SkyscraperCity Forum banner

Morar no shopping é tendência

11894 Views 57 Replies 27 Participants Last post by  diogoap

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=417557

Está prevista para este mês em São Paulo a inauguração de um condomínio composto de um shopping center de luxo, nove torres residenciais com apartamentos de 236 a 1.800 metros quadrados e quatro edifícios comerciais. Trata-se do Parque Cidade Jardim, apenas a primeira de mais de uma dezena de obras do gênero em andamento ou em projeto no Brasil: um empreendimento que reúne lazer, moradia e trabalho no mesmo espaço.

Uma reportagem de VEJA desta semana mostra aos leitores que morar em cima da lojinha – que no caso do complexo paulista pode ser a da Chanel – é a idéia por trás dos novos condomínios de luxo do país. Ainda recente, a tendência é uma resposta para muitos dilemas da vida urbana – especialmente a violência e o trânsito caótico das grandes cidades.

A idéia vem de fora, mais precisamente da apertada Tóquio. O pioneiro conjunto desse tipo é o Roppongi Hills, complexo de 100.000 metros quadrados encravado desde 2003 na capital japonesa e ainda espantoso por suas dimensões. Lá o morador pode ir ao cinema (nove salas), visitar exposições (um museu e uma galeria), fazer compras (lojas como Christian Lacroix e Tiffany), almoçar em um dos oitenta restaurantes, trabalhar, estudar (na Roppongi Academy) e até meditar em um encantador jardim, em estilo japonês, claro. Os 840 apartamentos, divididos em quatro torres, têm entre 50 e 360 metros quadrados.

(Materia completa para assinantes da Veja)
http://vejaonline.abril.com.br/noti...1&pageCode=1&textCode=140642&date=currentDate

Quais seriam os outros projetos no Brasil?
Lembro de ja ter visto outro aqui no forum.
See less See more
1 - 20 of 58 Posts
aqui em Jaraguá tem um! Ou era pra ter... mas não deu muito certo!

Quando foi inaugurado o prédio de 12 andares (eu acho) era o mais luxuoso da cidade. E embaixo dele era pra ser um shopping com dois ou três andares, praça de alimentação, não-sei-quantas lojas. Mas a procura foi pouca, por isso só tem umas 5 ou 6 lojas ocupadas, e são as da frente.. Uma pena.
O condomínio é Royal Barg Residence, e o Shopping se chamaria Royal Barg Center
Aqui em Brasília acho que não temos ainda um exemplo disso.... mas é uma excelente idéia! Que ela seja perpetuada e propagada para as demais cidades..... ;)
Acho que em Salvador podemos citar o Mundo Plaza e o Salvador Prime, que embora não tenha a mesma magnitude do Parque Cidade Jardim e muito menos do Roppongi Hills, não deixa de ter ou ''tentar'' seguir ese conceito.

:)
Olhando o cidade Jardim hoje, a primeira coisa que me vêm a mente é: Índia.

E vale prédios de apartamentos sobre centro-comercial-com-galerias-de-lojas-pretensamente-consideradas-shoppings?

Acho que se considerar essa modesta visão da coisa, então essa tendência já existe a bem mais tempo.
Olhando o cidade Jardim hoje, a primeira coisa que me vêm a mente é: Índia.

E vale prédios de apartamentos sobre centro-comercial-com-galerias-de-lojas-pretensamente-consideradas-shoppings?

Acho que se considerar essa modesta visão da coisa, então essa tendência já existe a bem mais tempo.
Justamente! Aqui no Rio há vários assim.

Eu quero perguntar é se o shopping é de acesso livre. Se for, não acredito que os ricos o procurem nas grandes cidades. Seria muita perda de sossego, eu acho;
Eu sei que nao e muita coisa mais aqui em Feira tem esse aqui.

E quando lançar o multiplace iguatemi eu posto as fotos.

Abraços
See less See more
Aqui em Brasília acho que não temos ainda um exemplo disso.... mas é uma excelente idéia! Que ela seja perpetuada e propagada para as demais cidades..... ;)
^^ Salen, em Brasília já temos algo do tipo sim! Fica em Águas Claras, mas ainda está na planta!!!! O pesquisador postou uma perspectiva no sub-fórum de projetos. Olha ele aí!! :)

See less See more
Em menores proporções, Capão da Canoa / RS também tem um shopping com torres em cima !
O cidade jardim em sampa ta pra ser inaugurado, e segundo reportagem que saiu na propria veja, as proximas cidades a receberem invstimentos parecidos da propria jhsf são manaus e salvador.
Se brincar, daqui a alguns anos o sujeito vai crescer, estudar, ter amigos, montar seu negócio, tudo dentro de um desses enclaves, sem nunca sair de de lá.

PAVOROSO !!!
^^ Mais ainda! Vai nascer na clínica dentro do shopping, estudar, namorar, trabalhar, casar, criar os filhos lá dentro e no final...

...ainda pode ter seu sossego eterno no anexo! :lol:

Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, o cemitério vertical mais alto do mundo
See less See more
Eu moraria nesse cemitério.
Li a respeito disso em uma veja, achei muito interessante. Por um lado deve ser muito prático ter tantas coisas próximas, lojas, restaurantes, supermercado e etc. Mas por outro a tendência é as pessoas ficarem cada vez mais presas nesses complexos... Complicado...
Se brincar, daqui a alguns anos o sujeito vai crescer, estudar, ter amigos, montar seu negócio, tudo dentro de um desses enclaves, sem nunca sair de de lá.

PAVOROSO !!!
:applause::applause:
Vamos nos refugiar no mundinho encantado dos shoppings, enquanto nossas cidades, com anos de cultura, patrimônio cultural e arquitetura relevante, se degradam e ficam entregues aos mendigos.

Parabéns ao Brasil, que sabe absorver tão bem o que há de PIOR de idéias vindas de fora.

PAVOROSO !!!

Eu tb acho pavoroso essas coisas.
1 - 20 of 58 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.