SkyscraperCity Forum banner

Mogi das Cruzes ontem e hoje

28095 Views 24 Replies 15 Participants Last post by  arthursantana
Outro dia passeando pelo Flickr encontrei umas fotos antigas de três cinemas que Mogi possuía. Segundo a pessoa que postou essas fotos no Flickr (http://www.flickr.com/photos/nirrepfilms), elas foram feitas em meados dos anos 50 e fazem parte do acervo do Comphap (Conselho Municipal de Patrimônio Histórico de Mogi das Cruzes). Hoje quando estava no centro me lembrei dessas fotos antigas e como estava com minha câmera fiz novas fotos dos mesmos lugares. Vejam como a diferença:

1 - Este é o Cine Avenida, construído e inaugurado em 1946 pelo agricultor José Jungers. O prédio está situado no final da Avenida Voluntário Pinheiro Franco:



2 - Atualmente é uma igreja evangélica...



3 - Mais uma, de outro ângulo:



4 - Atualmente:



5 - Este outro é o Cine Urupema, situado no início da Avenida Volutário Pinheiro Franco. Foi inaugurado em 1947 e, com 3600 lugares, foi o maior cinema do país por 11 anos. Aquele prédio na parte esquerda inferior era a rodoviária de Mogi.



6 - Atualmente neste prédio também funciona uma outra igreja evangélica. No prédio da antiga rodoviária funcionam vários estabelecimentos comerciais.



7 - Outra do Cine Urupema:



8 - E atualmente:



9 - Este aqui era o Cine Odeon, que teve a sala de espera mais luxuosa da região e o primeiro letreiro luminoso da cidade. Está localizado na rua Ricardo Vilela:



10 - Hoje no prédio funciona o Ciarte (Centro de Cidadania e Arte) da prefeitura:
See less See more
10
1 - 20 of 25 Posts
BELÍSSIMO TRABALHO, EDU, PARABÉNS!

É uma pena ver os nossos gloriosos e saudosos cinemas da maneira que estão, não lembrando em nada quando eram o centros de cultura de nossa querida cidade. Com a chegada dos cinemas ao shopping center, as pessoas se desinteressaram em ir até o centro para ver a sétima arte, até porque o leque de opções que eles ofereciam era escasso. No final de suas atividades, na década de 90, o Cine Odeon chegou a exibir exclusivamente filmes eróticos.

Eu conheci apenas um deles, o Cine Avenida. Foi em 1992, quando os meus pais levaram eu e minha irmã para assistir o clássico da Disney A Bela e a Fera. Lembro-me da imponência interna do lugar, com dois níveis de assentos. Recordo-me também que não mais de duas dúzias assistiram àquela sessão. Eram os últimos anos do Avenida.

Com o desinteresse do público por estes cinemas localizados no Centro de Mogi das Cruzes, não restou outra alternativa aos proprietários que alugá-los às igrejas evangélicas, mesmo destino de centenas de outros cinemas espalhados pelo país.

Se por um lado os novos inquilinos cuidam de seu interior até hoje, equipando-os com confortáveis poltronas e poderosos sistemas de som, a mesma atenção não é dada às fachadas, que ostentam grotescos e enormes banners que escondem suas belíssimas fachadas.

Felizmente o Odeon está agora nas mãos da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, que o transformou num centro cultural, mas está com a fachada totalmente descaracterizada.

Quem sabe um dia eles voltem a exercer sua original função ou transforme-se todos em centros culturais, para que voltem a exercer o seu fascínio sobre os mogianos, como nas dezenas histórias que já ouvi de meus pais, avós, tios, etc, que viveram com intensidade tudo aqui que estes três cinemas exerceram no passado.
See less See more
Obrigado pelo comentário, Caco. Eu infelizmente não tive a oportunidade de ir a nenhum desses cinemas, mas minha mãe conta histórias diversas sobre eles que me fazem imaginar como era assistir a um filme em um lugar desses. Realmente o espetáculo não se restringia ao filme em si, mas a todo o cinema, seu saguão luxuoso, seu prédio imponente. Pena não termos mais cinemas assim.
See less See more
Ótimas fotos. As fotos dos Antigos Cine Avenida, Odeon e Urupema mostram todo um charme que os mesmos possuíam, uma pena não existirem mais. Uma pena não termos a cultura de preservar nossos salas de cinema. Acredito que esse é um mal da maioria das cidades do Brasil e do mundo. A nova era das salas de exibição em Shoppings...

Aqui em Campina nosso maior cinema virou um mini-shopping... :(

Vlw cara. Parabéns pelo thread.
See less See more
Muito Bom Edu !!!!!!

Eram construções lindas, gostei mais do Urupema
Infelizmente isso aconteceu aqui também, e os cinemas tiveram os mesmos destinos :(
Valeu gente. Realmente a desativação dos grandes cinemas é um efeito colateral da "shoppingização" do Brasil. Uma pena.
Ótimo thread!
Parabéns, Cara.
Belo Post...

Eu cheguei a assistir filmes - do ET no Urupema (mas nem me lembro como era nessa época, só tinha 3 anos) e da Xuxa no Cine Avenida - já estava caminhando para o seu "fim"... do Urupema, me lembro do seu interior, pq depois de desativado o cinema, 1º ela um salão mais "pop" que era alugado para escolas - a formatura do "pré" do meu irmão foi lá - e diversos "eventos", e, antes de virar igreja evangélica, na boa época da OVNI, uma danceteria que era palco de vários show... e tinha uma acústica ótima... enfim... saudades...

Ótimas fotos, parabéns!!!
See less See more
Valeu Ricbit e Bia :eek:kay:
lindo tópico.

é uma tristeza ver esses prédios tão descaracterizados, e desligados de suas funções originais.

Detalhe para a luminária da rua em uma das fotos do Cine Urupema. (foto 07)

Muito legal, parabéns!
See less See more
Isso era do tempo em que o sujeito botava gravata para ir ao cinema.

Interessantes. Aqui também havia muitos cinemas contemporâneos a esses.
Muito bom, a primeira vez que eu fui no cinema foi nesse Cine Avenida, assisti Olha quem está falando (~1990) e um filme do Didi.

Essa residência ao lado do cimena existia até há algum tempo atrás, onde hoje localiza-se a agência da Toyota. Foi uma agência de seguros.

Agora esse cine Urupema, dói no coração saber que já foi o maior cinema do Brasil, fato que eu desconhecia, agora estar dessa maneira. É nessas horas que eu concordo com o Kassab com essa lei de proibir letreiros. Coisa horrível.

Entrei algumas vezes nesse prédio quando era uma casa noturna, realmente muito grande lá dentro.

Cine Odeon, não é da minha época, mas já foi pornô! :lol:

Muito bom.
See less See more
Muito legal esse antes e depois. :yes: Minha cidade já teve um Cine Avenida também, mas felizmente não virou Igreja não hehe Virou Loja de Móveis Ao contrário dos outros heh

Aliás, que pena que os cinemas de rua estão acabando...
poxa, o Alto-Tietê tá em peso aqui...
Obrigado

^^ seja muito bem-vindo, conterrâneo!
Grande Caco, grande marketeiro de Mogi das Cruzes, muito bons seus threads e obrigado pelas boas-vindas!
Parabéns pelo thread!
Em São José dos Campos não é diferente, na questão cinema.
Aqui o primeiro cinema foi o Theatro São José (onde atualmente funciona a Biblioteca Pública Cassiano Ricardo), inaugurado em 1909.
Depois o Cine Santana de 1952 (onde atualmente funciona um teatro) e o Cine Palácio de 1965, onde atualmente é uma igreja :eek:hno:
Agora a cidade tem o CineMark e o CineSystem, todos localizados em shoppings.
See less See more
1 - 20 of 25 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top