SkyscraperCity Forum banner

Mini casa japonesa, by Suppose Design Office

12614 Views 49 Replies 25 Participants Last post by  b.rhow
House in Sakuragawa by Suppose Design Office

Another residential project from Japanese studio Suppose Design Office, who designed the House in Kamakura in our previous story: located in Sakuragawa, Japan, this family home has been designed to create a spacious interior with a limited floor plan.

Located on a 50 square meter corner plot, the design uses a split-level layout without barriers to maximizes the sense of space and allow communication between all three floors.

White-painted, metal staircases link each floor.

Situated in a residential area, the house incorporates a large bay-window overlooking a park opposite the house.

Photographs by Toshiyuki Yano.

Here’s further information from Suppose Design Office:

House in Sakuragawa

The site is a 50 square meter corner lot situated in a residential area of Tokyo’s Itabashi city.

To the South, across the road, is a park, promising an environment in which the four seasons can vividly be felt.

Here we sought to build an expansive home in which a family of two parents, a child, a grandmother, and a dog would be able to live comfortably.

Though the site is small, from the beginning we wanted to build a house that felt big, as if even the park was your own.

From the aperture in the 2nd floor living space, with it’s bay windows and bench that make you feel as though you are sitting in the park and where you can keep an eye on your children playing outside, to the split levels that allow you to communicate easily with family members and keep every place in the house connected, we have designed a space with a sense of security and peacefulness.

Certainly the house is not lavishly decorated, but we think we have created a home in which people’s lives can be enriched by interacting with one another.

While architecture that places the most importance on facilities and efficiency has its value, we think with this timeless design that emphasizes communication and security you will be able to find new richness in your life.

building site: Sakuragawa, Itabashi, Tokyo, Japan
principal use: personal house
structure: steel structure, 3 stories
site area: 50.00 m2

building area: 33.16 m2 (66.32% MAX 70%)
total floor area: 91.01m2 (182.02% MAX 200%)
design : suppose design office : Makoto Tanijiri
photographer : Toshiyuki Yano [ Nacasa & Partners Inc ]

Fonte: http://www.dezeen.com/2009/06/09/house-in-sakuragawa-by-suppose-design-office/
See less See more
19
1 - 20 of 50 Posts
Absurda. To para dizer que é uma das casas mais incríveis e criativas que já vi. Um sonho de consumo morar numa casa destas, mesmo tendo pouca privacidade.
^^
Eu recomendo que você dê uma olhada no site que fez a matéria sobre essa casa. Sempre tem projetos interessantíssimos, os meus favoritos são esses japoneses.
^^ Vou olhar sim. A arquitetura japonesa é fantástica!
Adorei, achei perfeita! :drool:

Só acrescentaria um muro (no caso do local da foto não é possível) para ter mais privacidade.
Gostei muito do site! Ótima recomendação.

Quanto à casa, não sei. A solução espacial é fantástica, caber nesse espaço então, nem se fala. As visadas internas são muito bacanas, o janelão de vidro olhando para o parque é um dos pontos altos do projeto.

Podem me chamar de antiquado :), mas senti falta de algumas paredes... aprecio muito a privacidade.

Ah, uma coisa, imagina se essa casa fosse um escritório de arquitetura!

Um abraço a todos!
Adorei, achei perfeita! :drool:

Só acrescentaria um muro (no caso do local da foto não é possível) para ter mais privacidade.
Muro onde? Pra quê? A arquitetura da casa é resolvida para abolir os muros. A projeção do pavimento superior cria um terraço que faz a transição entre o espaço público e privado. Sem muros. Simples assim. :)

Um abraço a todos!
Faça exercicios todos os dias, haja escada ahuahuahuaa...
Muro onde? Pra quê? A arquitetura da casa é resolvida para abolir os muros. A projeção do pavimento superior cria um terraço que faz a transição entre o espaço público e privado. Sem muros. Simples assim. :)

Um abraço a todos!

Quando disse que acrescentaria muro, seria no caso de morar em uma casa dessas, eu adorei a arquitetura, mas gosto muito de privacidade e as janelas do segundo piso não dão nenhuma, por isso o fator Muro. Como disse, isso se eu fosse ter/morar em uma casa assim, tirando isso, está perfeita.

Realmente, casas sem muros são mais bonitas de se ver, o visual fica mais clean, mas para quem gosta de privacidade e mora no Brasil é complicado :), a não ser que seja construída em condomínios fechados, onde se tem mais segurança.
^^
Acho que uma cortina resolveria o problema de privacidade.
^^ É uma boa idéia, mas para o tipo de privacidade que eu desejo não resolve, uma cortina não afasta ninguém e nem protege minha casa. :)
Belo design Olha que esta casa aqui no Japão é ate considerada grande! Se for ver a media seria bem menor que esta!!
Belo design Olha que esta casa aqui no Japão é ate considerada grande! Se for ver a media seria bem menor que esta!!
Mas acabou que fizeram um terreno de 30m² se tornar um de 90m², ficou grande mesmo.
Bem bonita! Mas não sei se moraria em uma casa numa esquina assim onde aparece o interior, gosto mais de privacidade!
Ficou uma fofura,adoro as soluções que encontram pra espaços minúsculos como esse.No fim parece até ter sobrado espaço!
Tem gente que gosta de ter uma selva de pedra como visual outros (como eu) gosta de ter uma vista pra natureza. Gosto é gosto..
Numa boa, esse projeto apesar de ser uma boa idéia, para resolução da falta de espaço, em grandes cidades, na prática deve sair mais caro, do que comprar um apartamento maior, ou uma casa maior, ainda mais fazendo tantos pavimentos.

Pra começar é um excelente apartamento pra vc morar sozinho, ou no máximo com mais dois amigos, ou a sua namorada, ou recém esposa, caso vc seja um artista plástico, um fotográfo, uma estudante de moda, uma estilista recém formada, e etc...

Mas vc não imagina nunca uma família, morando nessa casa, não é a toa que nas fotos propositalmente meio distorcidas, pra dar um ar de sofisticação, sempre aparece um casal, como se fosse um lugar adorável para levar uma modelo para um bom ensaio fotográfico.

E não é pela falta de privacidade da rua para a casa que eu me incomodo, (q vc poderia resolver com outra fachada, ou com cortinas), mas sim da falta de privacidade interna, pq as escadas dão direto pros quartos, só reforçando a minha idéia q isso, não se trata de uma casa, mas sim de um loftsão, um estúdio, mas não uma casa convencional, e reparem bem nos ambientes, uma sala de star com uma cozinha integrada a sala, não que eu não gostaria de ter uma casa assim, muito pelo contrário, só acho meio fora da realidade, reparem que nas fotos só aparece um banheiro, e um quarto todo aberto a escada, sem haver uma divisão, pelo menos é o que eu reparei pelas fotos.

Pra não falar nos revestimentos, tudo da melhor qualidade, que certamente somado ao projeto em si, sai bem mais caro, do que se ele fosse comprar uma casa muito maior, ou um apartamento em Toquio, e pelo aspecto dessa casa, deve ser num bairro chique, até pq a vangauarda arquitetônica tende a surgir nesses lugares.

Outra coisa que eu reparei é que ele se gaba de fazer um bom aproveitamento de espaço numa área de 50 metros quadrados, onde construtoras como a MRV, resolvem nessa mesma área, apErtamentos com sala, cozinha, dois banheiros e 3 quartos. Sem contar que resolve tudo isso sem escada, que é horrível e desconfortante, especialmente com mais de dois pavimentos para os seus moradores.

Isso parece até solução de "garagem Thunderbird " (Garagem subterrânea hidráulica)

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=837032

que outro dia foi postado aqui, como a mais nova moda em bairros nobres londrinos, só que pra fazer uma garagem com esse sistema, tudo isso para ganhar uma vaga a mais, o sujeito gasta cerca de 200 mil reais. É legal, mas é exorbitantemente caro.

Acho q o conceito é bom, mas a arquitetura da casa ficou devendo, como de praxe, soluções que são exigidas cada vez mais, especialmente por essa clientela politicamnete correta, (não compre, plante), ele poderia fazer um terraço jardim na cobertura dessa casa, em vez desse telhadão, e por falar em cobertura, um acesso um pouquinho melhor, e não (hic) essa portinha de 1 metro de altura para a varandinha, quando na verdade ele poderia fazer um terraço com um aproveitamento muito melhor, ocupando a cobertura toda.

Resumindo, parece até que o arquiteto que projetou essa casa, está mais preocupado, (como um estilista) com os revestimentos, com a estética (que é importante), do que com a funcionalidade e a viabilidade.

Quanto a casa, estéticamente eu a achei muito bonita, mas bonita como um VW Beatle, com essa arquitetura meio box, que tanto fica bem, estando clean, como com a sua fachada toda grafitada, seja old style, seja Hello Kitty (pros emos) hauahaua, seja orgânico, seja fotográfico. Enfim ao gosto do cliente

Se ele colocasse conteiners empilhados, teria um resultado ao menos parecido.

Enfim, gostei desse thread
See less See more
1 - 20 of 50 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.