SkyscraperCity Forum banner

Mooca, tradicional bairro da Zona Leste de SP

59199 Views 56 Replies 39 Participants Last post by  looidi
Olá,

Incentivado pelo celodias que mostrou fotos de alguns bairros da Zona leste, ontem, como estava com o fim da tarde livre aproveitei pra ir ao bairro da Móoca tirar alguma fotos.

A Mooca é um bairro bastante tradicional de São Paulo, conhecido especialmente por ser um lugar de forte concentração italiana, o que pode ser percebido pelo sotaque dos moradores mais antigos, por abrigar alguns bares e restaurantes bem tipicos daquele país e por ser onde está instalado o Clube Atlético Juventus, italianíssimo.

Essa forte presença italiana nasceu porque a Mooca no começo do séc XX era um bairro distante do centro que com a revolução industrial brasileira começoua a brigar inúmeras fábricas, para trabalhar nessas fábricas eram contratados os imigrantes, cuja imensa maioria em SP era de italianos, assim, pra ficar perto do trabalho eles se instalavam em pequenos sobrados em ruas próximas. Hoje em dia quase tdas as fábricas foram embora, embora próximo a Av. do Estado ainda permaneçam algumas, como a Arno e a Açucar União, além das instalações da cervejaria Antárctica, que atualmente só serve como depósito.

A Mooca é uma supresa pra mim tb, pois apesar de eu morar num bairro vizinho e vê-la todos os dias da minha janela muito poucas vezes fui até lá. Apesar da proximidade os bairros não são muito ligados, pois são divididos por dois grandes obstáculos - O Rio Tamanduateí e os trilhos da antiga SP Railway,a tual linha D da CPTM, o que fz com que a ligação entre os bairros se dê por apenas poucos viadutos.

Bom, devo dizer ainda que isso que vou mostrar e uma parte bem pequena do bairro, andei não mais que 3 ou 4 quarteirões da Av. Paes de Barros, que tem 4 kms, pois estava ficando de noite, sem iluminação pras fotos minhas pilhas tavam no fim tb.

Bom, depois desse falação, vamos as fotos, antes um mapa de localização

Em branco a Av. Paes de Barros
Em Azul, reto a Rua da Mooca, importante rua de comércio do bairro
Em azul, com curvas a Av. do Estado e o Rio tamanduatéi, que serve de divisor entre os bairros
Em amarelo o leito da ferrovia (linha D CPTM)
Em verde a Av. Pres. Wilson, Av industrial que vai desde proximo a radial Leste até São Caetano

01 - A Av. Paes de Barros é a principal da Móoca, corta o bairro no sentido norte-sul comça próxima à Av. Radial Leste e vai até a Av. Anhaia Mello, fazendo a ligação entre o bairro do Brás e a Vila Prudente. Esse trecho da avenida é bastante arborizado:

02 -Idem, detalhe pro canteiros centrais bem arrumados

03 - na Avenida há um corredor de ônibus, as paradas ficam "pra dentro" e não atrapalham o trânsito

04 - A entrada de um predio antigo que gostei muito, bem suntuosa, com pé-direito alto, um lustre bem bonito e tal

05 -O predio em questão, gostei muito dele

06 - um predinho comercial na avenida, sei que ali perto há umm outro maior e bem mais bonito, mas nao fui até lá dessa vez

07 - Essa é a entrada de um laboratório Delboni-Auriemo, muito bonito o predio, essa entrada é maravilhosa

08 - mais um detalhe do laboratório

09 - a fachada dele, visto do outro lado da Av.

10 - Um predinho antigo com muros baixos e tal

11 - o predinho da foto anterior, simpático

12 - Uma casa grande para alugar por ali

13 - Uma casa antiga que achei linda! Adoraria morar numa casa como essa:

14 - No fundo da garagem havia essa mobilia antiga tb, imagino os velhinhos moradores tomando um chá ali, muito nostalgico heheh

15 - Numa rua lateral, vemos os tradicionais sobradinhos dos operários de meados o séculos XX, eles estão presentes em muitos bairros de Sp, especialmente nos operários como Mooca, Brás, Belém, Lapa, Cambuci, Bela Vista etc.

16 - Aqui o Vilarejo São Paulo, esse é uma espécie de bar-restaurante temático que remete à São Paulo de antigamente, o local tem diversos ambientes que vao desde o começo do Sec XX até a década de 60, há sempre exposição de carros da época etc, já fui lá, é bem legal!

17 -

18 - Eu ia pedir pra tirar fotos lá dentro, mas como estava tarde deixei pra lá

19 - Típicas ruas da Mooca:

20 -

21 - Uma calçada

22 - Uma casa bem bonita, queria tirar mais fotos, mas a dona tava saindo pra por o lixo e disfarcei, hehe

23 - Detalhe

24 - Nos últimos anos o bairro tem ganhado alguns predios, alguns bonitos outros nem tanto, prefiro as casas

25 - Dois típicos sobrado operários, esses mais antigos

26 - Mais

27 - Outra rua

28 - Pelo visto será um salão de festas

29 - gostei da entrada desse prédio, sem grades na calçada

30 - mais calçadas

31 - Voltando à Paes de Barros

32 - Uma pracinha bem arurmadinha, com posto policial, e ponto de taxi

33 - Predio comercial antigo ocupado pelo Banco do Brasil

34 - tava quente :yes: isso que era quase 5 da tarde

35 - Mais uma da Paes

36 - E outra, com destaque para o Bobs na esquina

37 - Vc sabe onde está

38 - Detalhe daquela pequena praça, aposentados jogando xadrez ou dominó, além de conversa fiada

39 - Casa antiga muito bela

40 - Detalhe

41 - nas portas haviam essas iniciais D e m, quem será quemorava aí?

42 - Por ali tb há lojas de carros caros :yes:

43 - Avenida e o trólebus passando

44 - Uma casa bem grande na Paes de Barros

45 - Ed. Columbia, muito bonito

46 - Outra bela casa, virou comércio

47 - um predio mais novo e bonito

48 - paes de Barros e seus canteiros arrumados, aqui sentido Vila Prudente

49 - E aqui sentido Brás

50 - uma ruazinha com várias casinhas bonitas

51 -

52 -

53 - Detalhe de uma delas

54 -

55 - Esse predio é interessante, mas a foto saiu uma bosta, hehehe

56 - Entrada dele

57 - Mais uma da avenida, e o Onibus que eu peguei pra chegar aí, hehe

58 - Mais uma do Ed. Columbia

59 - Restaurante

60 - Esquina do Columbia

61 - Esse angulo, com essa árvore e esses tons de verde nso vidros me lembram alguma coisa... :sly:

62 - Esse predio é show de bola, imagino que seja do final da década de 50 ou anos 60, super estiloso!

63 - muito vidro :eek:kay:

64 - E muita curva tb :eek:kay:

65 - A entrada do predio, bem bonita tb

66 - Avenida, no outro quarteirão

67 - A vista da entrada daquele outro predio que gostei, mas do outro lado da rua

68 - Esse predio é bem legal tb, ele tb é todo revestido de pastilhas, com varios desenhos de destaque

69 - mas o mais legal é o formato dele, show de bola!!

70 - Mas nao só de predios antigos se faz a Mooca, nessa região tem apaecido alguns predios novos bem bonitos, como esse, revestido de granito

71 - Ainda na Paes de Barros, um predinho em estilo germanico, bem simpático

72 - E uma antiga mansão, que hoje é agência do Itaú

73 - detalhe pra porta principal

74 -Pra finalizar mais uma de detalhe do Ed. Columbia

Eu já conhecia a Mooca, mas nunca tinha tido a chance de andar a pé assim por suas ruas, achei um bairro agradabilíssimo, do jeito que gosto, tranquilo, sossegado e sem muita ostentação, com comercio variado e transporte por perto, moraria lá tranquilamente.

Bom, no futuro pretendo voltar lá e fotografar muitas outras coisas que faltam, aí eu atualizo esse thread :)
See less See more
75
1 - 20 of 57 Posts
Mto bom o thread!

A Mooca ainda é bem desconhecida por mim e por aqui!

Eu frequentei o bairro quando era pequeno, mas não lembro de quase nada!

Gostei mto Rafael, valeu!

Tem umas casas lindas, gostei tb dos prédios! :eek:kay:
See less See more
Só agora me dei conta que Mooca é sem acento :p

Bom, arrumei as palavras do texto, ficou só o titulo mesmo errado agora :bash:
Só agora me dei conta que Mooca é sem acento :p

Bom, arrumei as palavras do texto, ficou só o titulo mesmo errado agora :bash:
Eu arrumo :lol:

Tb achava que era com acento!
See less See more
Adorei as fotos! Até que enfim uma coisa que preste do Rafael!
Queria conhecer melhor a mooca tb, conheço bem o Bixiga adoro as cantinas Italianas de lá, mas a mooca em geral conheço muito pouco!
Valeu mala!
Show, a Mooca é um oásis, mistura de antigo e moderno.
Uma graça! Bairros antigos e tradicionais sempre têm uma beleza agradável.
Vlw Rafael!

O trédi ficou muito legal, mostrou bem a essência da mooca. É legal ver como as coisas mudam... nesse caso infelizmente pra pior... antes os operários moravam nessas casas simpáticas que hoje são de classe média... e os operários de nossos dias moram nas favelas =/

Muito bom o trédi!
See less See more
Parabéns cara!! Fui lá pra pedir mais da Zona Leste e vim agora pra agradecer!
Valeu RRC!
Esse bairro é bem eclético :D
Gostei :eek:kay:
Muito interessante esse bairro. Parece bem simpático. Gostei muito das casas e do Vilarejo São Paulo. Não sabia que existiam linhas de Trolley fora da região central de São Paulo.
Muito legal a Mooca! Tinha curiosidade de saber como era o bairro! Bem agradável, com prédios interessantes e casinhas muito simpáticas! Aliás, o "finado" JR (JoseRodolfo), certamente, iria gostar de ver esse thread, heheh! Valeu pelas fotos, Rafael! :eek:kay:
Nostálgico. É impressionante como pequenas mudanças no urbanismo transformam lugares. Essa Paes de Barros é contrastante: se não fosse o cnateiro central seria horrenda, por causa da fiação aérea tenebrosa da região; por outro lado, se aterrassem a fiação, viraria uma avenida linda! :)
Legal! :)
lembra um pouco Teresina! :)
valeu pelas fotos Rafael!
gosto desse lugar!!
lembra parte minha infâ:) ncia!
Nossa quanta foto boa! Algumas dignas de cartão-postal.

Eu conheço a Mooca, mas tem vários anos que fui lá (fui só uma vez). Hoje sei que é um bairro que anda crescendo bastante no conceito de imóveis.
Eu arrumo :lol:

Tb achava que era com acento!
Obrigado, hehe

e hoje voltei lá e descobri que algumas placas antigas tem a grafia Moóca, com acento no segundo "o", hehehe

Adorei as fotos! Até que enfim uma coisa que preste do Rafael!
Queria conhecer melhor a mooca tb, conheço bem o Bixiga adoro as cantinas Italianas de lá, mas a mooca em geral conheço muito pouco!
Valeu mala!
Sim, melhor que vc que nem isso faz né :tongue:

A Mooca nao tem nenhum predio ou monumento que se destaque, mas é bem agradável, vale a pena tirar um dia pra passear pelas suas ruas, é bem tranquilo

Valeu :eek:kay:

Show, a Mooca é um oásis, mistura de antigo e moderno.
Verdade, na última década ela tem se modernizado bastante mesmo, fica um contraste bem interessante. Valeu.

Uma graça! Bairros antigos e tradicionais sempre têm uma beleza agradável.
Eu tb acho, adoro bairros tradicionais, sou muito mais uma Mooca ou Ipiranga do que Moema ou Itaim. valeu :)

Vlw Rafael!

O trédi ficou muito legal, mostrou bem a essência da mooca. É legal ver como as coisas mudam... nesse caso infelizmente pra pior... antes os operários moravam nessas casas simpáticas que hoje são de classe média... e os operários de nossos dias moram nas favelas =/

Muito bom o trédi!
Verdade, triste isso, mas tem que ver que era outra época, geralmente eram os proprios industriais que arranjavam a moradia pro empregados, em principio alugados, e depois eles acabavam comprando o imóvel. Hoje em dia há bem menos cooperação por parte do empresariado, pena.

valeu. :eek:kay:

Parabéns cara!! Fui lá pra pedir mais da Zona Leste e vim agora pra agradecer!
haha, de nada, pra mim foi muito bom tb, por conehcer esse bairro que fica ao lado do meu ;)

Valeu RRC!
Esse bairro é bem eclético :D
Gostei :eek:kay:
Valeu João!

Muito interessante esse bairro. Parece bem simpático. Gostei muito das casas e do Vilarejo São Paulo. Não sabia que existiam linhas de Trolley fora da região central de São Paulo.
Pois é, a Marta acabou com muitas linhas de trólebus,mas felizmente as linhas para a ZOna Leste permaneceram, e são várias. Existem ainda uma linhas para a regiao do Ipiranga (ZS) e uma pro Pacaembu (ZO)

Muito legal a Mooca! Tinha curiosidade de saber como era o bairro! Bem agradável, com prédios interessantes e casinhas muito simpáticas! Aliás, o "finado" JR (JoseRodolfo), certamente, iria gostar de ver esse thread, heheh! Valeu pelas fotos, Rafael! :eek:kay:

hahaha, sem duívdas!! Quando eu tirava as fotos eu lembrava do JR, heheh, quems abe ele não vê esse thread e se anima a postar

Valeu :)

Nostálgico. É impressionante como pequenas mudanças no urbanismo transformam lugares. Essa Paes de Barros é contrastante: se não fosse o cnateiro central seria horrenda, por causa da fiação aérea tenebrosa da região; por outro lado, se aterrassem a fiação, viraria uma avenida linda! :)
Realmente a fiação por lá é mto forte, mas a vegetação ajuda muito a quebrar essa má impressão, concordo com vc, e enm precisava aterra a fiação, viu, bastava plantar mais árvores grandes nas calçadas que a fiação praticamente sumiria.

Valeu Mano, vc anda sumido :)

Legal! :)
lembra um pouco Teresina! :)
valeu pelas fotos Rafael!
Valeu Raoni!

gosto desse lugar!!
lembra parte minha infâ:) ncia!
Vc morava por lá? Legal

valeu!

Nossa quanta foto boa! Algumas dignas de cartão-postal.

Eu conheço a Mooca, mas tem vários anos que fui lá (fui só uma vez). Hoje sei que é um bairro que anda crescendo bastante no conceito de imóveis.
Verdade, nos ultimos 10 anos estão pipocando os lançamentos d epredios por lá, pelo que vi a maioria ainda é no lugar de anigos galpões, pelo menos nao estão demolindo as casas.

valeu Sauel!

==============================

Pessoal, só pra informar, hoje fui lá novamente e tirei mais algumas fotos, inclusive do comercial que citei e da muito bela igreja de São Rafael, além do Cotonificio Crespi, um predio antigo bem conhecido do bairro, postarei aqui mesmo, aguardem ;)
See less See more
Cumprindo minha promessa (quando eu for politico podem votar em mim sem medo, poir eu cumpro o que prometo :bowtie: )

Aí vai a segunda parte das fotos, que fiz hoje, no mesmo horários das primeiras. Mostram um pouco da parte "baixa" do bairro, baixa pq fica abaixo da paes de Barros, onde antigamente era a parte mais próxima das industrias. Hoje em dia é um tipico bairor classe média, onde vários predios tem sugido no igar de velhas fábricas e galpões.

75 - Tirei essa de dentro do ônibus, que estava em cima do Viaduto São Carlos, que por sua vez passa por cima das linhas de trem, mostra um velho galpão, como muitos que existiam ali, acho muito bonito

76 -Uma rua

77 - Casa antiga

78 - Um condominio com dois predios de alto padrao, gosto deles, sempre prestei atenção neles desde sua construção, consigo os ver de casa, hehe

79 -

80 - Estande de vendas de um novo lançamento

81 - Uma praça

82 - Casinhas operárias

83 - E outras mais bonitas, essa parte até parece interior, ruas tranquilas, casas com muro baixo, etc

84-

85 - Uma rua, reparem que no lado esquerdo aparecem alguns galpões que outrora abrigavam fábricas

86 - São Rafael Office center, bem bonito

87 -

88 - Entrada bonita tb

89 -

90 - Sobrados simpáticos, numa outra rua

91 - povo tomando uma cerveja, batendo papo, reparem no cara com uma roupa do Palmeiras, só isso estraga o bairro, heheh

92 - Mais uma

93 - Vc sempre sabe onde está

94 - velha chaminé e o predio moderno, contrastes

95 - Casa bonita

96 - outra

97 -

98 -

99 -Essa mais moderna

100 - Curiosa essa foto, percebam que a roupa do cara mais a aescada formam as cores da bandeira da Itália, bem tpipico do bairro, hhaha

101 - uma viela cheia de sobradinhos

102 - Esses bem antigos, bem operariado mesmo

103 -

104 - Igreja de São Rafael, muito bonita, tb, olha o nome do santo, né :D

105 -

106 - Detalhe de São Rafael

107 -

108 - o interior, estava havendo uma missa, então disfarcei bastante pra tirar essas fotos, por isso não deu pra mostrar muitos detalhes

109 - Detalhe do altar, muito belo

110 - Paredes laterais

111 - O teto

112 - Detalhe dos vitrais do altar, adorei

113 - Adoro vitrais

114 - Uma imagem na lateral

115 - Fachada

116 - Voltei pra Paes de Barros pra pegar o ônibus, mas aqui num trecho mais abaixo do que eu tinha mostrado antes

117 - Agencia do Banco Safra

118 - Rua da Mooca, essa é bem feinha, malcuidada, mta poluição visual, espero que com a lei do Kassab ela fique menos feia

119 - Comecinho da Paes de Barros, ao fundo o Cotonificio Crespi

120 - Cotonificio Crespi, o local onde ocorreu a primeira greve operária de SP, em 1917 - http://www.portaldamooca.com.br/greve2.htm

121 - O predio ocupa um quarteirão entre a Paes de Barros, Rua dos Trilhos e Rua Javari, onde fica o estádio do Juventus (onde Pelé teria feito seu mais belo gol)

122 - O predio foi recentemente ocupado pelo hipermercado Extra, que fez uma ampla reforma preservando as caracteristicas originais

123 - Rua Javari (já estava tarde)

Foto extra - Placa na Rua javari sobre o gol do Pelé (reirado do Paronamio) http://www.panoramio.com/photo/1500384

124 - Bem o começinho da Paes de Barros, logo a seguir começa o viaduto que passa sobre a Radial Leste e fz a ligação com o Brás

125 - Pra terminar mais uma do Cotonificio Crespi

Pra quem quiser saber mais sobre o barrio, sugiro esse site, bem completo - www.portaldamooca.com.br/

Espero que tenham gostado :)
See less See more
52
Belas casas, prédio bonito, Gostei de tudo!
Muito agradável a Mooca. É um lugar onde eu gostaria de morar em SP. Esse edifício Saint Raphael é muito bonito.
O estilo das casas e de algumas ruas lembra um pouco o meu bairro.

Nessa avenida circulam só trólebus ou também ônibus à diesel?

EDIT: Legal ver foto da famosa Rua Javari.
See less See more
1 - 20 of 57 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.