SkyscraperCity banner
1 - 2 of 2 Posts

·
Registered
Joined
·
8,986 Posts
Discussion Starter · #1 ·
http://www.jt.com.br/editorias/2006/04/22/ger58937.xml

Minhocão sobre as Marginais

Duas faixas em cada pista da Marginal é o projeto do Governo. O viaduto é idéia do Instituto de Engenharia

BÁRBARA SOUZA
[email protected]

Está na mesa do governador Cláudio Lembo (PFL) um grande plano de reestruturação viária da cidade de São Paulo, em parceria com a Prefeitura, que vai interferir nas Marginais do Tietê e do Pinheiros e na Avenida dos Bandeirantes. O estudo inclui a construção de duas faixas em cada pista da Marginal do Tietê, que podem ter cobrança de pedágio.

O governador acha que essa seria a alternativa mais viável para solucionar os problemas de trânsito da Marginal, que recebe cerca de 700 mil veículos por dia. "É um projeto enorme, com melhoria de todo o sistema viário da cidade", disse.

Mas esse não é o único projeto. O Instituto de Engenharia (IE) encaminhou à Prefeitura e ao Estado, no mês passado, uma proposta de construção de um grande elevado sobre o rio. "Seria um viadutão de 30 quilômetros", explicou o engenheiro Edemar de Souza Amorim, vice-presidente de Atividades Técnicas do instituto.

Ambas as propostas estão em análise. A primeira prevê o alargamento das Marginais, com a construção de vias expressas nos canteiros centrais e até a desapropriação de imóveis, onde for preciso. Mas causa polêmica. "É preciso resolver o problema das intersecções e a altura das pontes", analisa o consultor de trânsito Luiz Célio Bottura.

Além disso, ele chama a atenção para a construção das praças de pedágio, que poderiam reduzir a velocidade nas vias expressas. "Como fazer isso sem que a estrutura seja uma barreira? Não há muito espaço para isso", disse Bottura.

Tecnologias mais avançadas, como a usada em estradas do Chile, resolveriam o problema, na opinião do engenheiro Odair Tafarelo, gestor de atendimento da Viaoeste, concessionária que administra as Rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares. "Lá, antenas lêem as etiquetas eletrônicas, sem que o carro precise parar."

Na proposta do IE, o grande viaduto também teria cobrança de pedágio e comportaria duas pistas, com três faixas de rolamento cada. Para passar sobre as pontes da Marginal, o elevado teria entre 17 e 20 metros de altura.

Enquanto nenhum dos projetos sai do papel, Lembo anunciou que devem começar no mês que vem duas obras de grande impacto viário, também em parceria com a Prefeitura, comandada pelo colega de partido Gilberto Kassab. Uma é o recapeamento da Marginal do Pinheiros, que terá todo o antigo pavimento retirado. A intervenção deve ser estendida até a Marginal do Tietê.

Também em maio, devem começar as obras na Avenida dos Bandeirantes. "Ela terá mais duas faixas para caminhões no centro e as laterais vão ficar para veículos de passeio", disse o governador Lembo.
 
1 - 2 of 2 Posts
Top