SkyscraperCity Forum banner

Mini-thread: conheça um pouco mais de Petrópolis (e fotos do caminho)!

4256 Views 16 Replies 16 Participants Last post by  Luiz
23
Hoje, após encher o saco do meu pai, eu descolei um dinheirinho para fazer um bate-e-volta para Petrópolis. Procurei sair um pouco das fotos-clichês (Museu Imperial etc.) e fazer fotos mais "comuns", focando no urbanismo da cidade. Também tirei algumas fotos do caminho, embora no geral devido ao movimento do ônibus ficaram muito desfocadas.

Apesar disso, espero que gostem. :yes:

No caminho

1 - Parque Gráfico da Infoglobo (O Globo/Extra/Expresso):

2 - Hospital Municipal Dr. Moacyr do Carmo, inaugurado no ano passado (e com uns retoques na pintura):

3 - Uns quilômetros depois, as torres de queima da REDUC:

4 - Uma de suas entradas:

5 - Passando sobre a linha férrea, altura de Campos Elíseos:

6 - Sede da Prefeitura de Duque de Caxias, às margens da BR-040, no bairro Jardim Primavera:

7 - Entrando no bairro, uma praça (foto meio psicodélica):

8 - Uma rua transversal do bairro (ele é bem grande):

Cheguei em Saracuruna, onde peguei o (micro)ônibus para Petrópolis. Antes disso, tiraria umas fotos do bairro, não fosse umas figuras truculentas (provavelmente "seguranças" do comércio local) que "pediram" para eu apagar a foto que acidentalmente tinha tirado deles. Pois é, por pouco não me f*do... :nuts:

Depois dessa, evitei de tirar fotos por um tempo até subir a serra.

Em Petrópolis

9 - Rua Teresa, conhecido pólo de comércio de roupas. O aspecto meio enxovalhado da rua está com os dias contados, já que ela deverá ser revitalizada:

10 - Idem:

11 - Idem:

12 - Final da rua:

13 - Rua do Imperador, a principal da cidade:

14 - CEFET Química, se não me engano:

15 - Aspecto geral da rua, que foi revitalizada há uns dois anos atrás:

16 - Obelisco:

17 - Praça Pedro II, se não me engano:

18 - Estátua do próprio:

19 - Rua da Imperatriz, estacionamento das charretes:

20 - Petrópolis tem seu "monumento aos pracinhas":

21 - Rua 16 de Março, rua das lojas "caras" da cidade:

22 - Descendo, bairro Meio da Serra:

23 - Uma pedra:

Abraços!
See less See more
1 - 17 of 17 Posts
Que cidade linda!
Realmente muito linda!:drool:
É muito gostoso andar pela Rua Teresa com suas incontáveis lojas, Petrópolis no geral é bem movimentada de comécio e serviços, esta avenida principal é lidíssima, assim como toda Petrópolis...
Com exceção da Cascatinha, Petrópolis é maravilhosa!!!
Valeu pelo passeio.
Petrópolis é uma cidade bem agradável e bem tranquila. A sua proposta foi não fotografar os principais pontos turísticos, como a catedral da cidade, o museu imperial, o palácio de cristal e o quitandinha, a casa de Santos Dumont, o castelinho de Itaipava, etc... e pra quem não conheçe a cidade pode passar a impressão que ela é meio sem graça, mas de fato não é, têm uns exemplares ótimos de boa arquitetura.
Belas fotos. A Rua Tereza está bem caidinha mesmo. Que bom que vai ser revitalizada!

A Avenida principal é um primor! Lindíssima mesmo!

parabéns pelas fotos! :)
A Washington Luís é minha velha conhecida na descida pro Rio...:)

Eu gosto mto de Petrópolis, a cidade tem um centro incrível, bem cuidado, bonito mesmo, porém as ruas são estreitas, tem mto tumulto e movimento, dependendo do horário vc fica parado por mto tempo nas retenções que se formam na Rua do Imperador. Já perdi um ônibus pra JF uma vez pq não cheguei a tempo na rodoviária, que agora fica nas margens da 040....:eek:hno:

Que bom mesmo que vão revitalizar a Rua Teresa.

Legal suas fotos!
A vez que fui na Rua Tereza, ela não parecia ser tão feia.

Que bom que vão revitalizar. Comprei cada barganha lá. hahahahaha

Gosto de Petrópolis, é uma excelente cidade, apesar de algumas retratações de ambientes bem feios...
Interessante.

Eu sei que a cidade é repleta de pontos turísticos e/ou charmosos aqui não retratados, mas confesso que volta e meia me surpreendo com o aspecto "normal" e "brasileiro" de Petrópolis. Quando ainda não conhecia nada da cidade tinha uma imagem de palácios e palacetes, aspecto super europeu, cidade "Imperial". Mas na verdade é uma cidade brasileira "típica", mas com muito patrimônio histórico e um bom charme extra. Lindíssima, especial, uma das cidades que mais tenho curiosidade de conhecer... Mas lugares como a foto 10 me dão um certo desencanto (mais uma vez, eu sei que em toda cidade tem isso hehehe). Acho surpreendente esse centro denso e verticalizado.

Esse prédio da foto 14 é belíssimo, não conhecia.
A cidade deveria investir pesado em reurbanização com postes antigos, placas bonitas, árvores, restauração do patrimônio, para dar um ar mais 'pomposo', que ela merece.
Linda cidade :cheers:
Agora, a ultima vez que fui a Rua do Imperador (inicio de 2006) ela não tava tão bonita assim não... Gostei muito do resultado.
Adoro Petrópolis, sempre que vou ao Rio dou uma passada na cidade.:)
Belo thread Lorram :applause:

Só mesmo quem conhece a cidade imperial sabe o que é bom :eek:kay:
Belíssima cidade :applause:
Taí uma das cidades mais bonitas do interior brasileiro, seu patrimônio artuitetônico tem verdadeiras pérolas como o Palácio de Cristal, o Quitandinha e muitos outros prédios históricos existentes nesse lindo lugar.
1 - 17 of 17 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.