SkyscraperCity banner
1 - 20 of 35 Posts

·
DESIGN
1,607 Posts
Discussion Starter · #1 ·
MEMORIAL DESCRITIVO INFINITO COMPLEXO EMPRESARIAL

Localizado no Bairro Olhos D’água entre as Ruas Dra. Gabriela de Melo, Henriqueto Cardinalli e Av. das Torres, em um terreno que tem uma grande faixa ocupada por área de servidão da Cemig, o edifício de uso comercial e serviços foi implantado de forma a ocupar a área edificante sem sobrecarregar a paisagem, respeitando o meio ambiente.

O acesso de veículos e pedestres se dá pela Rua Henriqueto Cardinalli, de forma que todos passam pela frente do prédio antes de entrar. Os visitantes desembarcam em local coberto e de ventilação e iluminação natural, em um nível de comércio, e os veículos descem por rampa a um dos três níveis de estacionamento subsolo.

Respeitando a altura máxima permitida, com três pavimentos acima do nível médio do terreno edificável, o complexo é composto por quatro blocos de três pavimentos de escritórios interligados no topo por um último corrido e na base por um pavimento de comércio e um terraço.
Os blocos possuem um generoso afastamento entre eles, gerando vazios que além de dar permeabilidade visual à paisagem, abrigam uma árvore em cada um deles, trazendo a natureza para dentro do edifício.

O volume é todo revestido em vidro, proporcionando visibilidade, ventilação e iluminação natural, controlada por brises horizontais ao longo de todo o edifício, e pela variação dos vidros nas fachadas: mais escuros onde a insolação é maior e mais claros onde é menor.

Parte da cobertura é inclinada, gerando sobre o último pavimento uma área que hora abriga as áreas técnicas, hora pé direito duplo. Sobre essa superfície serão instaladas placas fotovoltaicas para geração de energia. O restante da cobertura, assim como o terraço que une os blocos, possui piso elevado com captação de água pluvial para reutilização.

:)

Fonte: Gustavo Penna Arquitetos e Associados

·
Registered
36,214 Posts
Se isso sair seria fantástico

adoro Gustavo Penna

·
Registered
1,147 Posts
Sei que não tem nd a ver com o thread, off-topic msmo, mas eu tenho que perguntar: vcs viram esse projeto para Auditório do Museu de Artes e Ofícios (MAO)???

http://gustavopenna.com.br/projetos/exibir/auditorio_do_museu_de_artes_e_oficios/38

IMAGINEM QUE COISA LINDA!!!
Só tem uma imagem, às vezes é um estudo, sei lá. Mas só de já existir um projeto eh pq existe real possibilidade de ser realizado!!!

·
Registered
1,890 Posts
Nossa, eu achei maravilhoso, lindo, tesão, perfeito! :lol:

agora, se colocarem esse letreiro escroto eu broxo...

1 - 20 of 35 Posts