A UNIFEI escolheu a GPA&A para desenvolver o projeto do seu novo campus, em Itabira. Nossa proposta, vencedora da concorrência realizada pela instituição no fim do ano passado, se alinha ao objetivo da universidade de tornar-se um agente de desenvolvimento regional por meio de um campus de padrão internacional, em termos de infraestrutura, relacionamento social e integração com a natureza. Ao se instalar em Itabira, a Unifei, original de Itajubá, pretende transformar o perfil econômico da região, de extrativista a tecnológico, uma vez que a atividade mineradora tem apenas mais algumas décadas de vida.
O campus foi concebido para ser um parque à disposição da comunidade. Contará com teatro, ginásio, quadras, piscina semi-olímpica, academia de ginástica, além de trilhas do conhecimento e amplas áreas de convivência. O complexo terá sete conjuntos de prédios, incluindo um parque tecnológico e centros administrativo e acadêmico, o que significa uma área construída de aproximadamente 80.000m². A implantação dos edifícios foi pensada para aproveitar ao máximo a incidência do sol e do vento, a topografia e a vegetação local, garantindo o mínimo de impacto e valorizando as qualidades do lugar. Nas áreas livres, as encostas serão mantidas como áreas de preservação e o lago ganhará destaque dentro do complexo. O uso de transporte público será estimulado pela construção de um terminal que restringe o acesso de carros particulares e oferece meios alternativos. Os visitantes poderão circular por faixas exclusivas a pedestres, bicicletas e por vias de baixa velocidade.
Após a construção, o complexo abrigará 10.000 estudantes de graduação e pós-graduação. Segundo o reitor, Prof. Renato Nunes, a prioridade é a qualidade da formação, não a quantidade, tendo como referência o americano Massachusetts Institute of Technology (MIT), com número semelhante de alunos. Todos os espaços acadêmicos foram pensados a fim de atender ao sistema de ensino PBL (Problem Based Learning), em que os estudantes são divididos em grupos de trabalho e aprendem a partir da solução de problemas multidisciplinares. Ao invés de salas de aula formais, os prédios oferecem ambientes amplos e dinâmicos, que promovem a integração de alunos, professores e comunidade e propiciam diversas escalas de encontro. A primeira etapa da obra deve ser concluída no fim de 2013.
Isso é uma universidade pública??? Subversão total do arquétipo que o nome carrega, de estrutura pouco funcional e com estética pobre (pra ser leve com as palavras)!
o "telhado maluco" é justamente um dos diferenciais mais interessantes deste projeto.....pelo menos os projetos finais do GPA&A costumam ser bem fiéis aos originais
This is an older thread, you may not receive a response, and could
be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
SkyscraperCity Forum
A forum community dedicated to skyscrapers, towers, highrises, construction, and city planning enthusiasts. Come join the discussion about structures, styles, reviews, scale, transportation, skylines, architecture, and more!