Skyscraper City Forum banner
1 - 12 of 12 Posts

·
Lover urbanism
Joined
·
724 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Projeto em substituição ao Complexo Andradas.

PRAÇA DA CIDADE

O projeto Praça da Cidade se caracteriza principalmente pela sua implantação no terreno, criando eixos de acessos entre o bairro Santa Tereza e o bairro Santa Efigênia.
Em referência à topografia do bairro Santa Tereza, partimos de um escalonamento nos 4 primeiros pavimentos do empreendimento para a criação de praças urbanas, nos dois lados dos eixos de acesso.
Considerando um grande recuo ainda junto a Rua Conselheiro Rocha, com fachadas ativas – comércio e serviços – e áreas permeáveis sobre terreno natural, pode-se acessar as 8 praças em níveis “crescentes”, seja pelos passeios propostos, seja pelas rampas acessíveis que ligam as praças. No 4° pavimento há a ligação por passarela, larga e exclusiva para pedestres, até ao lado do Boulevard Shopping, conectando e possibilitando essa integração, com caminhos repletos de jardins e canteiros, onde o verde predomina.
Nas praças abrem-se as possibilidades de utilização pela população de todas as idades, com playgrounds, academias ao ar livre, mesas para jogos, enfim, entretenimento e contemplação; com vista privilegiada para o bairro Santa Tereza.
Duas torres corporativas “brotam” das praças no 4° pavimento, com 2 fachadas inclinadas em cada uma delas, intencionalmente direcionadas junto ao olhar de quem está no bairro Santa Tereza, atenuando a sensação de um “elemento vertical”.
Nas edificações, vidros transparentes e sem reflexão, para transparecer o que se vê além dos mesmos, muitas jardineiras em todos os pavimentos e jardim vertical tonalizando em verde a essência do projeto.
Suaviza-se pelos escalonamentos das praças e inclinações das torres, potencializando ao verde predominante, a proposta do conjunto.
Em consequência, a requalificação da área, da micro região e intrinsicamente da Rua Conselheiro Rocha, estendendo-se às praças e suas diversas possibilidades de uso.

Bernardo Farkasvölgyi



Apresentação: http://www.phvengenharia.com.br/downloads/cidade.pdf























 

·
Registered
Joined
·
733 Posts
A mesma coisa de sempre da Farkasvolgyi! Não é necessariamente ruim mas também está muuuuuuito longe de ser bom. Apesar que pela localização duvido que saia mesmo, que nem foi com a torre de 350m
 

·
Jesus is the way!
Joined
·
5,687 Posts
Eu gostei muito!! Perto do que e feito no Brasil, esta muito acima da media....
 

·
Registered
Joined
·
12,150 Posts
poderia estar nas proximidades da região central da cidade (em uma grande avenida). não curto esse esparramamento de predio por tudo que é canto (e o caso grave de BH é que até em cima de morro erguem edifícios... como se faltasse terreno na cidade)
 

·
Never delete
Joined
·
102 Posts
poderia estar nas proximidades da região central da cidade (em uma grande avenida).
o projeto é localizado à margem da avenida dos Andradas (3 pistas sentido bairro, 3 pistas sentido centro, trecho de ciclovia rápida que liga até a região hospitalar/savassi, córrego aberto, 2 pistas largas pra cooper/ciclismo/skate etc e a linha de trem/metrô), a 2km do centro da cidade (os ângulos das imagens mostram mais o fundo do bairro residencial - em grande parte tombado - e um pouco da região hospitalar). um dos diferenciais inclusive é a nova conexão do bairro à avenida sobre a linha de trem.

não curto esse esparramamento de predio por tudo que é canto (e o caso grave de BH é que até em cima de morro erguem edifícios... como se faltasse terreno na cidade)
mas realmente falta terreno na cidade e não existe isso de "plano" em BH. boa parte dos bairros possuem leis de ocupação restritas e outros são mais protegidos/possuem maior número de patrimônios tombados. a maior parte dos lançamentos imobiliários atuais estão nas cidades conurbadas da região metropolitana exatamente por isto. recomendo visitar a cidade ou pesquisar o relevo da região.
 

·
Not Registered User
Joined
·
3,978 Posts
Gostei, qualquer coisa aí é boa para recuperar essa área degradada do Santa Tereza! Pena que os moradores do bairro não pensam assim...

Ô associação chata do carvalho! Uma mistura de velhotes com bichos-grilo-fora-Têmi!
 
1 - 12 of 12 Posts
Top