do Nordeste ganhar esse presente, e ter seus trens da CBTU grafitados. As cidades escolhidas inicialmente foram Recife e João Pessoa. O trabalho desenvolvido nessa região será inspirado nos temas regionais e folclóricos de cada cidade. Todo o projeto está sendo documentado através de fotos e filmagens que serão exibidas posteriormente, num vídeo-documentário e numa exposição de fotografias que percorrerá o Brasil, Berlin e Nova York. Também será confeccionado um catálogo contendo todo o trabalho documentado durante a turnê.

Esta fase do projeto tem seu logotipo criado pelo artista pernambucano J. Borges e conta com nomes de peso na execução das obras. No cenário nacional: Osgemeos, Ise, Nunca e Koyo além de artistas internacionais do grafite vindos da Alemanha: Loomit, Peter.M e Robert.
http://www.metrorec.com.br/ver_noticia.php?id=96
See less See more
Ah, então é exclusivo pra assinante mesmo. Será que tem fotos na net? Vou ver se acho.
eu num sou assinante e consegui ver normalmente
Nem eu sou assinante e vi normalmente. Sinceramente, achei horrivel, da a impressão de um sistema mal cuidado e sujo.
Consegui ver o vídeo agora.

Rapaz, eu gostei do negócio! Teve um que ficou meio tosco mesmo, parecia pichação de moleque mesmo, mas 99% dos vagões mostrados tinham grafites interessantes. Pessoalmente o que eu mais gostei foi o mostrado no final, uma bandeira de PE estilizada, pintada ao longo de um vagão. :D
See less See more
1 - 15 of 15 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.