Olá,
Incentivado pelo celodias que mostrou fotos de alguns bairros da Zona leste, ontem, como estava com o fim da tarde livre aproveitei pra ir ao bairro da Móoca tirar alguma fotos.
A Mooca é um bairro bastante tradicional de São Paulo, conhecido especialmente por ser um lugar de forte concentração italiana, o que pode ser percebido pelo sotaque dos moradores mais antigos, por abrigar alguns bares e restaurantes bem tipicos daquele país e por ser onde está instalado o Clube Atlético Juventus, italianíssimo.
Essa forte presença italiana nasceu porque a Mooca no começo do séc XX era um bairro distante do centro que com a revolução industrial brasileira começoua a brigar inúmeras fábricas, para trabalhar nessas fábricas eram contratados os imigrantes, cuja imensa maioria em SP era de italianos, assim, pra ficar perto do trabalho eles se instalavam em pequenos sobrados em ruas próximas. Hoje em dia quase tdas as fábricas foram embora, embora próximo a Av. do Estado ainda permaneçam algumas, como a Arno e a Açucar União, além das instalações da cervejaria Antárctica, que atualmente só serve como depósito.
A Mooca é uma supresa pra mim tb, pois apesar de eu morar num bairro vizinho e vê-la todos os dias da minha janela muito poucas vezes fui até lá. Apesar da proximidade os bairros não são muito ligados, pois são divididos por dois grandes obstáculos - O Rio Tamanduateí e os trilhos da antiga SP Railway,a tual linha D da CPTM, o que fz com que a ligação entre os bairros se dê por apenas poucos viadutos.
Bom, devo dizer ainda que isso que vou mostrar e uma parte bem pequena do bairro, andei não mais que 3 ou 4 quarteirões da Av. Paes de Barros, que tem 4 kms, pois estava ficando de noite, sem iluminação pras fotos minhas pilhas tavam no fim tb.
Bom, depois desse falação, vamos as fotos, antes um mapa de localização
Em branco a Av. Paes de Barros
Em Azul, reto a Rua da Mooca, importante rua de comércio do bairro
Em azul, com curvas a Av. do Estado e o Rio tamanduatéi, que serve de divisor entre os bairros
Em amarelo o leito da ferrovia (linha D CPTM)
Em verde a Av. Pres. Wilson, Av industrial que vai desde proximo a radial Leste até São Caetano
01 - A Av. Paes de Barros é a principal da Móoca, corta o bairro no sentido norte-sul comça próxima à Av. Radial Leste e vai até a Av. Anhaia Mello, fazendo a ligação entre o bairro do Brás e a Vila Prudente. Esse trecho da avenida é bastante arborizado:
02 -Idem, detalhe pro canteiros centrais bem arrumados
03 - na Avenida há um corredor de ônibus, as paradas ficam "pra dentro" e não atrapalham o trânsito
04 - A entrada de um predio antigo que gostei muito, bem suntuosa, com pé-direito alto, um lustre bem bonito e tal
05 -O predio em questão, gostei muito dele
06 - um predinho comercial na avenida, sei que ali perto há umm outro maior e bem mais bonito, mas nao fui até lá dessa vez
07 - Essa é a entrada de um laboratório Delboni-Auriemo, muito bonito o predio, essa entrada é maravilhosa
08 - mais um detalhe do laboratório
09 - a fachada dele, visto do outro lado da Av.
10 - Um predinho antigo com muros baixos e tal
11 - o predinho da foto anterior, simpático
12 - Uma casa grande para alugar por ali
13 - Uma casa antiga que achei linda! Adoraria morar numa casa como essa:
14 - No fundo da garagem havia essa mobilia antiga tb, imagino os velhinhos moradores tomando um chá ali, muito nostalgico heheh
15 - Numa rua lateral, vemos os tradicionais sobradinhos dos operários de meados o séculos XX, eles estão presentes em muitos bairros de Sp, especialmente nos operários como Mooca, Brás, Belém, Lapa, Cambuci, Bela Vista etc.
16 - Aqui o Vilarejo São Paulo, esse é uma espécie de bar-restaurante temático que remete à São Paulo de antigamente, o local tem diversos ambientes que vao desde o começo do Sec XX até a década de 60, há sempre exposição de carros da época etc, já fui lá, é bem legal!
17 -
18 - Eu ia pedir pra tirar fotos lá dentro, mas como estava tarde deixei pra lá
19 - Típicas ruas da Mooca:
20 -
21 - Uma calçada
22 - Uma casa bem bonita, queria tirar mais fotos, mas a dona tava saindo pra por o lixo e disfarcei, hehe
23 - Detalhe
24 - Nos últimos anos o bairro tem ganhado alguns predios, alguns bonitos outros nem tanto, prefiro as casas
25 - Dois típicos sobrado operários, esses mais antigos
26 - Mais
27 - Outra rua
28 - Pelo visto será um salão de festas
29 - gostei da entrada desse prédio, sem grades na calçada
30 - mais calçadas
31 - Voltando à Paes de Barros
32 - Uma pracinha bem arurmadinha, com posto policial, e ponto de taxi
33 - Predio comercial antigo ocupado pelo Banco do Brasil
34 - tava quente :yes: isso que era quase 5 da tarde
35 - Mais uma da Paes
36 - E outra, com destaque para o Bobs na esquina
37 - Vc sabe onde está
38 - Detalhe daquela pequena praça, aposentados jogando xadrez ou dominó, além de conversa fiada
39 - Casa antiga muito bela
40 - Detalhe
41 - nas portas haviam essas iniciais D e m, quem será quemorava aí?
42 - Por ali tb há lojas de carros caros :yes:
43 - Avenida e o trólebus passando
44 - Uma casa bem grande na Paes de Barros
45 - Ed. Columbia, muito bonito
46 - Outra bela casa, virou comércio
47 - um predio mais novo e bonito
48 - paes de Barros e seus canteiros arrumados, aqui sentido Vila Prudente
49 - E aqui sentido Brás
50 - uma ruazinha com várias casinhas bonitas
51 -
52 -
53 - Detalhe de uma delas
54 -
55 - Esse predio é interessante, mas a foto saiu uma bosta, hehehe
56 - Entrada dele
57 - Mais uma da avenida, e o Onibus que eu peguei pra chegar aí, hehe
58 - Mais uma do Ed. Columbia
59 - Restaurante
60 - Esquina do Columbia
61 - Esse angulo, com essa árvore e esses tons de verde nso vidros me lembram alguma coisa... :sly:
62 - Esse predio é show de bola, imagino que seja do final da década de 50 ou anos 60, super estiloso!
63 - muito vidro

kay:
64 - E muita curva tb

kay:
65 - A entrada do predio, bem bonita tb
66 - Avenida, no outro quarteirão
67 - A vista da entrada daquele outro predio que gostei, mas do outro lado da rua
68 - Esse predio é bem legal tb, ele tb é todo revestido de pastilhas, com varios desenhos de destaque
69 - mas o mais legal é o formato dele, show de bola!!
70 - Mas nao só de predios antigos se faz a Mooca, nessa região tem apaecido alguns predios novos bem bonitos, como esse, revestido de granito
71 - Ainda na Paes de Barros, um predinho em estilo germanico, bem simpático
72 - E uma antiga mansão, que hoje é agência do Itaú
73 - detalhe pra porta principal
74 -Pra finalizar mais uma de detalhe do Ed. Columbia
Eu já conhecia a Mooca, mas nunca tinha tido a chance de andar a pé assim por suas ruas, achei um bairro agradabilíssimo, do jeito que gosto, tranquilo, sossegado e sem muita ostentação, com comercio variado e transporte por perto, moraria lá tranquilamente.
Bom, no futuro pretendo voltar lá e fotografar muitas outras coisas que faltam, aí eu atualizo esse thread