SkyscraperCity banner

1 - 20 of 502 Posts

·
Moderator
17,497 Posts
Discussion Starter #1 (Edited by Moderator)
Miraflores- mais umas fotos!

Miraflores começou por ser uma urbanização desenvolvida por Juan Mechó (um espanhol radicado em Portugal) no principio dos anos 70. Actualmente faz parte da Freguesia de Algés.

Em 1973 teve inicio a construção. O nome foi retirado da antiga Quinta de Miraflores, nos terrenos da qual se localizava a nova urbanização. O conceito da urbanização, baseado nos já então realizados em Espanha, nomeadamente nos bairros de Madrid, em que a urbanização era fechada sobre si, e tinha as suas infra-estruturas desportivas (no caso de Miraflores courts de ténis e piscina), bem como a novidade para a época de cada prédio ter garagem subterrânea. Os primeiros prédios ficaram prontos e muitos apartamentos foram vendidos antes do 25 de Abril. No período conturbado que se seguiu, Miraflores foi considerado (no jargão da época) uma urbanização fascista, elitista, e outros termos afins. Juan Mechó chegou a ser detido no período do PREC, e foram levantados vários entraves ao licenciamento das obras, entre elas a não autorização da construção da garagem subterrânea no bloco de prédios da Rua Brito Pais. Estes acontecimentos levaram à paragem da construção dos restantes prédios, bem como à paragem dos trabalhos em outros, como foi o caso do edifico onde hoje está instalado o centro comercial Dolce Vita, que só foi terminado no final dos anos 90. Paralelamente, o restante da quinta foi ocupado por emigrantes, sobretudo das ex-colónias, que a transformaram num bairro de lata conhecido pelo nome Pedreira dos Húngaros. Com a morte de Juan Mechó na segunda metade dos anos 80, a mulher (Mercedes) e a filha assumem a liderança do projecto, numa época em que a economia portuguesa entrou numa fase de crescimento, e novos investidores apostaram em finalizar a urbanização. Assim, desde os anos 90 até à data tem-se assistido a um renascimento, ao que não é alheio o realojamento da população, e o consequente fim, da Pedreira dos Húngaros pela Câmara Municipal de Oeiras, libertando o terreno para um jardim, mais construções e uma igreja.

Dada a qualidade das construções iniciais, e o facto de ser um bairro de população da média-alta classe média, muitas construções posteriores, se bem que não fazendo parte do projecto inicial, "colaram-se" ao nome Miraflores, alargando a área abrangida actualmente maior que a prevista e para além dos limites da Quinta de Miraflores original.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Miraflores_(Oeiras)

Miraflores:

·
Registered
8,336 Posts
Fotos com grande % de humidade :lol: Bom trabalho, Fern! :eek:kay:

A mim mete-me impressão a torre Monsanto pelo facto de não me parecer nada que tem 100m :sly: Não sei se é do corte obliquo do topo... se da forma hiperbólica das secções transversais, não faço ideia! Mas é uma torre muio sozinha, à espera da maninha gémea :D

·
Moderator
17,497 Posts
Discussion Starter #9
Filipe_Golias said:
A mim mete-me impressão a torre Monsanto pelo facto de não me parecer nada que tem 100m :sly: Não sei se é do corte obliquo do topo... se da forma hiperbólica das secções transversais, não faço ideia! Mas é uma torre muio sozinha, à espera da maninha gémea :D
Parece mais alta ou baixa!?
Por enquanto a maninha ainda esta na fase embrionaria.. os terrenos apesar de terem sido limpos ainda nao sofreram mais alteracoes!

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
de acordo com o arquitecto não tem 100, tem 120, o efeito so se nota se te colocares em frente a parte mais alta.

·
Moderator
17,497 Posts
Discussion Starter #13
Filipe_Golias said:
Mais baixa, pois... se parecesse mais alta não me metia impressão :D
Achas mesmo!? Olha que cada andar e' bem alto e cem metros nao e' assim tanto! Repara bem no tamanho da torre em relacao aos carros que estao muito mais perto.. tens que ir mesmo la ao pe para perceberes. A irma e' que vai parecer mais alta pois nao vai ter o corte no topo!

·
Moderator
17,497 Posts
Discussion Starter #17
Nao sei sera a torre ou falta de jeito... :D

Nestas ja parece mais alta?

·
Moderator
17,497 Posts
Discussion Starter #18
Filipe_Golias said:
De longe, dá-me essa impressão, sim... agora com carros perto a dar um escala é claro que já se percebe. 100m não é muito alto? É apenas um limite estrutural (e psicológico) para edificios em Portugal... lá fora não, pra nós é alto.
Em Portugal, mas la fora estamos habituados a ver torres muito mais altas e talvez por isso 100m ja nao impressione!

·
Moderator
17,497 Posts
Discussion Starter #20
Nah, nao me confundas com o Dani! So estou a mostra-la de um outro angulo. E' so porque a mim que passo la ao pe muitas vezes me parece bem alta, especialmente qd comparada com a pequenes dos outros edificios deste pais!

1 - 20 of 502 Posts