SkyscraperCity Forum banner

Monistrol de Montserrat, Espanha: sede do Parc Natural de la Muntanya de Montserrat e do Mosteiro de Montserrat - Julho de 2012

5383 Views 5 Replies 5 Participants Last post by  Samuel - VDC
Nesse thread mostro a chegada, a ''estadia'' e a saída do Mosteiro de Montserrat, situado no Parc Natural de la Muntanya de Montserrat, no município de Monistrol de Montserrat, Catalunya/Cataluña/Catalunha, Espanya/España/Espanha. Está há cerca de 55 quilômetros ao norte de Barcelona.

O mosteiro tem esse nome por conta do formato dentado que tem a montanha onde está localizado. Em português seria ''Monte Serreado/Serrilhado''. O mosteiro fica a pouco mais de 700 metros de altitude, mas o ponto culminante da montanha está há 1.236 metros, e é possível acessá-lo por meio de um plano inclinado que sai do mosteiro e leva até cerca de mil metros seguido de um bom pedaço de caminhada por trilhas entre os ''dentes'' da montanha.

É um mosteiro beneditino que abriga a famosa imagem de Nossa Senhora do Monte Serreado, a padroeira da Catalunha. Foi construído na Idade Média ao redor da gruta onde teria sido encontrada a imagem de Nossa Senhora do Monte Serreado, em 880. Foi destruído por tropas francesas em 1811, por ocasião da Guerra Peninsular, e reconstruído em 1844. Durante a ditadura de Francisco Franco, que reprimiu o nacionalismo catalão, em meados do século XX, o mosteiro foi um reduto da cultura catalã.

Em setembro de 2012 o mosteiro foi um dos locais principais de protestos pela independência da Catalunha por ocasião da crise econômica (também tida como uma crise de identidade nacional) que atinge a Espanha.

Então vamos às fotos desse mosteiro que só tinha ouvido falar e nunca tinha pesquisado a respeito, por isso foi uma surpresa de tirar o fôlego pra mim.

01. Montanha de Montserrat vista há 10 km de distância, na E-9 (Autopista de Montserrat), em Sant Vicenç de Castellet.

02. No estacionamento da estação ferroviária de Monistrol-Vila, em Monistrol de Montserrat, onde se pega a Cremallera de Montserrat pra subir até o mosteiro, há mais de 700 metros de altitude. Existem dois acessos até o topo pra quem vai de ônibus ou carro.

03.

04. Estação.

05.

06.

07.

08. Interior da composição.

09. Iniciando a subida. Leva-se de 10 a 15 minutos nesse trajeto. Acompanhe algumas imagens do entorno do Parc Natural de la Muntanya de Montserrat.

10.

11.

12.

13.

14. Pena que a foto não ficou boa. Essa é uma extensão mais afastada do mosteiro, só pra mulheres.

15. A subida continua e lá embaixo se vê Monistrol de Montserrat.

16.

17. Uma foto um pouco melhor do monastério para as mulheres.

18. Perto do fim da subida, no horizonte se vê o Tibidabo, a montanha mais alta de Barcelona.

19. Chegamos.

20. É muito maior do que parece.

21. Sequência de imagens detalhadas do mosteiro a partir daqui. Mais adiante volto a comentar.

22.

23.

24.

25.

26.

27.

28.

29.

30.

31.

32.

33.

34.

35.

36.

37.

38.

39.

40.

41.

42.

43.

44.

45.

46.

47.

48.

49.

50.

51.

52.

53.

54.

55. Reparem no canto superior direito da imagem. Existe ali uma segunda etapa da subida de Montserrat em um plano inclinado, que leva a quase mil metros de altitude. Lá em cima dá pra acessar o mirante que aparece na foto 29. Não subi por uma lamentável falta de tempo, mas pesquisei, e as vistas de lá são ainda mais impressionantes. Lá em cima existem mais uma ou duas extensões do Mosteiro de Montserrat e é cheio de trilhas. Um belo passeio de aventura.

56. O local conta com uma infraestrutura de serviços e restaurantes pra quem quer (e pode) passar horas lá em cima.

57.

58.

59.

60. Trilhos da Cremallera.

61.

62. Essa rua também tem alguns restaurantes e leva a um bom estacionamento para carros e ônibus, e também à descida por estrada.

63.

64. Segundo nossa forista Déa me contou, ela ficou com medo de encostar na grade de proteção pra fazer algumas fotos como as que coloco a seguir.

65. Lá no fundo o Tibidabo, às bordas de Barcelona.

66. Nesse zoom é possível ver à direita da foto o Aeroport El Prat de Llobregat, em Barcelona, há 40 quilômetros em linha reta de Montserrat, além da zona portuária de Barcelona à esquerda.

67. Mais detalhes no mosteiro, perto do estacionamento.

68.

69.

70.

71. Começando nossa descida de volta a Monistrol de Montserrat, dessa vez de ônibus.

72. Mosteiro feminino.

73. Mosteiro feminino de outro ângulo.

74. Ponte ferroviária, já em Monistrol de Montserrat.

Vídeos:

Obrigado pela visita! Meus próximos dois threads mostrarão Barcelona, a última etapa da minha viagem. Após esses dois farei um último thread com imagens ainda inéditas de paisagens fora das cidades ou locais da Europa mostrados aqui no SSC.
  • Like
Reactions: sursena and bsblord
1 - 6 of 6 Posts
Montserrat...:lovethem:

Lindas fotos, Samuca !! Fiquei com saudade agora ( e tb do chocolate de lá..rs) ...:) Exceto daquela parte da grade... :lol:

Fiquei encantada com o lugar..e no dia que fui, tinha um coral cantando...Esperar para visitar a Santa, ouvindo aquelas vozes, foi mágico..

E eu não sabia tb que Joana D'Arc estava "enterrada" lá. Fico emocionada com esses detalhes históricos.

Também não subi a parte mais alta, com o funicular..aí sim, morreria ! :lol:

Belo thread de uma bela viagem, viu ??? Aguardo minha querida Barcelona...

bjks :hug:
Thread bastante completo do local. Me senti fazendo uma visita.

:applause:
Muito bom vê Montserrat por aqui. Mais um desses lugares fantásticos da maravilhosa Europa por aqui. Espero um dia conhecê-lo.
Já corri muito lá (no jogo, Forza, claro).

Valeu, Samuel.
Nossa, que lugar especial. Um belo ponto turístico e pela altura deve ser muito fácil se concentrar para rezar/meditar (claro que nos dias mais calmos, sem muitos turistas).
Montserrat...:lovethem:

Lindas fotos, Samuca !! Fiquei com saudade agora ( e tb do chocolate de lá..rs) ...:) Exceto daquela parte da grade... :lol:

Fiquei encantada com o lugar..e no dia que fui, tinha um coral cantando...Esperar para visitar a Santa, ouvindo aquelas vozes, foi mágico..

E eu não sabia tb que Joana D'Arc estava "enterrada" lá. Fico emocionada com esses detalhes históricos.

Também não subi a parte mais alta, com o funicular..aí sim, morreria ! :lol:

Belo thread de uma bela viagem, viu ??? Aguardo minha querida Barcelona...

bjks :hug:
Hahaha, eu sabia que você ia comentar da grade. :D

Quando estive lá o local estava silencioso, tirando é claro o burburinho dos vários turistas. Montserrat de longe foi a maior incógnita dessa viagem, eu não tinha a menor ideia do que era o lugar, apesar de ter ouvido falar algumas vezes. A surpresa foi grande quando descobri o nível da coisa.

Sobre Joana D'Arc, eu investiguei, e a informação que eu tinha te passado antes de fazer o thread não procede. Ela não está enterrada lá. Na verdade ela foi cremada e suas cinzas foram jogadas num rio pra que seus seguidores não fizessem peregrinações a um possível local de enterro.

E Barcelona vem aí... Ainda nessa semana os dois threads estarão aqui no Mundo Afora. Estou preparando-os.

Beijo, Déa!

Thread bastante completo do local. Me senti fazendo uma visita.

:applause:
Eis a prova de que atingi meu objetivo! Obrigado, samba!

Muito bom vê Montserrat por aqui. Mais um desses lugares fantásticos da maravilhosa Europa por aqui. Espero um dia conhecê-lo.
Já corri muito lá (no jogo, Forza, claro).

Valeu, Samuel.
Obrogado a você por acompanhar os threads, Bombexx!

Nossa, que lugar especial. Um belo ponto turístico e pela altura deve ser muito fácil se concentrar para rezar/meditar (claro que nos dias mais calmos, sem muitos turistas).
Lugares pra se concentrar ali não faltam. Se não quiser ficar na agitação do mosteiro principal é só pegar o funicular pro topo da montanha, onde existem diversos lugares tranquilos, pelo que andei investigando. Fora a vista, que é espetacular.

Valeu, Fred!
1 - 6 of 6 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.