SkyscraperCity banner
1 - 20 of 31 Posts

·
www.preservasp.org.br
434 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Pessoal, essa foto está no "Dicionário Ilustrado da Língua Portuguesa" da Ed. Bloch, de 1976, portanto deve ter pelo menos 30 anos. Achei surpreendente e intrigante o contraste da imponente Igreja neogótica na cidadezinha miserável, de chão de terra, aparentemente no sertão nordestino. O verbete que acompanha a foto não dá nenhuma indicação de onde foi tirada, conforme transcrevo abaixo:

"Rosácea. Em algumas cidades do interior do Brasil, que já viram dias de maior prosperidade, podem ser encontradas bizarras construções arquitetônicas, em que se misturam as mais diversas concepções estilísticas. Essa igreja, em que as colunas e a rosácea são tipicamente góticas, ilustra tal tendência, outrora bastante comum, de uma arquitetura afastada da realidade, em que provavelmente os desejos daqueles que financiavam a obra se sobrepunham a quaisquer outras considerações artísticas."

Pergunta: alguém por acaso sabe que cidade é essa? Quem será capaz de decifrar o enigma?

·
VDC só no mês de férias
210 Posts
Montes Claros - MG?! É onde eu sei que tem uma catedral gótica, aliás a catedral gótica e a matriz são ambas muito bonitas.

·
SSC Brasil
17,659 Posts
Não saberia dizer, mas a igeja é bem interessante. Algo que gostei na foto, foi o contraste entre a construção imponente e os habitantes locais.

·
Registered
11,640 Posts
Eu gosto do estilo gótico, a catedral daqui é Gótica e é bem bonita :) Não sei em que local está essa igreja da figura... :s Uma vez postei fotos da daqui, não sei quem reclamou das janelas grandes na laterais... to vendo que é do própio estilo gótico, pq essa da figura também tem as mesmas janelas.

·
Banned
2,419 Posts
Bem legal essa Igreja, vamos ver se alguém consegue advinhar. Eu tenho uma baita vontade de conhecer a Catedral de Fortaleza, porque ela é a cópia da Catedral Gótica mais legal que conheço, a de Colônia, na Alemanha.

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
DMA Brasil said:
Bem legal essa Igreja, vamos ver se alguém consegue advinhar. Eu tenho uma baita vontade de conhecer a Catedral de Fortaleza, porque ela é a cópia da Catedral Gótica mais legal que conheço, a de Colônia, na Alemanha.
A Catedral de Fortaleza demorou trinta e nove anos para ser concluída, DMA! se vc quiser, tem um site belíssimo www.ofipro.com.br tem várias historias sobre ela :)

·
Ohh Yeah!
7,677 Posts
Muito bonita, tem certeza que é no NE?

·
Registered
3,673 Posts
Parece ser no NE mesmo.
Olha o estado de conservação que ela estava: já pode ter sido destruída.
Nunca vi foto alguma desta, mas se encontrar algo aviso (será difícil!).

Ah, a construção é neo-gótica ("gótico" só na Idade Média da Europa)
Idiota este livro chamando de bizarra a construção. Só pode ter sido um modernista tardio, hehe

·
Taking On The World
26,413 Posts
essa catedral não parece muito gótica não. Como o proprio livro diz, somente as colunas e rosetas são estilo gótico. O resto não tem nada de gótico, em especial a fachada frontal. Completamente anti-gótica.

A de Fortaleza tem o mesmo formato da Köln Dom, mas de resto não tem muito a ver... é bem diferente... é 1000 vezes menos detalhada (lisa) e com angulos mais geometricos. Acredito q tb não tenha 160 metros de altura...

·
Registered
9,037 Posts
A arquitetura gótica é a minha preferida em se tratando de templos religiosos. É sempre impressionante a riqueza de detalhes e a imponência das construções nesse estilo.

·
Registered
3,673 Posts
A de Fortaleza me parece bem eclética, e não neo-gótica o_O
Deve ter a planta inspirada na catedral de Colônia, por quê a aparencia é totalmente diferente.

·
Taking On The World
26,413 Posts
eu pra mim, nem inspirada é. A catedral da Sé tb tem um formato muito semelhante. É um formato de cruz, qdo visto de cima. Uma cruz gorda é verdade, mas cruz de um jeito ou de outro.

·
Ohh Yeah!
7,677 Posts
Essa igreja é mto bonita, mas parece tão encardida, prefiro a de Barcelona.

·
Ohh Yeah!
7,677 Posts
Catedral de Barcelona

Igreja da Sagrada Família em Barcelona (estava me referindo a essa)

1 - 20 of 31 Posts