SkyscraperCity Forum banner

Mirante da Serra do Rio do Rastro - SC

39719 Views 44 Replies 35 Participants Last post by  carca
No dia 21 de outubro de 2011, ao retornar de Lages para Içara, parei no mirante da Serra do Rio do Rastro para fotografar aquele que, a meu ver, é um dos locais mais belos do estado de Santa Catarina.
O mirante fica a 1.420 metros de altitude, mas dependendo da visibilidade podemos avistar grande parte da região Sul Catarinense, onde estão cidades como Criciúma, Tubarão, Araranguá, Orleans, Içara, Urussanga, Laguna, Imbituba, Braço do Norte entre muitas outras.
A menor distância até o mar é de aproximadamente 58 quilômetros, mas nos dias bem claros é possível se avistar grande parte da orla oceânica.
A ligação rodoviária entre o alto da serra e a região litorânea tem 12 quilômetros de extensão e é constituída por uma subida íngreme com curvas muito fechadas.
A pista é em boa parte de concreto, pois não foi possível o acesso das máquinas necessárias para asfaltá-la. A estrada é toda iluminada e a energia elétrica usada é gerada por unidades de geradores eólicos situados no alto da serra.

Google Earth

Google Earth

Nota: As fotos com a marca "Capmel" são de minha autoria.

Foto 01 - Panorâmica

Foto 02

Foto 03

Foto 04

Foto 05 - Uma pena que as curvas mais radicais da estrada não possam ser fotografadas desde o mirante.

Foto 06

Foto 07

Foto 08

Foto 09

Foto 10 - Outro atrativo são os quatis-de-cauda-anelada, que se aproximam dos turistas na esperança de conseguirem alguns petiscos para comer.

Foto 11 - ...E os quatis quase sempre alcançam o objetivo.

Foto 12

Foto 13

Foto 14

Foto 15

Foto 16 - Descendo a Serra.

Foto 17

É isso, pessoal!
See less See more
19
1 - 20 of 45 Posts
Muito show este mirante! E esta serra é de uma beleza única. Mas haja estômago para aguentar tantas curvas e tanta mudança de altitudes. Eu acho que eu teria de tomar um dramin antes de enfrentar esta estrada que é toda serpenteada.
Belas fotos! E adorei os quatis! :)
Fantástica beleza natural e estrada arrojada. Os quatis são um encanto à parte. Belas fotos, parabéns pelo trabalho e obrigado por compartilhar.
Essa estrada é muito legal, bom ver ela por aqui, os quatis tb são legais, aí e nas cataratas eles são atração. A estrada pelo visto é de concreto, muito bom pois deve ser dificil realizar reparo aí.
Paisagens lindas, só não gostaria de passar por essa estradinha...morro de medo de precipícios. :eek:
D+ essa estrada, a vista do mirante é muito bacana, dá a impressão que está perto das nuvens :eek:kay:
Demais o mirante, a estrada, a região como um todo. Uma pena que o tempo geralmente não colabora muito. Fui 3x pra aí e só uma vez estava tempo aberto, eu era bem pequeno.
Maravilhoso !!!

Este lugar é incrível !

E as fotos estão ótimas, o thread ficou 10 ! :cheers:
Parabéns pelo theard e pelas fotos, que lugar lindo, Santa Catarina sempre surpreende o estado lindo cada paisagem mais bonita que a outra, o que mais gosto e da variedade encontrada nas paisagens dai, essa estradinha hehehehe medo hem mais deve ser de tirar o folego, mais uma vez parabéns pelo theard e pelas fotos valeu por compartilhar um pouquinho do seu estado, flws abraç
A vista do mirante da Serra do Rio do Rastro realmente é embasbacante! Já estive aí umas 4 vezes e sempre cai o meu queixo quando eu fico observando, é animal! :)
Uma das estradas mais lindas do Brasil. Passear-se por ela dele ser uma experiência única e um deleite para os sentidos...
^^
Com certeza! Os quatis se multiplicaram bastante desde a última vez que estive aí. :lol: As fotos dispensam comentários, um dos cenários mais caprichados do país.
Adoro!!!!!!! Gostei da foto que mostra os caminhões minúsculos junto à serra.
sou tão ligado em lugares altos, que dê pra ver várias cidades do mesmo ponto...se é que esta foto 16 deu um frio na barriga com este caminhão descendo a serra.

Parabéns. :eek:kay:
Show dimóóóis... tudo muito belo
:D

Um dia vou descer ela de bike sem freio bebado..
ashasuahhuasshushu
Um dos lugares mais lindos que eu já vi (em fotos hehe)
E os quatis? me parecem tão afáveis.
Valeu pelo thread.
Belo Thread!
A paisagem é realmente linda! E os quatis uma atração a parte.:lol:
Adoreia a foto 12.
Valeu por nos mostrar!
Meu pai disse que essa estrada durante a noite, é mais linda ainda...

Me mostrou ate umas fotos, mas isso faz anos ja..
Ela é toda iluminada... fica só um traçado de luz..
1 - 20 of 45 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.