Skyscraper City Forum banner
1 - 19 of 19 Posts

·
...
6,248 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Há tempos planejava fazer um thread da região da cidade em que moro desde 2002 (antes morava no interior do RS). Planejava postar fotos melhores, mas como agora estou sem máquina :eek:hno: vou postar estas mesmo.

É uma região que eu adoro viver e para mim a melhor da cidade, pois aqui estou a uma quadra do trabalho, há 5 quadras da Rua da Praia (Casa de Cultura, etc), 3 do Gasômetro, 7 da Cidade Baixa :banana: , etc. Enfim, uma região que apesar da insegurança, dos mendigos e da defciência na limpeza eu não penso em deixar tão cedo. Os prédios residencias em geral são simples, nada demais, e aparecerão discretamente no decorrer do thread :D

Ela pode ser definida como um conjunto de 5 ruas paralelas Rua da Praia (Riachuelo, Duque de Caxias, Fernando Machado - minha preferida - Demétrio Ribeiro e Washington Luiz), numa extensão de 10 quadras.

1 - Fotos do Parque Harmonia, visto de casa:) Numa destas janelas deste prédio grande, vulgo "chocolatão", trabalha meu Chefe :D (Funcionário comprometido....)

2 - Interior do Parque (foto já postada em outro thread meu)

3 - Tb já postei esta foto

4-
Agora no outro lado do Centro, primeira paralela à Rua da Praia: Riachuelo.

5 - Arquivo público do RS

6 -

7 -

8 -

9 -

10 -

11 -

12 - Numas ruas transversais

13 -

14 -

15-

16- Agora a melhor delas, que passa em frente ao Piratini: Duque de Caxias. Esta foto mostra um Colégio (?) e a frente do TRE, prédio bem bonito, mas não tenho foto :(

16 - b

17 -

18 -

19 - Foi restaurado, mas não tenho foto recente!

20 -

21

22-

23 -

24

25 -

26 -

27 -

Agora, Rua Fernando Machado. Morei nesta rua, é ótima, limpa, movimentada, quanta saudade...Morei ao lado destes casarões.
28 -

29 -
Curia metropolitana

30 -
Este Castelo tem histórias...

31 -

32 -
Rua Demétrio Ribeiro - Nesta rua tem muitos casarões, mas em geral com estado de conservação meio ruim e pinturas de mau gosto.
33 -

34 -

A Rua Washington Luiz em que moro não tem casarões. Só prédio residenciais e comerciais. Apesar da vista para o Parque e Rio, acho ela a pior destas ruas :( Depois coloco fotos de prédios residenciais e comerciais para ilustrar, não quero compromoter a uniformidade do thread :cheers:
Para concluir, fotos do Caminho dos Antiquários, a "San Telmo" gaúcha, tb numa região próxima :D
35 -

36 -

37 -

38 -

·
.
8,813 Posts
Muito bom o thread! Adorei! :)

O Centro de Porto Alegre guarda várias surpresas! Eu, pelo menos, desconhecia várias dessas construções! Algumas eu me lembro daquele passeio que a gente fez com o Gabriel, mas a maioria é inédita pra mim!

Eu nunca pensei que iria dizer isso, heheh, mas em algumas fotos Porto Alegre me lembrou de Montevidéu... Algumas construções me recordam as de Pocitos, mas, no geral, me lembram mais o Centro mesmo!

O prédio da foto 4 é muito bonito! Gosto muito dele! As construções das fotos 10 (poderia muito bem ficar em Pelotas, heheh), 16, 19, 21, 29 (muito legal essa, desconhecia totalmente) e 31 são bem bonitas também! Os conjuntinhos das fotos 13, 14 e 21 são bem charmosos! Ah, e muito bonita essa rua da foto 9!

Valeu pelas fotos! ;)

·
Banned
51 Posts
Porto Alegre é, sem dúvidas, uma das cidades brasileiras com maior nº de pichações por metro²!!

:///

Moro no interior do RS, em Cachoeira do Sul ... aqui nao existe nenhuma pichação, nada mal para uma cidade de 100 mil habitantes!

mas porto é agradável embora esteja se tornando cada vez mais violente

:))

·
Registered
1,288 Posts
Cara...eu curto muito essa parte do centro!!Acho muito legal mesmo..,fica no meio do centrao e ao mesmo tempo as ruas tem um aspecto de bairros mais calmos da cidade!!!Muitos dos predios mostrados nunca havia visto tambem!Parabens.

·
-*-*-*-
26,387 Posts
Poxa Eduzinho!!

Estou realmente surpreso com suas fotos....pensei que
ja tinha visto aqui no SSC tudo do centro......mas estava enganado!!
Essa parte residencial da Duque de Caxias para baixo eh realmente bem bacana.
Tinha um amigo que morava na Fernando Machado....a rua eh bem legal mesmo.
Quem dera nao tivessem construido esses espigoes nessa regiao........ e sim
preservado somente essas casas do comeco do seculo.......seria demais!!
Tb tenho que conhecer esse "caminho dos antiquarios" proxima vez que for a POA!!!

Gracias muchaco por las fotos!!:cheers:

·
.
16,968 Posts
Nossa, muito bom, surpreendeu! Pensei que você morava numa birosca! hehehe Brincadeira :p

Mas é bem lindo mesmo, muitas construções antigas bonitas e bem preservadas. Gosto dos predinhos tipo da foto 12 e 13, da 23, do conjunto da 31... Ah, gostei de quase tudo, esses aí eu citei porque fui correndo o thread e me chamaram mais a atenção.

·
_-_
2,815 Posts
adoro os threads de POA.. cidade mto bonita, bem arborizada (eh o q vejo pelas fotos, não conheço ao vivo).. deu vontade de ficar ali naquele lugar da foto 2 apreciando a vista.. legal o castelinho da 30, chama a atenção.. gostei de tds as fotos.. valeu :eek:kay:

·
...
6,248 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Farrapo: Pois é, esta lugar do Centro da capital é bem agradável mesmo. Há um tempo atrás estava bem ruim viver por aqui, mas nos últimos meses percebe-se uma sensível melhora na segurança pública, na limpeza, diminuição de mendigos e crianças de rua e diversas ruas tiveram seu asfalto restaurado! Este prédio da foto 20 d Curia fica nos fundos da Catedral Metropolitana e aqueles conjuntos que vc gostou eu tinha certeza que seria assim :D A rua da foto 9 é a Riachuelo é bem agradável mesmo, embora eu não acho ela uma das mnelhores, sei lá, dá a impressão de ser meio insegura em relação a Fernando Machado, por exemplo! Obrigado pelos comentários ;)

Gerson: Eduhaus gosta de surpreender..hehe. Esta caminho dos antiquários está apenas "engatinhando" mas eu acho que terá bastante sucesso e tende a se fortalecer, até pq eles tem investido em sinalização, melhoria na praça, etc. Com o Capitólio concluído acho que vai atrair mais público ainda e valorizar aquela região! Valeu "Gentleman" pelos coments :D

Bruno BHZ: BINGOOOOOO! :) Quando eu postei estas fotos que vc citou tinah certeza que estas vc iria gostar e comentar, até comentei com o Farrapo no msn que várias fotos eram ao estilo "Bruno BHZ" :D Este conjunto da foto 31 deve ter o dobro da foto, mas como está curvo eu não consegui enquadrá-lo direito. Lembra aquele da rua do Moinhos de Vento! Valeu ;)

Depois eu comento os demais posts ;)

·
4,575 Posts
Que lugar sensacional!

Quantos prédios bonitos, não vi tantas pichações (comparando com S.Paulo, que é malhada de pichações :eek:hno: ).

Realmente, este lugar, com esses prédios simples, é o meu conceito de lugar pra se viver, Centro é Centro. Lindas fotos, eu realmente adorei, e gostei muito da arborização das ruas, em São Paulo, estes prédios simpáticos residenciais já teriam se transformado em comerciais horrendos, como é comum, infelizmente, na Região Central.

Lindas mesmo! :applause:

·
Sirvam nossas façanhas
932 Posts
este lugar do centro é muito legal e nada a ver com a parte "baixa" lá da júlio e da rodoviária ...

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Este é a parte do centro de Porto Alegre que eu mais gosto, bucólica, calma, tranquila, que nos faz muitas vezes pensar que voltamos no tempo.

Algumas destas ruas eu conheço, outras eu nunca fui, mas todas são fascinantes. Os prédios antigos, as inúmeras árvores, as ruas de calçamento de pedra, só tornam o lugar ainda mais agradável.

Parabéns! As fotos estão ótimas, não vou comentar nenhuma especial, pois levaria muito tempo, mas dou destaque às 3 primeiras, que mostram o quão é arborizada a cidade, com seus enormes parques.

Valeu pelo thread, Eduhaus.

:)

·
...
6,248 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Opa, Obrigado Teixeira, portoimagem, PeterPOA e mascote pelos comentários :)

O centro de POA esconde realmente muitas surpresas, basta ter sensibiloidade para enxergá-las, uma pena que este patrimônio encontra-se cada vez num ambiente mais hostil ;)

·
**16º ano**
**17º ano**
25,815 Posts
Belas fotos Edu, essa região pode nao ser a melhor de POA, mas tem construções lindas, nas suas fotos parece ser um lugar bem agradável de viver. Gostei muito!

·
Banned
3,705 Posts
Belas fotos!!!

Eu sou realmente apaixonado pelas cidades do sul e pelo litoral nordestino brasileiro!!!

Essas fotos de POA mostraram bastante as construções históricas da cidade. E aquele castelo... que hilário!!! :D

·
Taking On The World
26,559 Posts
Porto Alegre é, sem dúvidas, uma das cidades brasileiras com maior nº de pichações por metro²!!

:///

Moro no interior do RS, em Cachoeira do Sul ... aqui nao existe nenhuma pichação, nada mal para uma cidade de 100 mil habitantes!

mas porto é agradável embora esteja se tornando cada vez mais violente

:))

tenho vários parentes em Cachoeira do Sul. A família do meu pai é inteira daí. Tem até um edifício, Ed. Penna (meu sobrenome) no centro da cidade, construído por meu avô. Tem uns 4 andares de altura eu acho. Faz muito tempo q não visito a cidade, nem me lembro.

Me lembro q fica ao lado de um clube q tem no centro, e quase na frente tinha uma sorveteria.

·
Taking On The World
26,559 Posts
legal, conheço muito pouco essa parte do centro.

Edu, tem um pouco de trabalho e edita pra nós um mapa do GoogleEarth com as numeros indicando os lugares das fotos...

·
...
6,248 Posts
Discussion Starter · #19 ·
legal, conheço muito pouco essa parte do centro.

Edu, tem um pouco de trabalho e edita pra nós um mapa do GoogleEarth com as numeros indicando os lugares das fotos...

Aces, meu computador é um Duron 700 (800 de processador, 128 Mram, 20 GB de disco, etc), não roda o Google earth:eek:hno:

Valeu pelos comentários! RRC e Alexandre tb!

1 - 19 of 19 Posts