Skyscraper City Forum banner
1 - 7 of 7 Posts

·
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!
1,116 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Fiquei fora do fórum um tempo por problemas pessoais, mas agora estou de volta aos trilhos ;)

Visitei Santa Teresa no início deste mês para fotografar dois interessantes meios de transporte do bairro: um plano inclinado no condomínio Equitativa e este monotrilho.

A topografia de Santa Teresa é bastante irregular: possui aclives acentuados por todos os lados. O bairro na verdade é um grande morro, o que favoreceu o aparecimento de veículos ferroviários totalmente inusitados, como este monotrilho.

Até onde eu saiba, este sistema é o único monotrilho em operação no Brasil. A via é singela.

O acesso ao condomínio é restrito. Eu consegui autorização para fazer estas fotos após negociar com a síndica, Dona Beatriz, que gentilmente me concedeu a permissão. Porém ela fez questão que eu ressaltasse que o acesso é limitado apenas a moradores e a minha presença ali era uma exceção.

Na parte baixa da vila, uma rotatória

O mecanismo que faz a troca de trilhos

E finalmente chegou o veículo. Ele foi fabricado artesanalmente por um mecânico do bairro nos anos 50. A vila possui dois destes veículos: um vermelho e um verde. Eles foram fabricados com chassi de Jipe e motor de Opala. O motor é modificado e funciona a gás de cozinha

Tanque do combustível

O veículo dá a volta na pera para subir novamente

Eu embarquei. Ao todo o veículo comporta cinco pessoas, mais o condutor

Vistas da via, tiradas com o veículo em movimento. Ele vence uma ladeira de 650 metros da portaria até a parte mais alta do condomínio, onde existe outra pera por onde ele faz a rotação para voltar. O percurso possui um pequeno túnel

Mais detalhes do veículo. Estes são os controles

Assentos

Uma bela vista do alto da vila

Este foi com certeza um dos meios de transporte mais curiosos que já conheci. Espero que tenham gostado desta pequena série.

Para ver todas as fotos da série, acessem este link

·
Scooter/motorbike lover
65,884 Posts
As fotos estão bem interessantes mesmo, mas este pode-se dizer que é uma espécie de "Translohr", ou seja, um bonde com pneus guiado por trilho ao centro.

http://en.wikipedia.org/wiki/File:Clermont-tram-place-de-jaude.jpg

Excetuando o fato do veículo ser movido a gás natural, o conceito em comparação ao Translohr é exatamente o mesmo: força motriz nos pneus traseiros e o trilho só para guia.

·
Registered
19,757 Posts
^^ é só falta o do Rio ficar *um pouquinho* mais sofisticado, fora isso é um TransLohr :lol:

Já conhecia de fotos esse "sistema" do Rio. Classificá-lo como monotrilho não é a opção mais feliz, é um triciclo com trilho-guia

·
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!
1,116 Posts
Discussion Starter · #5 ·
É, pois é... Eu dei essa denominação porque ele corre por um único trilho guia. Mas enfim... Valeu pelas informações.

Mas comparar com o translohr é covardia hehehe

1 - 7 of 7 Posts