SkyscraperCity banner

1 - 20 of 291 Posts

·
Moderator
161,331 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)

A Moita é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Setúbal, região de Lisboa e subregião da Península de Setúbal, com cerca de 16 700 habitantes.

É sede de um pequeno município com 55,08 km² de área mas 68 843 habitantes (2002), subdividido em 6 freguesias. O município é limitado a norte e a leste pelo município do Montijo, a sueste por Palmela, a oeste pelo Barreiro e a noroeste tem uma estreita faixa ribeirinha no estuário do Tejo.

As freguesias da Moita são as seguintes:

* Alhos Vedros
* Baixa da Banheira
* Gaio-Rosário
* Moita
* Sarilhos Pequenos
* Vale da Amoreira

População do concelho da Moita (1801 – 2004)

1801 1261
1849 2273
1900 6350
1930 9486
1960 29110
1981 53240
1991 65086
2001 67449
2004 70226

Concelho

Fotos by Barragon

Zonas Modernas da Moita

Zona a Sul

Nova ponte sobre a linha

Rotunda do Touro

Rotunda do nó do IC32

Bombeiros

Zona do Moinho e Praça de Touros

Moinho da Moita e Parque

Biblioteca Municipal

Zona da Praça de Touros

Zona a Norte

Penteado

Todas as fotos apresentam o seu autor no url

Fotos aéreas

(reciprocum)

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
lol :) olha a capital daqui, a capelinha Manuelina do Gaio é linda, boas pics Barras :eek:kay: a segunda fase da Fonte da Prata numca mais avança, sabes alguma coisa:?

·
Banned
4,048 Posts
nem parece estar na AML.. vila bonitinha:)

·
Banned
4,048 Posts
^^ não e' a u'nica que não parece da AML ou que e' bonita?:lol::D

·
Banned
4,048 Posts

·
Banned
4,048 Posts
As duas! :lol:
LOOL!:lol:
eu acho e' que estas localidades ficaram muito descarecterizadas com a expansao urbana de lisboa.. nao sei..

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
se arranjar um tempinho tiro umas fotos Barras, estou sem a maquina e tenho de "mendigar" uma ao sogro :| entretanto um texto sobre a BX:

UM POUCO DE HISTORIA
Sitio da Banheira, Lugar da Banheira, Terras Baixas da Banheira do Tejo são algumas das designações que ao longo dos tempos é possivel através de registos diversos das epocas referenciar a localização da actual Vila da Baixa da Banheira.

Na verdade e reportando-se a primeira referência conhecida ao século XIV, o nome da Freguesia não foi encontrado nem inventado a partir do nada ou por quaquer recente decissão. Asim para nós "Banheirenses de Gema" a Baixa da Banheira é um nome com origens muito antigas e a nossa terra será conhecida a através dele e cabe-nos a nós prestigia-lo e fazer que cada vez mais pessoas, quando se referem à Baixa da Banheira o liguem a uma terra agradavel onde se vive bem sendo a sua melhor riqueza as pessoas, fazendo dela uma Terra Singular.

Em termos de história recente, o povoamento da Baixa da Banheira começou praticamente nos anos 30 e 40 do seculo passado com a chegada de muitas familias oriundas do Algarve, Alentejo, Beiras entre outras regiões que procuravam trabalho nas grandes Fabricas da região como pr exmplo a C.P., A C.U.F., nas muitas fabricas de cortiça no Barreiro, Lavradio e Alhos Vedros, mais tarde na Sederurgia Nacional, Estaleiros Navais

Embora hoje já comece a ter outras origens e desemvoverem a sua actividade em varias areas de serviços na Area Metropolitana de Lisboa. A base da sua população é de gente trabalhadora com espirito fraternidade e de solidariedade e que se tem putuado por uma postura democratica e progressista.

http://antoniovieira.my1blog.com/2008/02/12/um-pouco-de-historia/

1 - 20 of 291 Posts