Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 81 Posts

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Região do Carmo

Igreja de São Roque, desinteressante por fora e embasbacante por dentro

Vista dos edifícios da Rua da Misericórdia

Largo da Trindade

Rua da Misericórdia

Pequenas ruas...

Intervenção contemporanea

Lá embaixo a estação de trens do Rossio (estilo manuelino), uma das mais importantes de Lisboa

Largo do Carmo

Edificio da GNR

Ruinas do Convento do Carmo, o convento esta em ruinas desde o terremoto de 1775, que destruiu Lisboa por completo. O Convento é gótico, hoje é um museu.

Fundos do Convento e a vista de Lisboa

Elevador de Santa Justa (estilo Neo-gótico 1898) e a arquitetura de Siza Vieira

Vistas

Elevador de Sta. Justa

Rua da Prata

Primeiro miradouro

Rio Tejo ao fundo

Parque Eduardo VII

Rossio, a principal praça da cidade...

Chiado, breve histórico:

Área tradicionalmente conhecida pelas suas ligações intelectuais, encontram-se aí várias estátuas de figuras literárias. Fernando Pessoa, um famoso poeta português do século XIX e XX, está sentado a uma mesa no exterior do Café A Brasileira. Além da estátua deste poeta do séc. XX, encontramos também a de António Ribeiro, O Chiado, no mesmo largo. Do outro lado da rua, ergue-se a estátua de Luís de Camões, no largo com o seu nome.

Fernando Pessoa tinha, aliás, uma ligação muito especial com o Chiado. No Largo de S. Carlos, à frente do teatro com o mesmo nome, encontramos o edifício onde nasceu o poeta.

Em 1988 o Chiado ardeu em grande parte, o bairro foi reconstruído com a supervisão do arquiteto Siza Vieira, hoje continua a ser o bairro mais elegante da cidade e onde estão as melhores lojas do país.

Aspecto de ruas do Chiado, ao fundo o belo edifício da antiga empresa de telecomunicações

Ao fundo, na esquina da Rua do Carmo com a Rua Garrett (as mais conhecidas), encontra-se os Armazéns do Chiado, um shopping, projeto do Siza e do Souto Moura

Entrada

Mimico na rua Garrett

Rua Garrett

Adoro os letreiros antigos... Meu florista ;)

Igreja dos Martires, na Garrett

Livraria Bertrand, existe aqui desde 1792

Largo do Chiado

Saida do Metro Baixa-Chiado - Linha Azul e Verde

O café mais famoso de Lisboa, A Brasileira

Rua do Carmo

Edifícios da Rua do Carmo

Rua do Carmo e edifício Grandela

Rua do Carmo, no alto o acesso ao elevador de Sta. Justa

Publicidade gratuita

Esqueci o nome desta rua, mas Lisboa é assim, ao fim de uma rua, o Tejo...

Lojinhas do Chiado

Colcci na Rua Evens

Loja de design, lindissima a loja, fica no Chiado

Teatro de São Carlos, a Ópera, Chiado

Teatro São Luis

Electrico (bondinho) passando, ao lado edifício onde nasceu Fernando Pessoa

Largo Camões

Igreja do Loreto

Edifício do Consulado do Brasil (1 andar)

Bairro Alto, ou só Bairro, meu bairro...

O Bairro Alto, outrora conhecido como Vila Nova dos Andrades, é uma zona típica de Lisboa de ruas estreitas e empedradas adjacentes às zonas do Carmo e do Chiado, com casas seculares e pequeno comércio tradicional. Construído mais ou menos em plano octogonal em finais do século XVI, o Bairro Alto é um dos mais pitorescos da cidade. Desde os anos 80 que é a zona mais conhecida da noite lisboeta, com inúmeros bares e restaurantes a par das casas de fado, local onde se situavam também quase todos os órgãos de imprensa de distribuição nacional. Nos últimos 20 anos adquiriu uma vida muito própria e característica, onde se cruzam diferentes gerações na procura de divertimento nocturno.

Parte dos prédios foram ou estão a ser recuperados, mantendo-se a traça original dos mesmos, o que veio permitir a instalação de novos e alternativos espaços comerciais, encontrando-se desde lojas multimarca e ateliers a lojas de tatuagens e piercing. Aos poucos verifica-se também que passou a ser procurado como um lugar para viver, estando a sua população a ser renovada e rejuvenescida.

O trânsito de automóveis em boa parte do bairro só é permitida a moradores. O Bairro Alto é visto como um bairro mais alternativo ao luxo do Chiado, possui lojas, galerias de arte e restaurantes famosos e é o principal pólo de diversão noturna de Lisboa.

Rua do Norte

Rua da Barroca

Livraria que funciona até as 3 da manhã

Point gay a noite...

Rua da Rosa

Rua do Diário de Notícias

Rua de São Pedro de Alcantara

Pelo Bairro a fora...

Um portal de uma escola, muiiiito antigo

Basílica da Estrela

Ao fundo a biblioteca Camões

Galeria de arte, com exposição da brasileira Lygia Pape

Loja e Atelier da estilista mais famosa de Portugal, Fátima Lopes

Intervenção contemporânea no Bairro Alto

Arco da Rua da Rosa

Conservatório Nacional de Música

Rua do Loreto
Biblioteca Luis de Camões

Ao fundo a cúpula da Basílica da Estrela

Lojas do Bairro

Tradicionais

Moderninhas

Basilica da Estrela

Elevador da Glória

Vistas do Miradouro de São Pedro de Alcantara

Tejo, Sophia de Mello Breyner

Zeh e Lisboa ao fundo ;)

·
Registered
6,038 Posts
Gostei imensamente, zeh...... ainda mais que você foi me explicando tintim por tintim, no MSN a cerca das fotos!
Vc está de parabéns...... valeu pelo thread! :)

·
Registered
4,755 Posts
ai !!!! qts saudades !!! ...zehhhh! fizeste-me reviver os lugares por ande passei !!! fui de elétrico até a Basílica da Estrela!! tirei foto com o F. Pessoa, fui no shopping do Chiado, subi pelo Santa Justa, tomei cafezinho ( bica ) no " A Brasileira ", mas, não fui nesse miradouro ( não sabia onde era ! ) e queria subir pelo elevador da glória , mas tb não deu tempo ( faça-o por mim !! ) :)!

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Lindas fotos, pena que tantos prédios bonitos estejam pichados.
Sim as pichações no meu bairro são frequentes... Há quem ache que elas fazem parte do ambiente underground do bairro já que é essa a postura assumida por ele, eu não gosto... Mas como o bairro é boemio e muito frequentado por jovens acaba por ser inevitável, é sem dúvida o bairro mais pichado de Lisboa :)

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Discussion Starter · #10 ·
ai !!!! qts saudades !!! ...zehhhh! fizeste-me reviver os lugares por ande passei !!! fui de elétrico até a Basílica da Estrela!! tirei foto com o F. Pessoa, fui no shopping do Chiado, subi pelo Santa Justa, tomei cafezinho ( bica ) no " A Brasileira ", mas, não fui nesse miradouro ( não sabia onde era ! ) e queria subir pelo elevador da glória , mas tb não deu tempo ( faça-o por mim !! ) :)!
Não sabia onde era o Miradouro com a vista mais bonita de Lisboa? Oh god... fica a 3 minutos de minha casa... Mais um desculpa para você voltar... O Elevador da Glória eu subo quase todos os dias, as vezes nao tenho paciencia e subo aquilo tudo a pé... :lol:

·
Registered
119 Posts
Bela cidade. Espero que quando eu for pra Lisboa tenham colocado abaixo os prédios dos anos 60-70 e reconstruído os antigos do séc. XVIII e XIX.

Lisboa, sempre charmosa. Lindas fotos.

·
Registered
4,657 Posts
Que legal teu bairro!!
E quantas ladeiras hein...me parece que andar por elas deve ser bastante cansativo, mas bem agradável com todo esse conjunto!
Pena que não tiraste fotos dos bondes, apenas dos trilhos...[:(]

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Discussion Starter · #17 ·
^^ é isso aí... meu thread é excluente mesmo... só quem tem boas conexões e bons pcs conseguem vê-lo todo...

·
Registered
12,235 Posts
PQP.....caralho! Que bairro maravilhoso Zeh. Que arquitetura! E esse clima tão humano do lugar? Fodissimo! Me carrega pra aí.

·
Thiago Agom
5,997 Posts
hum... Finalmente um tempinho meu amigo para fotografar. Muito legal mesmo!!!!!!!!

Arquitetura de Lisboa é fascinante.

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Wally... ué, vâmbora!

1 - 20 of 81 Posts