Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 61 Posts

·
Registered
Joined
·
21,081 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Os investidores estiveram ontem em Montemor-o-Velho, apresentaram o projecto a Luís Leal e tudo indica que vai ali surgir uma bio-refinaria para produção de bioetanol. Em causa está um investimento de 20 milhões de euros

Nos próximos dias a autarquia de Montemor-o-Velho vai conhecer em pormenor o projecto, liderado por um grupo de investidores de Lisboa, que escolheu Montemor para instalar uma bio-refinaria destinada à produção de bioetanol, a partir de substratos vegetais e subprodutos de outras indústrias.
Ontem os investidores deslocaram-se a Montemor-o-Velho, tiveram uma reunião com o presidente da câmara municipal e tudo indica que o negócio está bem encaminhado. De acordo com Luís Leal, «a reunião foi elucidativa do ponto de vista do interesse dos empresários». Os investidores visitaram o Parque de Negócios de Montemor, mas também o Parque Logístico de Arazede, que será aquele que reúne as características mais indicadas para instalar esta unidade de produção de um biocombustível alternativo.
Dentro de dias Luís Leal espera ter uma caracterização mais completa do projecto, de molde a que o município «possa ter condições para se pronunciar». Todavia, apesar de, como é seu apanágio, se mostrar bastante reservado, o autarca de Montemor afirma que este investimento «se inscreve dentro das preocupações centrais dos espaços industrias que estamos a criar». Em causa está uma tecnologia limpa e avançada, que responde a alguns dos requisitos que o município tem vindo a defender, no sentido de criar um pólo de atracção para empresas de vanguarda.

Baixo-Mondego
fornece matéria-prima

O investimento previsto cifra-se, de acordo com o autarca, na casa dos «20 milhões de euros», um valor significativo que se justifica tendo em conta que o projecto envolve, adianta, área de laboratórios, bem como fábrica de transformação. Quanto aos trabalhadores, Luís Leal apenas sabe, de momento, que se trata de mão-de-obra especializada, mas desconhece o número de trabalhadores que a bio-refinaria vai implicar.
A bio-refinaria, que deverá ficar instalada no Parque Logístico e Industrial de Arazede, pretende produzir bioetanol a partir de substratos vegetais e subprodutos de outras indústrias e é considerada, por parte dos investidores como de «enorme interesse nacional», na medida em que este produto poderá ser «usado na sua totalidade como biocombustível alternativo, contribuindo de forma muito significativa para a realização atempada da aplicação da Directiva Comunitária sobre biocombustíveis para transporte», adiantam.
A escolha da zona de Montemor prende-se com um conjunto de factores, directamente relacionados com a proximidade do porto da Figueira da Foz, o Departamento de Engenharia Química da Universidade de Coimbra, o Centro de Biomassa para a Energia. Para além destes pontos de referência, em termos de apoio logístico, afigura-se de primordial importância a vocação agrícola da bacia do Baixo-Mondego, considerada como a «grande fonte fornecedora de matérias-
-primas».
Refira-se ainda que os investidores tiveram, ontem também, uma reunião com o presidente da Câmara Municipal de Tábua, com quem não conseguimos, apesar de várias tentativas, estabelecer contacto. Tábua, foi, de resto, um local apontado, já há bastante tempo, como o local possível para acolher o projecto. A opção parece, todavia, apontar para Montemor-o-Velho, facto ao qual não serão alheias as questões ligadas às acessibilidades.

fonte
 

·
President and CEO
Joined
·
17,578 Posts
Bom investimento! :applause:
 

·
Registered
Joined
·
33 Posts
Um projecto há muito perseguido pela Canoagem Portuguesa, finalmente irá tomar forma, depois da primeira fase concluida, tratando-se do leito principal da pista, irão começar ainda este ano as obras para, assim o esperamos, o Centro de alto rendimento tomar a forma final :)

O Centro de Alto Rendimento será partilhado pela Federação de Canoagem, Remo, Triatlo e Natação (águas abertas).

- Fotos

- Vídeo

- Estudo para minimizar o efeito do vento
 

·
Registered
Joined
·
33 Posts
Deves estar a referir-te aquela estrada que se vê no vídeo? Também não façoideia que estrada é aquela, pelo menos por enquanto não existe lá, já me lembrei que poderá ser a continuação da via rápida de Taveiro.
Anexo dois print's do google maps para te localizar melhor, e onde é visivel o leito principal do centro.



 

·
Registered
Joined
·
21,081 Posts
Discussion Starter · #13 ·
ah, é capaz.. nunca mais arranca essa via rápida taveiro-montemor, bem falta faz..

ps: no vídeo, com aquela musica, até parece que estão a apresentar uma expo :lol::)
 

·
'tou na lua...
Joined
·
41,754 Posts
Olhó Duffy! :) O jovem da terra das espigas doces e do castelo :)
Espero que se faça esse centro, é muito bom para trazer mais povo ao Baixo Mondego... Coimbra e Montemor podem ser locais de boas competições nacionais e internacionais no futuro :)
 

·
Registered
Joined
·
21,081 Posts
Discussion Starter · #19 ·
não basta ter espaço Lino, é preciso preencher certos requisitos.. como por exemplo a existência de balneários, posto médico, módulos para guardar material e alojamento..
 
1 - 20 of 61 Posts
Top