SkyscraperCity banner

1 - 20 of 63 Posts

·
Uma dúzia de anos disto..
30,722 Posts
Discussion Starter #1
Centum Cellas - Belmonte
[...]As ruínas da Torre de Centum Cellas, também conhecida por "Torre de São Cornélio", situam-se numa área particularmente fértil e próxima da confluência da Ribeira de Gaia com o Rio Zêzere, cujos aluviões metalíferos sabemos terem sido explorados desde épocas bastante recuadas.
O monumento, em si, apresenta-se como um dos mais emblemáticos, mas ao mesmo tempo dos mais enigmáticos de todos quantos existem na Beira Interior e se atribuem à presença romana no nosso território.
Na verdade, foram elaboradas ao longo do tempo as mais diversas teorias respeitantes à sua real funcionalidade primitiva. Assim, desde templo, a prisão, passando por um praetorium (núcleo de um acampamento romano), a um mansio (estação de muda), mutatio (albergaria para descanso dos viajantes), uilla romana, para além de muitas outras, tudo parece ter sido contemplado e proposto.

(podem ler mais em IPPAR

Castelo Velho (Freixo de Numão - Foz Coa)
(IPPAR)

Torre de Almofala (Figueira de Castelo Rodrigo)
[...]Com os primeiros níveis de ocupação atribuídos ao século I d. C., a estrutura conhecida por "Torre de Almofala" (orientada a nascente e ultrapassando os nove metros de altura) seria, na realidade, um templo romano transformado em atalaia, servindo de torre de vigia já no final da Idade Média e em plena modernidade, entre as centúrias de XV e XVII, num exemplo paradigmático de como, perdidos há muito os seus significado e utilização originais, as edificações abandonadas acabariam quase sempre por ser reutilizadas em nome de uma compreensível e lógica economia de recursos, neste caso, materiais. O templo romano terá, então, terminado seus dias como Torre [...] sentinela avançada e posto de vigília da velha praça-forte leoneza, a bem portuguesa vila muralhada de Castelo Rodrigo [...].
(ler mais em IPPAR)

·
30,722 Posts
Discussion Starter #3
A quem o dizes... quase 1 km de terra batida com o meu bolinhas para chegar à Torre de Almofala e mesmo assim tive que o deixar a quase 100 metros porque no meio da "estrada" estavam pedras que quase nem um jipe por lá passavam!!:runaway:

:D

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
ena :) o castelo velho ta recuperadinho e limpinho, mto bem, é deveras antigo, 4000 anos :eek2:

·
30,722 Posts
Discussion Starter #8
Arpels said:
ena :) o castelo velho ta recuperadinho e limpinho, mto bem, é deveras antigo, 4000 anos :eek2:
Não dá para perceber muito bem porque não fui lá mesmo. O Castelo Velho é aquilo que se vê ao longe na 2ª foto. O edificio da 1ª não sei bem o que é...:dunno:
Foi pena o Centum Cellas estar encerrado, pensava que dava para lá ir mesmo...:( (quero dizer, eu acho que a porta estava só no trinco!:D)

·
Whatever
45,867 Posts
Desconhecia por completo a Torre de Almofala!:eek: vê-se tão bem que foi um templo romano, o pódium é por demais evidente!:yes: que pena que tenha chegado assim aos nossos dias.:(

·
30,722 Posts
Discussion Starter #13
JohnnyMass said:
Desconhecia por completo a Torre de Almofala!:eek: vê-se tão bem que foi um templo romano, o pódium é por demais evidente!:yes: que pena que tenha chegado assim aos nossos dias.:(
Eu também não conhecia, mas por acaso está bastante bem indicada com diversas placas e como a minha rapariga já a tinha estudado, disse-me que valia a pena dar lá 1 saltinho!;)

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
Reflex said:
Não dá para perceber muito bem porque não fui lá mesmo. O Castelo Velho é aquilo que se vê ao longe na 2ª foto. O edificio da 1ª não sei bem o que é...:dunno:
Foi pena o Centum Cellas estar encerrado, pensava que dava para lá ir mesmo...:( (quero dizer, eu acho que a porta estava só no trinco!:D)
O primeiro edificio é uma torre de observação com varandim para teres uma vista aerea total do monumento :yes:
Quanto á torre de Almofala é impossivel fazer com ela o mesmo k se fez com o templo de Diana em èvora visto não haverem as colunas para repor sobre o pódio e sendo assim mais vale mante-la como chegou até os dias de hoje k inventar!!

·
30,722 Posts
Discussion Starter #15
As paredes da Torre de Almofala são de +- de quando? Não parecem originais...

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
não hesiste referencias escritas que deem datas concretas da construção da torre sobre o pódio, tudo aponta para a idade média, talvez inicio do reino Portugues, mas de concreto so se sabe k ja existiria no sec. XV, na area da torre foram feitas escavações arqueologicas e entre os achados apareceu uma ara com a inscrição CIVITAS COBELCORVM o que indica k existiria uma cidade Romana na area e o pódio seria um templo dessa cidade.
Se repararem bem, ve-se que o pódio tera sido cortado (diminuido) quando lhe construiram a torre por cima, a pedra desse corte podera ter sido usada na construção de algumas paredes da torre sendo que algumas dessas paredes podem mesmo ser de origem.
a ara k falei e que refere a CIVITAS COBELCORVM, cidade essa k numca nimguem tinha ouvisto falar ate aparecer a ara embora se saiba da existencia do povo dos Cobelcos:

·
_tuga14_
4,253 Posts
Arpels said:
O primeiro edificio é uma torre de observação com varandim para teres uma vista aerea total do monumento :yes:
Quanto á torre de Almofala é impossivel fazer com ela o mesmo k se fez com o templo de Diana em èvora visto não haverem as colunas para repor sobre o pódio e sendo assim mais vale mante-la como chegou até os dias de hoje k inventar!!
pois la isso e verdade..mas vale fikar assim do ke fazer la uma asneira kual ker..

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
e fazem-se bastantes, na segundo mostro-vos uma asneira k fizeram recentemente em Conimbriga com o natanio (piscina) das termas do sul em Conimbriga, de cortar á faca :bash:

1 - 20 of 63 Posts