Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 22 Posts

·
Registered
469 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Resolvi postar algumas fotos de uma das cidades que mais gosto no meu Goiás.
Por acaso o berço de todas elas, Cidade de Goiás, antiga capital do estado.
Sua população estimada em 2005 era de 26.705 habitantes de acordo com o IBGE.
Cidadezinha aconchegante e apaixonante.
Seguem as fotos:

01 -

Começando com um belo poema da poetisa Cora Coralina

Agora as principais igrejas:

02 -

Igreja de Nossa Senhora Aparecida na entrada da cidade concluida em 1910.

03 -

Igreja de Santa Barbara concluida em 1780.

04 -

Igreja de São Franciso de Paula, a mais antiga da cidade concluída em 1761.

05 -

Igreja da Boa Morte concluída em 1779.

06 -

Igreja do Rosário construida em 1734, porém reconstruida em 1934.

Arquitetura da cidade.

07 -

Forúm

08 -

09 -

10 -

11 -

Casa de Cora Coralina

12 -

Cruz do Anhanguera, "não é a original", ela foi carregada pela enchente de 2001 e após encontrada, guardada no Museu da Boa Morte

13 -

14 -

Simpático né

15 -

16 -

17 -

18 -

19 -

Chafariz de Calda

20 -

21 -

Goias Velho e suas charmosas ruas de pedra

22 -

Museu dos Bandeiras, antiga cadeia

23 -

24 -

Rio Vermelho

25 -

26 -

Feita de Pedra Sabão, na igreja de São Francisco de Paula

27 -

28 -

29 -

Chafariz da Carioca

30 -

Caixa dos Correios antiga

Natureza da região

31 -

32 -

33 -

34 -

Assim finda meu passeio pela antiga Vila Boa, patrimônio histórico da humanidade.

·
.
16,969 Posts
Linda mesmo, e digo isso não só por essas fotos, mas porque tive o prazer de conhecê-la em janeiro deste ano!
Tenho um irmão que mora em Brasília e ao visitá-lo "exigi" que no fim-de-semana fossemos conhecer Goiás velho.

Adorei a cidade, gostei ainda mais do que esperava. Lembra muito as cidades históricas mineiras, claro, e pra nós mineiros é muito legal ver essas semelhanças. Por outro lado, cada cidade tem seu estilo próprio, mesmo sempre indo em Ouro Preto, uma cidade bem mais grandiosa, gostei de Goiás tanto quanto.

Achei tudo muito bem conservado e arrumado (aliás, achei tudo que vi do estado de Goiás, no caminho, muito arrumado e próspero).
Fiquei numa pousada logo atrás da Igreja do Rosário, que é LINDA, esse estilo constrasta com o casario ao redor, é muito imponente. Outro lugar que achei super bonito e gostoso foi essa praça do chafariz da foto 18 e do Museu das Bandeiras. Acho muito bonito e especial essa combinação de casario antigo em volta de uma área toda gramada, com algumas grandes árvores ao redor, postes antigos, terreno levemente inclinado... Estar ali é uma sensação que só cidade histórica permite, mesmo, é perfeito, um lugar genuinamente antigo, preservado... isso que é ser chique hehehe E quando a noite cai, o movimento de carros quase desaparece, os postes acendem...

Uma coisa que gostei da cidade foi, como dizer... sua "genuinidade". Não estava lotada turistas, moradores da cidade eram o grosso de pessoas nas praças, os restaurantes bem simples, comida goiana, atendimento informal, educado, tudo barato, nada de exploração... Só o calorão que tava brabo hehe

·
Registered
22,320 Posts
Vila Boa eh linda mesmo, tenho boas recordacoes desta cidade, gostei muito do thread, parabens pelas fotos! Com certeza voce deve ter divertido muito ai, nao e mesmo?!

·
Registered
204 Posts
:eek2: Que lindas fotos!
Goiás é um show de cidade, andar nas suas ruas e vielas é como voltar duzentos anos na história! O centro histórico da cidade é muito bem preservado, e melhorou muito depois que recebeu o título de Patrimônio da Humanidade. Nem a enchente de 2001 conseguiu ofuscar o brilho desse patrimônio. Tudo foi reerguido e reconstruído e tá tudo muito bonito de novo. Pena que a cidade continua sendo pouco conhecido no restante do Brasil!
As ruas de pedra, os postes em forma de lampião e a Serra Dourada ao fundo deixam a cidade muito charmosa! Vale a pena conhecer o berço de Goiás.

·
:)
18,427 Posts
A cidade de Goiás é linda, mas acho que ela poderia ser muito mais explorada e divulgada por seu rico patrimônio histórico, afinal ela faz parte da pequena lista de patrimônios da UNESCO no Brasil. ^^

Alguém saberia me dizer se existe postais da cidade disponíveis à venda?

·
Registered
469 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Ezio, adoro aquela cidade sempre acabo com meu stress indo pra lá.
Realmente o calor de lá é terrível mesmo, mas em compensação o frio da noite compensa ainda mais se estiver com um cobertor de orelha do lado hehe.

·
Registered
469 Posts
Discussion Starter · #9 ·
A cidade de Goiás é linda, mas acho que ela poderia ser muito mais explorada e divulgada por seu rico patrimônio histórico, afinal ela faz parte da pequena lista de patrimônios da UNESCO no Brasil. ^^

Alguém saberia me dizer se existe postais da cidade disponíveis à venda?
Realmente a cidade não é muito divulgada. Você encontra postais na cidade, aqui em Gyn mesmo eu nunca achei sequer um postal em uma banca de revistas.
Rapaz pra que cartões... vai pra lá e tire suas próprias fotos, seus próprios cartões, te garanto que será uma das melhores viagens da sua vida. hehehe.
É um lugar adorável...

·
Gyn Tônica
2,909 Posts
Belas fotos Thiago!
Goiás Velho e Pirenópolis são lugares muito especiais em nosso estado!
O ruim em Goiás são as pedras que são maiores que em Pirenópolis, e para quem tem carro baixo, fica difícil de se locomover!
Valeu Thiago!

·
Registered
2,372 Posts
as fotos ficaram otimas, porém goiás velho não consegue me agradar, a cidade não tem ventilação e seu calor entre 11:00 até 16:30 chega a ser insuportável, com um grade agravo, não tirando o merito da cidade mas recomendo goiás velho eu seu periodo noturno que é muito agradavel

·
5,549 Posts
Bem histórica e linda.

·
eu mess
5,243 Posts
Realmente a Cidade de Goiás é linda. Não tem a imponência de Ouro Preto, o que, de nenhuma maneira, tira seu charme. Fui lá apenas uma vez, em 2001, no Festival de Cinema Ambiental. Não participei de nada, fui apenas pra conhecer a cidade, sem saber o que se passava, e topei com o tal festival. Era um frio terrível - vê-se que o cerrado é uma terra de extremos - e a noite pedia vinho, acompanhado dum belo empadão goiano.

Linda mesmo, e digo isso não só por essas fotos, mas porque tive o prazer de conhecê-la em janeiro deste ano!
Tenho um irmão que mora em Brasília e ao visitá-lo "exigi" que no fim-de-semana fossemos conhecer Goiás velho.

Adorei a cidade, gostei ainda mais do que esperava. Lembra muito as cidades históricas mineiras, claro, e pra nós mineiros é muito legal ver essas semelhanças. Por outro lado, cada cidade tem seu estilo próprio, mesmo sempre indo em Ouro Preto, uma cidade bem mais grandiosa, gostei de Goiás tanto quanto.

Achei tudo muito bem conservado e arrumado (aliás, achei tudo que vi do estado de Goiás, no caminho, muito arrumado e próspero).
Fiquei numa pousada logo atrás da Igreja do Rosário, que é LINDA, esse estilo constrasta com o casario ao redor, é muito imponente. Outro lugar que achei super bonito e gostoso foi essa praça do chafariz da foto 18 e do Museu das Bandeiras. Acho muito bonito e especial essa combinação de casario antigo em volta de uma área toda gramada, com algumas grandes árvores ao redor, postes antigos, terreno levemente inclinado... Estar ali é uma sensação que só cidade histórica permite, mesmo, é perfeito, um lugar genuinamente antigo, preservado... isso que é ser chique hehehe E quando a noite cai, o movimento de carros quase desaparece, os postes acendem...

Uma coisa que gostei da cidade foi, como dizer... sua "genuinidade". Não estava lotada turistas, moradores da cidade eram o grosso de pessoas nas praças, os restaurantes bem simples, comida goiana, atendimento informal, educado, tudo barato, nada de exploração... Só o calorão que tava brabo hehe

·
Baiano sim senhor!
41,898 Posts
Cidade linda!
Além do rico patrimônio, a cidade esbanja limpeza, organização e uma bela natureza, não é por acaso que Goiás é patrimônio da humanidade, parabéns pelo belíssimo thread.

1 - 20 of 22 Posts