SkyscraperCity banner
1 - 4 of 4 Posts

·
Banned
Joined
·
5,008 Posts
Discussion Starter · #1 ·
30 de maio de 2008.


MANAUS - O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), vai premiar as empresas e instituições sediadas no Pólo Industrial de Manaus que apóiam as ações de inclusão digital executadas no âmbito do MDIC e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

A outorga será feita hoje (30), às empresas Nokia, Moto Honda, Grupo Bemol, Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), durante o evento “Premiação do Industrial do Ano” promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).

Segundo o secretário de C&T, José Aldemir de Oliveira, reconhecer o apoio a essas instituições é importante pois inclusão digital está entre as ações prioritárias tanto do governo estadual como federal.

A solenidade será realizada às 19 h, no Auditório Gilberto Mendes de Azevedo, do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas, no Centro.
 

·
Banned
Joined
·
5,008 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Engenheiro diz que o melhor sistema de TV digital é o do Brasil
29 de maio de 2008.


MANAUS - “O melhor sistema de TV Digital do mundo é o do Brasil”. A declaração é do engenheiro Aguinaldo Silva, membro do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital, que, na tarde de hoje (29), fechou o ciclo de três palestras sobre TV Digital, realizada no auditório da TV Amazonas em Manaus.

Na palestra, o engenheiro esclareceu mais dúvidas sobre a transmissão digital, áudio, vídeos e mostrou diferenças básicas entre sistemas.

O engenheiro disse que - embora o Brasil tenha atrasado o início das implementações digitais - por conta da evolução tecnologia, foi possível optar por um sistema mais avançado. O MPEG 4 ( H264) consegue transmitir a mesma quantidade de informações com menos bits, além disso, o usuário conseguirá armazenar uma quantidade maior de dados do que se estivesse utilizando o modelo MPEG 2, adotado pelo Japão.

Ainda, segundo Aguinaldo, a codificação pelo MPEG 4 já nasce com a mesma eficiência do que o MPEG 2, lançado há 6 anos. Ele disse que o modelo é um conjunto de melhorias que geram grandes ganhos individuais.“Hoje o melhor sistema de TV Digital do Mundo é o brasileiro, mesmo embora tendo alto custo”.

Em relação ao áudio, o Brasil adotou o HE AAC, baseado no MPEG 4. Ele justifica que a escolha é devido a eficiência espectral (ondas UHF) e a alta qualidade do som oferecida. Segundo ele, esse modelo tornou possível, por exemplo, o rádio digital.

Quanto à interatividade que será oferecida por meio da TV Digital, Aguinaldo Silva disse que a estrutura utilizada no modelo adotado pelo Brasil será compatível com a infra-estrutura de cada região. Desta forma, uma região que possui apenas satélites poderá também receber o sinal digital. Em localidade em que não há celulares, redes wireless, por exemplo, mesmo assim a interação será possível. Para ele, isso é um grande avanço em relação ao sistema japonês.

Questionado sobre a possibilidade de o telespectador ser monitorado em relação aos canais que assiste e quanto tempo fica em cada programação, o engenheiro respondeu que isso é possível, mas que, no entanto essa opção esbarra nos aspectos legais da lei. “Seria invasão de privacidade”, disse.

Dúvidas quanto à qualidade digital. O Advogado Afonso Negreiros questionou se a imagem final será realmente melhor do que a dos japoneses. O engenheiro respondeu que sim. “A diferença entre os dois sistemas é nítida por causa dos Bits- frames”. Ele disse ainda que inclusive existe um esforço muito grande para fazer com que outros paises da América Latina adotem o mesmo modelo de TV Digital do Brasil. Com isso, segundo ele, será possível exportar equipamentos para eles”.

TV acompanha avanço tecnólogico

Aguinaldo Silva fez uma amostra dos avanços da TV no Brasil. Segundo ele, nos anos 60 profundas mudanças aconteceram, principalmente com o lançamento do satélite. Já os anos 90, foi a era multimídia ou hipermídia que resultou na expressão interativa de todas as tecnologias, o que é chamado de convergência.

Ele explicou ainda que a “era digital” trouxe novas formas de relação interpessoal e de educação, além disso, pois fim às fronteiras. “Overdose de informações”, quem não estiver nessa estará fora. “Fazer a TV participar esse evolução, surgiu a TV Digital”, disse o engenheiro.

Com esses conceitos, Aguinaldo declarou que a fronteira entre TV e internet está sumindo.

Sobre a conhecida frase “Penso, logo existo”, do fillósofo Descartes, o engenheiro disse que hoje poderia ser modificada para “Clico, logo existo”
 

·
Banned
Joined
·
3,705 Posts
Manaus tem estrutura para se tornar um excelente pólo tcnológico!!!
Quem sabe novos e revolucionários inventos saiam de Manaus???;)
 
1 - 4 of 4 Posts
Top