Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 2 of 2 Posts

·
Cidade Lendária
Joined
·
6,291 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Do JC OnLine

O modelo de escola pública de qualidade pode estar em Pernambuco, mais precisamente em 33 unidades de ensino espalhadas em todo o Estado. É o que acredita o presidente do Instituto Co-Responsabilidade pela Educação (ICE), Marcos Magalhães, que na segunda-feira (19) lança o livro A juventude brasileira ganha uma nova escola de ensino médio - Pernambuco cria, experimenta e aprova. Em 135 páginas, o também presidente do Conselho Consultivo da Phillips na América Latina, conta sua experiência à frente da reforma do Ginásio Pernambucano (criado em 1853), onde estudou, e como surgiu a iniciativa de transformá-lo em um Centro de Ensino Experimental, inaugurado em 2003. "O modelo de gestão comprometido com o jovem além da escola, que o ensina para a vida, é que irá transformar nosso País. Mas não podemos pensar apenas em políticas de governo. Esse deve ser um compromisso do Estado", avalia.

Marcos Magalhães apresentou seu projeto nesta sexta-feira (16) à imprensa, em coletiva realizada no JCPM Trade Center, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Segundo o presidente do ICE, a parceria entre iniciativa pública e privada deu tão certo que o Estado já colocou em operação 33 Centros de Ensino Experimental, com capacidade para atender cerca de 20 mil alunos. A meta para os próximos seis anos é criar 75 escolas de tempo integral. Além disso, outras 600 unidades devem ter sua jornada ampliada, seguindo o mesmo método de gestão dos centros.

Três estados nordestinos - Ceará, Maranhão e Piauí - já estão com o modelo em fase de implantação. "Também apresentamos o projeto em São Paulo e Minas Gerais e os governadores desses estados estão interessados", antecipou Magalhães que, no próximo mês, estará no Chile "exportando" uma idéia genuinamente pernambucana. Representantes de mais três países da América Latina - Equador, Peru e Argentina - já estão com visitas marcadas para conhecer os centros de ensino.



A rede estadual de ensino conta com 51 escolas de referência em ensino médio. São 16 localizadas no Recife e Região Metropolitana e 35 distribuídas pelo interior do Estado, sendo 33 funcionando em horário integral (Centros de Referência) e 18 com jornada parcial.

Nas escolas com atendimento integral, o aluno estuda nos dois turnos, com 45 horas/aulas por semana. Nas unidades com jornada parcial, o estudante tem uma carga horária de 35 horas/aula por semana, com dois dias de aula no contra-turno.

Além do ensino regular, todas as Escolas de Referência oferecem ensino profissionalizante
 

·
Registered
Joined
·
11,032 Posts
É isso que o grande parte do Brasil precisa, um governo e um programa engajado na educaçao do que é o futuro do país!
 
1 - 2 of 2 Posts
Status
Not open for further replies.
Top