Numa boa, esse projeto apesar de ser uma boa idéia, para resolução da falta de espaço, em grandes cidades, na prática deve sair mais caro, do que comprar um apartamento maior, ou uma casa maior, ainda mais fazendo tantos pavimentos.
Pra começar é um excelente apartamento pra vc morar sozinho, ou no máximo com mais dois amigos, ou a sua namorada, ou recém esposa, caso vc seja um artista plástico, um fotográfo, uma estudante de moda, uma estilista recém formada, e etc...
Mas vc não imagina nunca uma família, morando nessa casa, não é a toa que nas fotos propositalmente meio distorcidas, pra dar um ar de sofisticação, sempre aparece um casal, como se fosse um lugar adorável para levar uma modelo para um bom ensaio fotográfico.
E não é pela falta de privacidade da rua para a casa que eu me incomodo, (q vc poderia resolver com outra fachada, ou com cortinas), mas sim da falta de privacidade interna, pq as escadas dão direto pros quartos, só reforçando a minha idéia q isso, não se trata de uma casa, mas sim de um loftsão, um estúdio, mas não uma casa convencional, e reparem bem nos ambientes, uma sala de star com uma cozinha integrada a sala, não que eu não gostaria de ter uma casa assim, muito pelo contrário, só acho meio fora da realidade, reparem que nas fotos só aparece um banheiro, e um quarto todo aberto a escada, sem haver uma divisão, pelo menos é o que eu reparei pelas fotos.
Pra não falar nos revestimentos, tudo da melhor qualidade, que certamente somado ao projeto em si, sai bem mais caro, do que se ele fosse comprar uma casa muito maior, ou um apartamento em Toquio, e pelo aspecto dessa casa, deve ser num bairro chique, até pq a vangauarda arquitetônica tende a surgir nesses lugares.
Outra coisa que eu reparei é que ele se gaba de fazer um bom aproveitamento de espaço numa área de 50 metros quadrados, onde construtoras como a MRV, resolvem nessa mesma área, apErtamentos com sala, cozinha, dois banheiros e 3 quartos. Sem contar que resolve tudo isso sem escada, que é horrível e desconfortante, especialmente com mais de dois pavimentos para os seus moradores.
Isso parece até solução de "garagem Thunderbird " (Garagem subterrânea hidráulica)
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=837032
que outro dia foi postado aqui, como a mais nova moda em bairros nobres londrinos, só que pra fazer uma garagem com esse sistema, tudo isso para ganhar uma vaga a mais, o sujeito gasta cerca de 200 mil reais. É legal, mas é exorbitantemente caro.
Acho q o conceito é bom, mas a arquitetura da casa ficou devendo, como de praxe, soluções que são exigidas cada vez mais, especialmente por essa clientela politicamnete correta, (não compre, plante), ele poderia fazer um terraço jardim na cobertura dessa casa, em vez desse telhadão, e por falar em cobertura, um acesso um pouquinho melhor, e não (hic) essa portinha de 1 metro de altura para a varandinha, quando na verdade ele poderia fazer um terraço com um aproveitamento muito melhor, ocupando a cobertura toda.
Resumindo, parece até que o arquiteto que projetou essa casa, está mais preocupado, (como um estilista) com os revestimentos, com a estética (que é importante), do que com a funcionalidade e a viabilidade.
Quanto a casa, estéticamente eu a achei muito bonita, mas bonita como um VW Beatle, com essa arquitetura meio box, que tanto fica bem, estando clean, como com a sua fachada toda grafitada, seja old style, seja Hello Kitty (pros emos) hauahaua, seja orgânico, seja fotográfico. Enfim ao gosto do cliente
Se ele colocasse conteiners empilhados, teria um resultado ao menos parecido.
Enfim, gostei desse thread