SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 22 Posts

·
Registered
Joined
·
9,605 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Dez meses depois da inauguração, o comboio automático transporta diariamente pouco mais de 500 pessoas, reconhece a empresa responsável

Sem vistas para o exterior e com um ruído constante, alguns moradores do bairro da Tapada do Mocho, em Oeiras, vão à janela e só vêem passar o SATU, um inovador veículo que segue quase sempre vazio. "Isto é um inferno", desabafou Joaquim Marques, um dos moradores que teve "de mudar do quarto para a sala" porque "o ruído é constante entre as sete e a 01h00 da madrugada".
Joaquim Marques vive num sexto andar e quando vai à janela tem como vizinhos a Estação da Tapada (única no trajecto que liga a estação de Paço de Arcos ao centro comercial Oeiras Parque), a uns escassos metros de si, e os "poucos utentes" que utilizam este novo meio de transporte, uma obra lançada por Isaltino Morais, quando era presidente da Câmara de Oeiras, através de um controverso contrato com a empresa de construção civil Teixeira Duarte.
Apesar de ter já sido inaugurado em Junho de 2004, os utentes e os moradores garantem que o SATU - Sistema Automático de Transporte Urbano de Oeiras, um veículo eléctrico não poluente e sem condutor, circula quase sempre vazio.
"Os utentes são muito poucos, vejo dois ou três, depende, mas nunca vai cheio", disse Maria Manuela Miranda, uma utilizadora habitual do SATU. Joaquim Marques já escreveu cartas para a autarquia e para a empresa responsável pela obra, mas até hoje não obteve qualquer resposta. Também Pedro Manique se queixa do "ruído constante e da perda da vista" para o exterior. "Vivo num sétimo andar e passei a ter uma estação ao nível do sexto, portanto é como se vivesse num primeiro andar", lamentou-se o morador, frente à infra-estrutura de betão onde circula o veículo, vários metros acima do solo.
Em declarações à Lusa, a representante da Câmara de Oeiras na administração do SATU respondeu a estas queixas, dizendo que "os valores de ruído estão dentro dos previstos na legislação". Segundo Fátima Azevedo, está-se a "cumprir aquilo que estava previsto" pelos responsáveis do projecto.
Além disso, acrescentou, "os hábitos fazem com que as pessoas depois já não tenham a mesma percepção do que no princípio".
Quanto à paisagem, a administradora afirmou que "não há legislação que dê às pessoas o direito à vista" e garantiu que "as distância foram cumpridas naquilo que o regulamento exige". Fátima Azevedo adiantou que desde a sua inauguração, o SATU já transportou cerca de 125 mil pessoas, uma média de 15 mil por mês, ou entre 500 a 600 por dia.
No entanto, acrescentou, tem "constado isso", ou seja, que as carruagens vão quase vazias. "Sendo um transporte novo e com 1200 metros é compreensível que não tivesse muitos passageiros, mas estamos convencidos de que a afluência vai ser bem maior quando alargarmos o SATU ao Lagoas Parque e também ao Tagus Parque, e posteriormente ao Cacém",
O investimento com a primeira fase do projecto foi de 23 milhões de euros e foi totalmente assumido pela Teixeira Duarte, empresa que possui grandes interesses imobiliários na zona do Lagoas Parque.



fonte:Publico
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,745 Posts
Não teria sido mais cómodo e barato construirem uma espécie de eléctrico ligeiro...? Pelo menos sendo 1 zona residencial...
 

·
Moderator
Joined
·
196,571 Posts
Pois ... acredito que só com a futura ligação ao tagus park e ao cacém é que poderá haver uma maior afluência. A ideia não é má ... só que deviam ter concluído logo tudo De qualquer forma é de dar os parabéns a Oeiras por ter sido pioneira neste tipo de transporte... pode ser que depois quando houver maior afluênca, outras camaras também utilizem o SATU :)
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,745 Posts
Barragon said:
pode ser que depois quando houver maior afluênca, outras camaras também utilizem o SATU :)
Sinceramente espero que não. Pode ser útil e inovador em Portugal, mas não é de todo 1 solução que me agrade...:eek:hno:
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,745 Posts
Barragon said:
então e um Maglevzinho? ;) assim do centro de Lisboa até ao Aeroporto em RIO FRIO
Vinha mesmo a calhar!!! :bow:
(o Maglev e Rio Frio, entenda-se...;))
 

·
Geógrafo
Joined
·
3,409 Posts
O SATU é um projecto da Teixeira Duarte? pensava que era mucicipal, mas sendo assim fico mais contente, já que ao menos por uma vez deixo-se espaço à iniciativa privada.
 

·
braaaap all day!
Lss911
Joined
·
4,724 Posts
Impossible! É um municipio bastante avançado e com aspectos interessantes de mobilidade, ambiente e de investimentos em serviços...Mas não bate Lx. É mais fácil fazer essas cenas em locais mais poequenos claro!
 

·
Moderator
Joined
·
18,004 Posts
Acho q nao tem a ver com guita mas sim com o facto de aquilo ainda so apenas ligar a estacao de paco de arcos ao oeiras parque (que nao sao mto longe um do outro e so subir a avenida!!), mas qd estiver ligado ao Tagus Parque de certeza que o trafego vai aumentar.
 

·
Moderator
Joined
·
18,004 Posts
1,5 euros acho, so e caro pq estas a andar 300m!!
 

·
Moderator
Joined
·
18,004 Posts
Epa vcs so pensam nas loiras!!
 
1 - 20 of 22 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top