SkyscraperCity banner
1 - 20 of 52 Posts

·
Registered
5,094 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Aproveitando uma recente viagem a trabalho pelo Rio Grande do Sul, posto aqui algumas poucas imagens aéreas que fiz do "avião" no qual viajei. Permaneci apenas 1 dia em Porto Alegre e o restante na cidade de Rio Grande, que tem um dos maiores portos do Brasil. No desenrolar do thread passarei algumas de minhas impressões, com surpresas, decepções, impressões de primeira viagem.

Pra começar, o avião no qual fiz o trajeto Porto Alegre-Rio Grande. Passei medo, muito medo:

Decolando de Porto Alegre (Guaíba ao fundo):

Impressionante densidade da capital gaúcha:

Estádio Olímpico (Grêmio) em destaque:

Beira-Rio (Internacional). Fiquei impressionado com a proximidade dos dois:

Algumas periferias:

Belíssima paisagem:

Daqui em diante, sequência de imagens da Lagoa dos Patos, sua imensidão azul, praias e formações espetaculares:

Quase chegando à cidade de Rio Grande:

·
Registered
1,504 Posts
:cheers::cheers:

Belíssimas fotos, de babar! Quero ver as outras e saber o que achou das cidades visitadas. Parabéns!

http://farm9.staticflickr.com/8142/7586995070_094de8fbbf_b.jpg
Essa foto ficou linda e mostra bem o porquê de eu achar Porto Alegre a capital mais densa do país: onde não tem prédio alto, tem prédio de 3 ou 4 andares. O que menos se vê aí são casas.

·
Registered
2,674 Posts
Eu tbm já voei nestes teco-tecos da NHT e já passei tbm muito, muito medo. O legal é que você sabe se está a perigo ou não, pois vai "proseando" com o comandante. Depois posta as tuas impressões. Abs.

·
-*-*-*-
26,131 Posts
Bah....tenho que fazer esse voo da NHT para RG.
So fui uma vez a Santa Maria com ele....o aviao voa bem baixo e na metade da velocidade dos voos de um boeing. Da pra tirar centenas de fotos maravilhosas!!

O problema e' o preco desse "voozinho".

:)

·
Registered
5,094 Posts
Discussion Starter · #6 · (Edited)
:cheers::cheers:

Belíssimas fotos, de babar! Quero ver as outras e saber o que achou das cidades visitadas. Parabéns!

http://farm9.staticflickr.com/8142/7586995070_094de8fbbf_b.jpg
Essa foto ficou linda e mostra bem o porquê de eu achar Porto Alegre a capital mais densa do país: onde não tem prédio alto, tem prédio de 3 ou 4 andares. O que menos se vê aí são casas.

Impressões sobre Porto Alegre (leiam tudo) :

Obrigado, na verdade eu só tirei essas mas voltarei em Porto Alegre brevemente e aí vou fotografar mais. Cara, a primeira impressão ou imagem que se tem de um lugar é sempre muito valiosa e a minha do RS foi ambígua, porém muito boa.A chegada a Porto Alegre foi um pouco reveladora pra mim, vista de cima a cidade não se parece com o estereótipo de capital da região sul que eu imaginei (plana, "fria", de aspecto organizado e com ruas e quarteirões geométricos, como Curitiba). Na verdade, vista do avião a capital gaúcha (na minha opinião) não é tão bela quanto ao nível da rua (algo que percebo também em BH). Percebe-se a existência de muitas periferias, favelas e morros, o que acaba dando uma impressão equivocada da cidade de cima (exatamente como BH). Chama a atenção a densidade descomunal de POA (a maior dentre as capitais que eu conheço, tirando SP), além do Guaíba imponente e a região portuária logo na chegada.

E isso talvez me passou uma impressão engraçada, de estar chegando numa capital do Nordeste e não do Sul. Minha primeira impressão na aterrissagem a Porto Alegre foi parecida com a que tive de Recife quando a conheci, por exemplo. Pois bem, passado isso, me deparei com o belo aeroporto Salgado Filho, que tem uma área comercial das melhores que eu já vi no Brasil, mas inversamente proporcional às áreas para atendimento de passageiros, que são precárias (sim, há "check in" pior que o de Confins caro leitor mineiro, rsrs) e com filas enormes e totalmente desnecessárias (em 1 dos portões apenas 2 detectores de metal funcionando, por exemplo). Dito isso, Porto Alegre é outra cidade vista ao nível da rua: arborizada, boa qualidade de pavimentação, prédios lindos e áreas comerciais que não vejo facilmente em BH, gente bem vestida na rua e (tenho que dizer isso) a mulherada mais bonita que eu já vi nesse país, a mistura com o sangue europeu deu traços maravilhosos às gaúchas, muitas loiras de olhos claros (e em um volume extraordinário). Mas enfim, gostei muito, afora toda a propaganda existente sobre Curitiba, Porto Alegre me agradou mais, me pareceu uma cidade mais interessante. Mas precisa ser explorada, assim como BH (que aliás achei muito semelhante) não dá pra fazer nenhuma avaliação da cidade pela vista aérea ou pela "janela" do aeroporto.

Depois voltarei com comentários sobre a cidade do Rio Grande (que me decepcionou bastante) e a Lagoa dos Patos (que me embasbacou de tão magnífica !!!).

·
Antigo Xinah_Poa to Gui_P
6,752 Posts
Uooooooooou, os foristas que me perdoem, mas achei essas aereas de Poa as melhores que ja vi aqui no SSC, angulo diferente, mostra bem a densidade, e isso tudo com o tempo feio.

Fiquei apavorado foi com o comentario do asfalto bom em Porto Alegre, por onde essa pessoa andou?
haha

Fico feliz que gostou da cidade, ainda temos muuuita coisa para melhorar, infelizmente estamos indo devagar, mas acho que até o final do seculo, a cidade vai tar bem..

Parabens pelas fotos, não vejo a hora de ver a continuação.

E se conseguir, da uma olhada na vista da cidade pelo aeroporto, é show.. :D

·
Registered
5,094 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Lagoa dos Patos e Rio Grande:

Sobre a paisagem da Lagoa dos Patos, achei uma das coisas mais lindas que eu já vi no Brasil, não fazia idéia que era isso tudo sinceramente. A cidade de Rio Grande, ao contrário, me decepcionou bem. Por ser uma das maiores do estado e até pela altíssima arrecadação em virtude do Porto, achei a cidade bastante largada, até mesmo pros padrões que eu estou acostumado aqui na Grande BH. Vi muito lixo nas áreas periféricas, muito mesmo e favelas grandes também, aliás, vi construções piores até do que favelas, de caixas de papelão e lata em ruas precárias e de terra. Mesmo na área central a cidade não é bonita, tem de tudo, vários serviços etc., mas definitivamente não é bonita, apesar do patrimônio histórico fantástico (e muitas vezes carente de cuidados).

·
Registered
314 Posts
Belas fotos, as aéreas de Porto Alegre ficaram incríveis! Gostei de ler tuas impressões sobre a cidade, é sempre bom ver a opinião de turistas. Quando a Rio Grande, concordo com o que tu falastes a respeito da cidade, também a acho uma cidade bastante largada e parada no tempo, muito pobre esteticamente.

·
Registered
5,478 Posts
Ótimas fotos. Hm, Porto Alegre impressiona apesar de eu não gostar muito da parte central que eu conheço, no geral é uma ótima cidade. Quanto a Rio Grande nunca tive a oportunidade de conhecer, na verdade não conheço nada dessa região pra baixo da laguna, mas realmente não ouço muitos elogios sobre a cidade.

·
Antigo Xinah_Poa to Gui_P
6,752 Posts
Rio Grande ficou muitos anos largada, parece que nessa ultima decada que começou a se desenvolver...

Ao menos foi o que eu sempre li e escutei.. haha

O sul do estado sempre teve mais problemas pra se desenvolver, mas nas ultimas duas decadas muita coisa mudou, e ainda ta mudando... e novamente, foi o que sempre me falaram, parece até que envolveu a ditadura militar..

·
Rene Hass
4,331 Posts
Excelentes as fotos. Também gostaria muito de um dia poder fazer um desses voos regionais da NTH para Pelotas ou Rio Grande para que eu pudesse fotografar a região da Lagoa dos Patos.

Gostaria de comentar a seguinte foto. O meu comentário está depois da foto.

Algumas periferias:
Como o Aces disse, não se trata de uma periferia. Na verdade, os porto-alegrenses não usam o termo periferia para se referirem às partes menos privilegiadas da cidade. Eu mesmo tenho dificuldade com esse termo. Para mim, periferia soa como um lugar muito distante do centro (por isso “periférico”) e normalmente pobre.

O que a foto acima mostra é um grupo de vilas (“vilas” é como nós gaúchos nos referimos às favelas) chamado de Cruzeiro ou Grande Cruzeiro do Sul. Essas vilas se estendem pelos bairros Cristal, Santa Tereza, Nonoai e Alto Teresópolis. E não estão muito distantes da região central de POA. Na foto, aparecem o Estádio Beira Rio (topo à direita) e o Barra Shopping Sul (topo à esquerda por detrás das nuvens).

De resto, belíssimas fotos! :eek:kay:

·
Registered
2,674 Posts
Lagoa dos Patos e Rio Grande:

Sobre a paisagem da Lagoa dos Patos, achei uma das coisas mais lindas que eu já vi no Brasil, não fazia idéia que era isso tudo sinceramente. A cidade de Rio Grande, ao contrário, me decepcionou bem. Por ser uma das maiores do estado e até pela altíssima arrecadação em virtude do Porto, achei a cidade bastante largada, até mesmo pros padrões que eu estou acostumado aqui na Grande BH. Vi muito lixo nas áreas periféricas, muito mesmo e favelas grandes também, aliás, vi construções piores até do que favelas, de caixas de papelão e lata em ruas precárias e de terra. Mesmo na área central a cidade não é bonita, tem de tudo, vários serviços etc., mas definitivamente não é bonita, apesar do patrimônio histórico fantástico (e muitas vezes carente de cuidados).

Seu relato é bem verídico mesmo. Rio Grande, Pelotas, bem como quase toda chamada Metade Sul vem de um período de praticamente 40 anos de completa estagnação econômica, de quebradeiras, falências. Meu pai trabalhou em grandes empresas de Pelotas nos anos 70. Hoje nenhuma, ou uma ou duas ainda existem. Problemas macroeconômicos, problemas de origem estadual. Enfim, tudo isso levou a região a um estado de pobreza comparada ao sertão nordestino..Nos últimos 6 ou 7 anos, com a ideia de polo naval que surgiu a partir do governo Germano Rigotto, a região vem engatinhando na tentativa de abandonar o marasmo econômico. Até a gente conseguir perceber alguma melhoria é processo para 20 anos ou mais. O estrago foi muito grande!!

·
Registered
2,275 Posts
Belíssimas fotos, ângulos variados e muito bons. E até fotos raras da Lagoa dos Patos (que é Laguna, na verdade, pq tem ligação com o mar, em Rio Grande).

Impressionantes as fotos desta lagoa, é imensa, e, por incrível que pareça, pouquíssimo utilizada, visitada, aqui no RS (as pessoas aqui insistem em não se dar conta do potencial de utilização desta formação única no Brasil). É tão gigantesca que é chamada de "Mar de Dentro". Btw, o Canal São Gonçalo, em Pelotas, liga a Lagoa dos Patos à Lagoa Mirim (Lago Merín), outra imensa lagoa, a segunda maior do Estado, mais ao sul, e a fronteira Brasil-Uruguai foi fixada por tratado no meio desta lagoa. Há outra grande lagoa na planície costeira do sul gaúcho, a Lagoa Mangueira, mais perto do Oceano. Estas duas últimas, então, são quase que 'intocadas'.

Sobre tuas impressões de POA e Rio Grande, não poderia concordar mais.

POA é bem o que tu disse, uma cidade em que a primeira impressão ou é ruim ou 'neutra', no máximo. Mas POA é uma cidade interessantíssima, certamente é uma cidade marcante, de personalidade forte e única. É muito difícil explicar isto... mas quando tu conhece mais os lugares, conhece pessoas etc etc, tu descobre que é uma cidade como uma identidade muito forte, um povo que não tem absolutamente nada de 'frio'. POA é muito diversa, se vê de tudo, e é uma cidade de costumes bastante liberais. E realmente se vê gente muito bonita nos parques, em bairros lindos como o Moinhos de Vento (qdo vier a POA, recomendo sair no Moinhos, andar pelas ruas dele, jantar etc etc) e outros lugares.

Enfim, é uma cidade que revela diversidade e personalidade, mas para descobrir isso precisa de mais que fotos ou vista aérea.

Claro que a cidade poderia tb ser mais agradável em vários aspectos, principalmente quanto ao cuidado com o urbanismo, limpeza, monumentos e parques públicos, mobilidade, sinalização, pontos turísticos etc etc etc. Quem sabe um dia tenhamos alguém que consiga promover mudanças drásticas nos vários aspectos defeituosos da cidade...

Sobre Rio Grande, é bem isso que tu disse: uma cidade importante para o Estado, a mais antiga do RS, que sempre gravitou em torno de um grande porto e algumas indústrias e que tem um aspecto bem decadente, parece que parou no tempo. Nos últimos anos, a cidade cresceu muito, creio que é o 4º ou 5º PIB do RS. Cresceu pelo movimento do Porto e do recente polo naval, que trouxe muitas pessoas para a cidade, e grandes investimentos. Mas parece que este desenvolvimento ainda não se reflete no skyline da cidade, não parece ser uma cidade pujante, com muita degradação e pobreza. A Metade Sul do RS tem um problema crônico de decadência econômica (da riqueza do início do século XX para a forte decadência na outra metade do século), mas isto tb já foi pior. Rio Grande é certamente a cidade que mais tem despontado na região, mas a vizinha Pelotas tb vive um momento bem melhor que nos anos 80, 90. O próprio voo que tu fez não existia há pouco tempo (por isso que o LET da NHT já foi um avanço :colgate:). Por falar em Rio Grande, é a cidade que eu mais sinto falta de ver fotos por aqui, que mostrem mais da cidade, o que se está construindo, onde etc. O pouco que se tem aqui é foto de alguns monumentos históricos, da praça na frente do cais... Uma coisa que gosto bastante em RG é a localização geográfica, o formato da cidade vista de cima. É bem interessante e único por aqui: espremida numa ponta de terra, quase nada de arborização, é bem diferente. Se tivesse construções mais novas e bonitas, melhor urbanismo e cuidado estético, seria fantástica, devido à localização.

Parabéns pelo thread, muito bom ver fotos 'inusitadas' para nós mesmos daqui do RS. Seja bem-vindo quando voltar ao Estado!

·
Registered
314 Posts
Excelentes as fotos. Também gostaria muito de um dia poder fazer um desses voos regionais da NTH para Pelotas ou Rio Grande para que eu pudesse fotografar a região da Lagoa dos Patos.

Gostaria de comentar a seguinte foto. O meu comentário está depois da foto.

Como o Aces disse, não se trata de uma periferia. Na verdade, os porto-alegrenses não usam o termo periferia para se referirem às partes menos privilegiadas da cidade. Eu mesmo tenho dificuldade com esse termo. Para mim, periferia soa como um lugar muito distante do centro (por isso “periférico”) e normalmente pobre.

O que a foto acima mostra é um grupo de vilas (“vilas” é como nós gaúchos nos referimos às favelas) chamado de Cruzeiro ou Grande Cruzeiro do Sul. Essas vilas se estendem pelos bairros Cristal, Santa Tereza, Nonoai e Alto Teresópolis. E não estão muito distantes da região central de POA. Na foto, aparecem o Estádio Beira Rio (topo à direita) e o Barra Shopping Sul (topo à esquerda por detrás das nuvens).

De resto, belíssimas fotos! :eek:kay:
Se me permite, Rene, acrescento ao teu comentário que esse grupo de vilas (ou favelas) que fazem parte da Grande Cruzeiro do Sul, formam, juntas, a maior favela de Porto Alegre.

·
Registered
5,094 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Preciso ressaltar também a impressão que tive do povo gaúcho, de um modo geral. Todas as pessoas sem exceção com quem conversei e trabalhei me mostraram mais ou menos o "perfil" do povo gaúcho: sério, trabalhador, discreto, de personalidade forte, extremamente apaixonado por sua terra e seus valores e gosta muito de divulgar seu estado pra quem é de fora. Percebi que as pessoas de início são um pouco fechadas mas logo logo já fazem amizade contigo. Achei o gaúcho um pouco no estilo do mineiro, porém mais direto nos comentários e um pouco mais orgulhoso de sua terra e de seus valores (coisa que eu acho que o mineiro ainda precisa melhorar). Sobre as mulheres gaúchas, bem, deixa pra lá, um espetáculo à parte.

1 - 20 of 52 Posts