SkyscraperCity Forum banner

Minhas fotos de Jericoacoara, a praia mais bonita do Ceará

27496 Views 47 Replies 25 Participants Last post by  Renan Matos
Olá pessoal. Esta é a minha primeira thread inteiramente com fotos próprias, tiradas por mim.

São algumas fotos de Jericoacoara, no Ceará, tiradas em 2007, mas só agora "upadas" para a net.

Para quem não conhece, Jericoacoara não é apenas uma praia. É o nome de uma vila de pescadores e de um parque nacional (Parque Nacional de Jericoacoara) fiscalizado pelo IBAMA.

A vila de pescadores de Jericoacoara está localizado no município cearense de Jijoca, e fica a 240 kilometros em linha reta de Fortaleza. Jeri, como é conhecida, foi "descoberta" pelos turistas gringos nos anos 80, e acabou se tornando um "point" do turismo internacional, devido às imensas belezas naturais em suas cercanias. Devido a essas belezas, foi criado o Parque Nacional de Jericoacoara.

A vila de pescadores continua existindo até hoje, e muitos nativos ainda moram lá. Não existe acesso pavimentado para Jericoacoara. As únicas formas de se chegar lá é de picape off-road 4x4, ou de buggy, ou de caminhão pau-de-arara (saindo da sede do município de Jijoca) ou helicoptero. Sim, helicoptero. Pois não se engane: se você passar um fim de semana em Jeri, provavelmente vai ver algum ricaço chegando de helicoptero.

A "rusticidade" da vila de pescadores faz parte do "charme" turístico. A falta de estrada pavimentada é proposital: é justamente para manter a preservação ambiental e o ar de "exclusividade" de Jeri.

Mas as aparências enganam: apesar de todas as ruazinhas da vila serem de terra batida, o que não falta em Jeri são hotéis de luxo (pelo menos uns três) - além de pousadas menos caras - restaurantes de alto nível (além de outros mais em conta para os "mortais" provenientes de Fortaleza), e toda variedade de serviços como massagem em ofurô e cyber-café.

Jeri é muito conhecida dos turistas europeus, e durante a noite, os bares fervilham, e se tornam uma "Torre de Babel" onde se pode ouvir inglês, italiano, francês, alemão e até hebraico!

Mas chega de papo, vamos começar com as imagens. Primeiro eu quero mostrar onde fica Jericoacoara no Estado do Ceará:

Agora, vou tentar "explicar" a geografia de Jeri, usando a imagem de satélite abaixo:

Como se pode ver, a vila de pescadores propriamente dita fica no meio, e dois dos maiores cartões postais de Jericoacoara ficam cada um de um lado: a famosa Pedra Furada, fica a "Leste", e a Duna do Pôr-do-Sol fica a "Oeste".

A Pedra Furada fica em uma área mais rochosa, cercada por belos precipícios. Já do outro lado da vila fica a parte mais arenosa, das dunas.

E agora vamos começar com as minhas fotos!

Primeiro, a caminhada até a Pedra Furada!

Começando:

Olha o mar:

Se é no Ceará, tem que ter cactos:

Nós já estamos no alto, olha o mar lá embaixo:

Ainda no "caminho das pedras":

É mais alto do que parece:

Depois da curva... Haja pedra!

Fim de tarde, o sol já perto de se pôr...

Sem comentários:

E cadê a tal Pedra Furada?

Finalmente, tá aqui a danada:

A Pedra Furada é o cartão postal de Jeri mais conhecido internacionalmente. E o desenho na placa do Ibama é claro, proibido subir na Pedra Furada:

Olha ela aí vista mais de cima:

A praia na vila

Bati poucas fotos na vila de Jericoacoara propriamente dita que sirvam para ser "upadas" para a net.

Aqui vão três fotos da praia que fica em frente a vila propriamente dita:

Duna do Pôr-do-Sol

Agora vamos para o "outro lado", para o lado Oeste, o lado arenoso, vamos subir a Duna do Pôr-do-Sol...

"Skyline" da vila de Jericoacoara vista a partir da Duna do Pôr-do-Sol:

Que lugar feio né...

É o deserto do Saara? Não, são as dunas de Jeri:

Vendo o mar do alto da Duna:

A Duna não se chama "do Pôr-do-Sol" a toa né:

Até que eu não sou tão mal fotógrafo:

Muito bem...

Essas fotos acima mostraram apenas as belezas naturais que ficam bem próximas à vila de Jericoacoara.

Mas se você fizer um passeio de buggy ou picape 4x4, vai encontrar, um pouco mais longe da vila, mas dentro do Parque Nacional de Jericoacoara, mais paisagens magnifícas.

Por exemplo, esta lagoa:

E tem esta outra lagoa, de águas transparentes:

Durante os passeios, os buggys atravessam braços de mar em pequenas balsas como essa:

E nesses passeios podemos ver "piscinas naturais" separadas do mar aberto por bancos de areia:

E por enquanto é só pessoal! Essa é minha primeira thread inteiramente com fotos próprias.

Só pra finalizar gostaria de lembrar que Jericoacoara agora faz parte do que está sendo chamado de "Rota das Emoções", o espetacular trecho do litoral nordestino entre Jeri, no Ceará, e os Lençóis Maranhenses, incluindo no meio o Delta do Parnaíba. Mais informações sobre a Rota das Emoções em:

http://www.rotadasemocoes.com.br/

Valeu!
See less See more
32
1 - 20 of 48 Posts
:uh::uh::uh: Que lugar mais lindo, meldels!!! O Ceará é uma usina de lugares paradisíacos, Jericoacoara é um sonho bom. As fotos ficaram ótimas, .for.ce.br, parabéns.
Belíssimo o lugar, assim como todo o litoral do Ceará. Parabéns pelas fotos! :eek:kay:
Obrigado pelos comentários pessoal.

O fotógrafo não teve quase nenhum trabalho, quem teve trabalho foi a natureza para esculpir um cenário desses!
^^ Modéstia sua, a natureza realmente é exubrante, mas o fotógrafo é muito talentoso. :)
Cara seu thread está lindo!! :drool:
Que lugar cinematográfico!!!
Olha, para primeiro thread com fotos 100% suas esta quase perfeito, só não está 100% porque o tamanho de algumas fotos está muito grande, poderia ser um pouco menor, porém é só um detalhe, mas estão lindas! Parabéns!!
Simplesmente espetacular!
Acho que Jericoacoara é o único lugar no Brasil onde podemos ver o por do sol no horizonte marinho.
MEU DEUS!
Que lugar incrivel! Estou sem palavras! As dunas, O Mar, todos são um sonho.

Blzzzz
:drool::drool::drool::drool::drool::drool::drool::drool::drool::drool::drool::drool:
eleita a sexta praia mais bonita do mundo!
Jericoacoara é certamente um dos pontos mais lindos do litoral do Brasil.

Estive lá no final de 2005, fui para ficar três dias, fiquei cinco e se pudesse ficaria muito mais.

Inesquecível, fascinante, encantador, mágico... todos esses são adjetivos que podem ser usados pra se referir a este lugar de beleza tão rara e singular do nosso litoral.

Outros lugares muito bonitos do nosso litoral cuja beleza se equipara ou aproxima a de Jeri são Porto de Galinhas e a Praia dos Carneiros em PE, Galinhos e Barra do Punaú no RN, Praia do Espelho na BA e Guarda do Embaú em SC... Morro de SP na BA vou conhecer nos próximos dias, dizem também que é um lugar lindíssimo...
See less See more
Cara seu thread está lindo!! :drool:
Que lugar cinematográfico!!!
Olha, para primeiro thread com fotos 100% suas esta quase perfeito, só não está 100% porque o tamanho de algumas fotos está muito grande, poderia ser um pouco menor, porém é só um detalhe, mas estão lindas! Parabéns!!
Realmente você tá certo quanto ao tamanho das fotos. Quando eu fui reduzir as imagens para subir pro ImageShack, a maioria eu reduzi para 70% do tamanho original, mas tem algumas, as que eu achei "mais bonitas" que eu fiquei com pena de reduzir para 70% e reduzi apenas para 75%. Me arrependi. Realmente devia ter reduzido todas para 70% pois as de 75% ficaram muito grandes, até "saindo" da tela.

E concordo plenamente que Jericoacoara é um lugar cinematográfico. Literalmente. Pois quando eu estava andando naquela parte rochosa em direção à Pedra Furada, eu me senti no cenário das cenas finais daquele filme dos anos 60, "O Planeta dos Macacos". Fiquei até com medo de a qualquer momento dar de cara com isso:

:lol::lol::lol:
See less See more
Simplesmente espetacular!
Acho que Jericoacoara é o único lugar no Brasil onde podemos ver o por do sol no horizonte marinho.
É verdade, pois poucos lugares no Brasil tem vista oeste para o mar.
Realmente você tá certo quanto ao tamanho das fotos. Quando eu fui reduzir as imagens para subir pro ImageShack, a maioria eu reduzi para 70% do tamanho original, mas tem algumas, as que eu achei "mais bonitas" que eu fiquei com pena de reduzir para 70% e reduzi apenas para 75%. Me arrependi. Realmente devia ter reduzido todas para 70% pois as de 75% ficaram muito grandes, até "saindo" da tela.

E concordo plenamente que Jericoacoara é um lugar cinematográfico. Literalmente. Pois quando eu estava andando naquela parte rochosa em direção à Pedra Furada, eu me senti no cenário das cenas finais daquele filme dos anos 60, "O Planeta dos Macacos". Fiquei até com medo de a qualquer momento dar de cara com isso:

:lol::lol::lol:
Bom, foi experiência, da próxima você ja vai saber direitinho como e quanto reduzir :D

ps: Planeta dos Macacos é??? Muito mais lindo que isso.

OBS: ficou com medo?? Medo de encontrar a Ari por lá?? :lol::lol::lol:
See less See more
Esse thread é um arraso , essa praia e certamente um das mas bonitas e encantadoras do Ceará
Só foi uma pena eu não ter batido mais fotos da vila de Jeri propriamente dita, mostrando os hotéis, restaurantes, lojas e bares... Tudo muito chique, mesmo com todas as ruas sendo de terra batida (nenhuma pedra de calçamento sequer). E tem umas "casinhas" particulares (na verdade, baitas casas!) bem bonitas também (muitas são de gringos). O legal é a mistura: tem casarão de alemão do lado de casa pequenininha de pescador.
See less See more
Achei mais algumas fotos "upáveis" da minha viagem de 2007! Foram quase 400 fotos, aos poucos a gente vai garimpando...

Três fotos da praia em frente a vila de Jericoacoara...

A primeira é uma amostra daquilo que eu falei no texto do começo da thread, sobre ricaços chegando de helicoptero (eu que não sou ricaço cheguei de pau-de-arara mesmo, vindo de Jijoca :lol:):

Essa outra foto pega parte da vila bem de frente:

Essa aqui mostra a praia da vila com a maré cheia (a maré em Jeri varia muito entre a alta e a baixa):

See less See more
3
Tem mais fotos, quando eu tiver tempo vou garimpar e escolher mais algumas...
Olha que coisa legal eu acabei de descobrir: o Washington Post, que, reza a lenda, elegeu Jericoacoara uma das 10 melhores praias do mundo nos anos 90, acabou de publicar uma reportagem sobre Jeri, agora no dia 8 de outubro, última sexta-feira!

On Brazil's northeast coast, an oasis beckons:

http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2010/10/08/AR2010100803708.html

Arriving in Jericoacoara, a fishing-turned-tourist village nestled in the dunes of a national park on Brazil's northeast coast, is like coming upon an oasis after days of wandering the Sahara: People! Action! Cocktails! Retail! I haven't been roaming the desert for days, just bouncing for 30 minutes through a desert-like landscape in the back of a dune buggy.

(...)
E por aí vai...
See less See more
1 - 20 of 48 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.