SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 129 Posts

·
Moderator
Joined
·
196,398 Posts
Discussion Starter · #1 ·


Mira de Aire é uma freguesia portuguesa do concelho de Porto de Mós, com 16,77 km² de área e 3 775 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 225,1 hab/km².

Foi elevada a vila pelo decreto n.º 22 432, de 10 de Abril de 1933 e passou a denominar-se de Mira de Aire e antes de Mira.
Até 1708 pertenceu a freguesia de Minde até que se desanexou. Mira de Aire aparece por vezes gravada como Mira d'Aire, por vezes é mesmo esta designação preferida dos mirenses. Os linguistas clássicos portugueses como Rebelo Gonçalves, no seu Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa (Coimbra, 1947) escrevem Mira de Aire. Rebelo Gonçalves dá este caso como uma combinação vocabular que apresenta a preposição de com e elidido e não pede apóstrofo. José Pedro Machado, outro linguista reputado, prefere também Mira de Aire, mas é possível encontrar Mira d'Aire nas suas obras.

Nesta freguesia, cujo território é atravessado pelo Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, situa-se uma das grutas naturais mais espectaculares e mais bem preservadas de Portugal, a Gruta de Mira de Aire, também conhecida como Gruta dos Moinhos Velhos.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mira_de_Aire

http://www.grutasmiradaire.com/
 

·
Moderator
Joined
·
196,398 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Grutas de Mira de Aire - Gruta dos Moinhos Velhos

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gruta_dos_Moinhos_Velhos

A Gruta de Moinhos Velhos pertence ao conjunto de Grutas de Mira de Aire e localiza-se em Mira de Aire, no concelho de Porto de Mós, no distrito de Leiria, em Portugal.

A gruta foi descoberta em 27 de julho de 1947, ano em que foram realizadas as primeiras tentativas de exploração da gruta. Em 1948 alguns dos primeiros exploradores resolveram formar a Sociedade Portuguesa de Espeleologia, a primeira associação portuguesa do género. A gruta foi classificada como imóvel turístico de interesse público em 20 de Outubro de 1955, tendo aberto as suas portas ao público a 11 de Agosto de 1974. As Grutas de Mira de Aire participaram no concurso 7 Maravilhas Naturais de Portugal, promovido pela New 7 Wonders Portugal, sendo eleitas, a 11 de setembro de 2010, como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.
 
1 - 20 of 129 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top