SkyscraperCity Forum banner

Minimalismo em seu level: Extreme!

8470 Views 36 Replies 25 Participants Last post by  Skylex
A arquitetura minimalista caracteriza-se pela presença de planos perpendiculares que constróem o espaço tridimensional, a partir de uma configuração volumétrica de formas depuradas, considerada simples e refinada.

01_

02_

03_

04_

05_

06_

07_

08_

09_

10_

11_

12_

13_

14_

15_

16_

17_

18_

19_

20_

21_

22_

23_

24_

25_

26_

27_

28_

29_

30_

31_

32_

33_

34_

35_

36_

37_

38_

39_

40_

41_

42_

43_

44_

45_

46_

47_

48_

49_

50_

51_

52_

53_

54_

55_

56_

57_

58_

59_

60_

61_

62_

63_

64_

65_

66_

67_

68_

69_

70_

71_

72_

73_

74_

75_

76_

77_

78_

79_

E vocês, o que acham? Aprovam?
1 - 20 of 37 Posts
Como arquiteto, posso dizer que adorei a maioria dessas construções.
Como arquiteto, posso dizer que adorei a maioria dessas construções.
eu acho que é um dos estilos de mais bom gosto que existe‼

E QUANDO EU FOR CONSTRUIR MINHA CASA, ELA SERÁ ASSIM..desculpa sociedade!!!
Sim. Meus projetos são bem baseados nessa linha....
eu gosto da simplicidade das linhas, não muito do excesso de branco
Oh, como a casa da foto 3 é belíssima! Quero uma pra mim.
Adorei e admiro muito esse estilo....
Visualmente a arquitetura minimalista extrema é muito bonita, entretanto não viveria numa casa dessas, é pouco convidativa/aconchegante, um tanto "seca". =S
Prefiro casas que utilizem materiais e cores mais variadas, como as do Kogan, que mesmo seguindo dessas linhas retas/rígidas nos traços principais, ganha leveza a partir do uso de madeiras, pedras rústicas e cores nos detalhes, além de elementos bem ligados a arquitetura nacional, como pilotis, cobogós e brises.
Eu gosto do estilo minimalista. Mesmo sem pequenas construções, ele é livre de distrações visuais inúteis que fazem quem as observa perder a perspectiva do todo para se focar em detalhes, ornamentos etc.
Eu achei a coletânea EXCELENTE, uma das melhores que já vi no forum.

Porém devo considerar algumas coisas.

Primeiro que minimalismo não chega a ser um estilo arquitetônico, e sim um estilo de vida, digamos que uma "filosofia", que no caso traduziríamos como sendo um caráter. Lembra muito o positivismo: quando dizíamos que uma determinada edificação era positivista, não significa que ela seguia um estilo arquitetônico positivista, e sim uma filosofia positivista. Minimalismo é uma expressividade a partir do mínimo.

Não quer dizer que as pessoas que procurem uma casa minimalista, entretanto, sejam de fato minimalistas. Pois há também modismos arquitetônicos que estão acima da filosofia conceitual.

O termo "estilo" é algo que não se pode mais utilizar hoje em dia. Um estilo determina um conjunto de regras e fatores, fórmulas e catálogos, condicionantes, que categorizam uma edificação. Portanto diria que minimalismo é uma corrente, e não um estilo, pois não há regras bem definidas, e sim uma linha próxima de pensamento e de modo de vida, inclusive. Quem sabe no futuro haja uma condição de estilo, mas hoje é algo menos rígido e mais filosófico.

Outro ponto que gostaria de mencionar refere-se à condição de minimalismo das edificações apresentadas. Não quero que modifique a lista, mas algumas destas construções são bastante abarrocadas e pouco minimalistas. Minimalismo não resume-se a planos retos sem aberturas, e sim ao mínimo. Trata-se de um pensamento arquitetônico que sugere que as construções podem ser belas e qualificadas usando apenas o mínimo, o básico, o realmente necessário.

Minimalismo valoriza as formas básicas, a clareza morfológica. Isto é, valoriza a facilidade em se compreender a natureza das formas. A desconstrução cria formas complexas e pouco claras e não é minimalista.

Em algumas destas edificações vejo grandes balanços, volumes desconstruídos, formas exageradas que não são mínimas, muito menos básicas. Formas que não são necessárias ao que viria ser uma filosofia arquitetônica baseada no mínimo. A função destes exageros e destas desconstruções, mesmo que usem linhas retas tal como o minimalismo convencional, é valorizar a forma. São, portanto, formalistas, já que a forma é a filosofia, e não a valorização do mínimo que existe no minimalismo. O minimalismo também poderia ser formalista, mas a forma minimalista resulta de uma filosofia e não de uma busca pela forma.

Portanto, minimalismo não é formalismo, é apenas uma valorização dos elementos básicos dispostos numa sintaxe extremamente simplificada e que dá ao prédio expressividade e caráter sem aderir às extravagâncias. Repetindo, minimalismo é buscar a elegância a partir do mínimo, do básico. Uma simplificação extremamente complexa em conceito, visto que para acertar numa composição minimalista e alcançar a elegância e a beleza é mais difícil.

Espero derrubar alguns dogmas que entendem qualquer edificação branca, com planos opacos e formas retas como sendo minimalista. Nem todas são.
^^ Você poderia listar as 'não minimalistas' pra mim? please =D
Eu contesto, por exemplo, a condição minimalista das obras abaixo:

03_

04_

08_

09_

10_

11_

13_

17_

21_

22_

26_

28_

29_

30_

32_

33_

36_

37_

39_

40_

41_

45_

49_

51_

52_

53_

54_

55_

56_

58_

59_

60_

64_

67_

71_

72_

77_

78_

79_

E vocês, o que acham? Aprovam?
Eu gosto do estilo minimalista. Mesmo sem pequenas construções, ele é livre de distrações visuais inúteis que fazem quem as observa perder a perspectiva do todo para se focar em detalhes, ornamentos etc.
O minimalismo pode te fazer focar num único detalhe com maior força que os abarrocamentos. Quanto maior a complexidade e o exagero da forma, menor o enfoque num único elemento.
Visualmente a arquitetura minimalista extrema é muito bonita, entretanto não viveria numa casa dessas, é pouco convidativa/aconchegante, um tanto "seca". =S
Prefiro casas que utilizem materiais e cores mais variadas, como as do Kogan, que mesmo seguindo dessas linhas retas/rígidas nos traços principais, ganha leveza a partir do uso de madeiras, pedras rústicas e cores nos detalhes, além de elementos bem ligados a arquitetura nacional, como pilotis, cobogós e brises.
Mas minimalismo não é, necessariamente, um exagero de branco. Mas sim, é bastante seco, pois trata-se de uma filosofia: viver com o mínimo. Comparando com um modo de vida, seria aquela pessoa que tem apenas uma peça de roupa para cada dia da semana pois não precisa mais do que isto para viver, entende?
'hahaha..Não sobrou nada!!
Faltou esse:

:|

Falando sério, seus threads são bem interessantes! Essa coletânea está ótima!
^^ LOL, como que faz aí? dorme de pé? anda de lado? hahah
Mas minimalismo não é, necessariamente, um exagero de branco. Mas sim, é bastante seco, pois trata-se de uma filosofia: viver com o mínimo. Comparando com um modo de vida, seria aquela pessoa que tem apenas uma peça de roupa para cada dia da semana pois não precisa mais do que isto para viver, entende?
Boa explicação, FlicK. Sobre o branco, apesar de não ser a única cor usada no minimalismo, ela é a de maior preferência talvez pela definição das formas, limites e cortes que se tornam mais evidentes, assim como usam bastante branco e outras cores claras nos automóveis-conceito de salões.

Uma pequena dúvida que tenho é quanto a esta casa, por que ela não seria minimalista? Seriam os pilares da passarela ou o recorte desnecessário na fachada?
1 - 20 of 37 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.