SkyscraperCity banner

1 - 20 of 1272 Posts

·
LISBON Metro Area
Joined
·
2,840 Posts


Montijo é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Setúbal, região de Lisboa e sub-região da Península de Setúbal, com cerca de 35 000 habitantes. Até 1930, e apesar do seu estatuto de vila, denominava-se Aldeia Galega do Ribatejo ou, simplesmente, Aldeia Galega ou Aldegalega, passando deste então a ter o seu nome atual, «que melhor condiz com as suas tradições históricas».

É sede de um município com 348,62 km² de área[4] e 51 222 habitantes (2011),[5][6] subdividido em 5 freguesias.[7] É um dos poucos municípios de Portugal territorialmente descontínuos, sendo aquele que o é de forma mais evidente.[8] A porção principal, onde se situa a cidade sede do município, é a mais pequena (348,6 km²) e é limitada a norte e a leste pelo município de Alcochete, a sudeste por Palmela, a sul pela Moita e a oeste pelo estuário do Tejo. A porção secundária, cerca de 15 km a leste, é limitada a norte por Coruche, a leste por Montemor-o-Novo e Vendas Novas, a sul e sudoeste por Palmela e a noroeste por Benavente.



A Ponte Vasco da Gama, inaugurada em março de 1998, e o transporte fluvial Transtejo, asseguram a ligação entre Montijo e Lisboa.

Montijo celebra a 29 de junho as Festas Populares de São Pedro, padroeiro das gentes do mar, e é conhecida por terra de touradas, boa comida e fados.



https://pt.wikipedia.org/wiki/Montijo

https://www.mun-montijo.pt/







 

·
President and CEO
Joined
·
17,597 Posts
Belas fotos! Gosto muito do Montijo apesar de nos últimos anos ter sofrido um grande boom de construção! Acho que deve ter sido uma das cidades que mais cresceu em população!
 

·
LISBON Metro Area
Joined
·
2,840 Posts
Discussion Starter #4 (Edited)
Links

Wikipédia
Câmara Municipal de Montijo

Informações

O Montijo é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Setúbal, região de Lisboa e subregião da Península de Setúbal, com cerca de 26 500 habitantes.

É sede de um município com 347,35 km² de área e 39 168 habitantes (2001), subdividido em 8 freguesias. É um dos poucos municípios de Portugal territorialmente descontínuos e é aquele que o é mais evidentemente. A porção principal, onde se situa a cidade, é a mais pequena e é limitada a norte e a leste pelo município de Alcochete, a sueste por Palmela, a sudoeste pela Moita e a noroeste liga-se aos municípios de Lisboa e de Loures através do estuário do Tejo. A porção secundária, cerca de 20 km a leste, é limitada a nordeste por Coruche, a leste por Montemor-o-Novo, a sueste por Vendas Novas, a sudoeste por Palmela e a noroeste por Benavente. Até 1930 designou-se Aldeia Galega do Ribatejo.

As suas freguesias são:
Afonsoeiro (Montijo)
Alto Estanqueiro - Jardia
Atalaia
Canha
Montijo
Pegões
Santo Isidro de Pegões
Sarilhos Grandes

Um pouco de História

As primeiras herdades que existiram na área actual do concelho, foram doadas por D.Sancho I em 1186 a uma ordem de cavaleiros.
O foral da cidade (que naquela altura chamava-se Aldeia Galega) foi entregue por D.Manuel I em 1514.
A 6 de Junho de 1930, a então Aldeia Galega, passou a chamar-se Montijo. Em 14 de Agosto de 1985, o Montijo passou a ser cidade.
Se quiserem saber mais cliquem aqui
Para saberem a história toda vão aqui


Fonte

Mapas do concelho


Fonte


Fonte
:cheers:
 

·
Registered
Joined
·
7,667 Posts
Olha a terra do franganeiro Ricardo! :lol:

Sempre tive um enorme fascínio inexplicável por essa igreja na Atalaia, adoro aquela escadaria, de certa forma faz lembra-me a piazza di spagna em Roma.

Ondas, falta aí fotos do fórum Montijo, adoro aquela nave central, gosto muito desse shopping é calminho e com bons cinemas. :D
 
1 - 20 of 1272 Posts
Top