SkyscraperCity banner

1 - 20 of 159 Posts

·
Moderator
Joined
·
158,648 Posts
Discussion Starter #1
Quatro equipamentos que se encontram subaproveitados vão ganhar nova vida. Câmara avança com elaboração dos estudos para pôr projecto em marcha este ano.


Moinho de maré vai ter peças ligadas à indústria moageira e painéis com a sua história.

A Câmara da Moita quer avançar com o projecto "Alhos Vedros Cultural". O objectivo é criar novos pólos de cultura naquela vila, tendo como ponto de partida a requalificação e reabilitação de alguns equipamentos existentes. O projecto, segundo a autarquia, é "bastante ambicioso" e pretende privilegiar espaços considerados verdadei- ros "ex-libris" e outros que estão subaproveitados.

São quatro os núcleos que vão ser alvo de intervenção. Em declarações ao JN, Vivina Nunes, vereadora da Cultura, explicou que o Núcleo José Afonso, onde funciona actualmente o pólo da Biblioteca Municipal, será "transformado a médio prazo num espaço direccionado para crianças, especializado em literatura para a infância".

Também o actual mercado da vila, segundo a vereadora, deverá ter em breve uma nova funcionalidade. "Estamos a repensar o futuro daquele equipamento, dadas as suas características físicas, com espaços autónomos mas interligados. Neste caso, o projecto permitirá criar uma dinâmica interessante, com zonas específicas para a juventude e ateliês de artes plásticas, dança ou de novas tecnologias", revelou. A autarquia equaciona ainda a possibilidade de vir a trabalhar, no local, em articulação com várias associações.

Também as antigas instalações da Pluricoop darão lugar a um espaço de animação. Uma das hipóteses é a criação de um auditório para espectáculos, com áreas para a leitura e exposições. Prevista está também, como o JN já havia noticiado, a requalificação e musealização do moinho de maré.

Equipamentos

O projecto vai incidir na reabilitação do Núcleo José Afonso (pólo da Biblioteca Municipal) e na transformação do velho mercado da vila num espaço multiusos. As antigas instalações da Pluricoop vão dar lugar a um auditório e o moinho de maré será dotado de um núcleo museológico.

Apoios

Com o objectivo de dinamizar e fomentar a prática de diversas actividades culturais, assim como incentivar a adesão dos mais novos, a autarquia tem apostado na atribuição de apoios a várias associações e colectividades da freguesia.

Rota cultural A autarquia visa também apostar na formação das pessoas. No conjunto dos equipamentos pretende-se criar uma rota cultural com variedade de oferta.
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Daniel_Portugal said:
isso faz parte da area urbana ou metropolitana de lisboa? ou nao faz parte nem duma nem doutra?
claro k faz, a AML inclui Setubal k ainda é mais longe de Lisboa k Alhos Vedros, Alhos Vedros esta ja pegado ao Barreiro (pela Baixa da Banheira).
 

·
Moderator
Joined
·
158,648 Posts
Discussion Starter #8
Anuncia-se com pompa e circunstância um projecto apadrinhado pela Câmara da Moita e a ser levado a cabo pelos promotores do conhecido Badoca Parque, só que aqui não se trata da criação de um parque ambiental, mas de um "Parque Temático da Portugalidade" ou seja, algo que não fazemos ideia do que é, só que escolher para tal uma das maiores manchas florestais continuas da Margem Sul leva-nos à-priori a levantar algumas (muitas) reservas a tal projecto e à necessidade da sua criação...

Depois de Almada querer transformar uma importante àrea de Pinhal num mega-parque de campismo temos a Moita a transformar pinhais em parque de diversões e o Seixal a transformar Pinhais em urbanizações, não tarda e os pinhais da Margem Sul serão como as célebres vinhas do Seixal e Almada... mera recordação histórica.



Fonte
 

·
Moderator
Joined
·
158,648 Posts
Discussion Starter #10
Na sua última reunião, a Câmara Municipal da Moita aprovou um protocolo tendo em vista a cedência futura de um terreno para a edificação de um Parque Temático no Concelho da Moita, a celebrar com a Badoca – Actividades Turísticas.

Este parque temático, cujo projecto envolve um investimento total de 75 milhões de euros e uma área a edificar de aproximadamente 37 000m2, vai apresentar diferentes diversões baseadas em 24 temas propostos pelas escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
A promotora Badoca – Actividades Turísticas prevê atrair três milhões de visitantes por ano e criar cerca de 1200 postos de trabalho no concelho da Moita.
 

·
Banned
Joined
·
2,618 Posts
A Mata não dá dinheiro! E nos país há tubarões que têm que dar de comer às suas crias!
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,722 Posts
Mas nos ja temos 1 "Parque tematico da Portugalidade": o Portugal dos Pequenitos em Coimbra. Não tem é montanhas russas, mas deve ter escorregas!!:hilarious
 

·
Registered
Joined
·
267 Posts
Mais um projecto de parque temático, será desta? Espero que sim, a ideia de destruir um pinhal é que não me agrada, mas os parques temáticos costumam ser edificados com bastantes zonas verdes. Alguém sabe de mais alguma coisa? E o Galaxy Park em Vila N. Barquinha? E o Fantasia park em Cascais?
Saudações.
 
1 - 20 of 159 Posts
Top