Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 39 Posts

·
Rio: Paradise City!!!
5,385 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Resolvi ir a Av.Barão de Tefé para ver o espaço Meu Porto Maravilha, onde estão reunidas importantes e esclarecedoras informações sobre o passado, presente e futuro da Zona Portuária do Rio de Janeiro.
Também ia aproveitar para ver o Jardim do Valongo e depois ir embora, mas...
Não dá pra resistir: quando vi que estava aos pés do Morro da Conceição me embrenhei por suas ruas e vielas e quando me dei conta já estava percorrendo todo entorno e o resultado compartilho com vocês!

MORRO DA CONCEIÇÃO​

Essa é uma das primeiras casas do acesso ao Morro da Conceição, logo após o Jardim do Valongo.

As intervenções da prefeitura não se limitaram ao passeio e algumas casas, sobrados foram reformados, assim como todas as calçadas estão sendo refeitas e algumas casas ainda ganharam essas belas escadas.

As obras ficaram boas demais!

Fiquei muito feliz em ver várias crianças e adolescentes andam de skate, se divertindo, alias vi uma quantidade boa de crianças nas ruas sozinhas, o que mostra que a região é muito tranquila e hoje oferece boas opções de diversão!

O bom urbanismo está nos detalhes: luminárias modernas e sem fios aparentes, área pedonal, ampla capacidade de escoamento de águas pluviais e um gramadinho para absorver parte da água das chuvas e amenizar o clima. Só não dou nota 10 porque faltou umas árvores, que se baixinhas dariam todo um charme.

A direita o "amado" Morro da Providencia.

Bem de longe da pra ver o Cristo.

Essa rampa a esquerda da direita ao Observatório do Valongo, propriedade da UFRJ.

As paralelepípedos foram colocados mutissimo bem!

De longe vemos o prédio em que a São Carlos está fazendo um retrofit na Av.Venezuela.

Edificio A Noite e Rio Branco-1

Que cachorro consciente...

Ouviu né bobões?!

A pracinha é agradável e oferece mais um espaço para as crianças se divertirem.

Agora começa o casario...

As casinhas tem um ar de subúrbio de algumas décadas atrás.

Simples e simpática a casa dessa velhinha..

Linda essa fachada, pena não se utilizar mais azulejo nas fachadas...

Quase todos os carros estavam muito empoeirados por causa das obras...

Gostei por haver casas de todas as cores.

Azul é minha cor preferida e esse é um dos meus sobrados prediletos!

Adorei esse muro!

Vi uma moto quase não se aguentando subindo essa ladeira.

Interessante que a caixa d´água atras dessa placa estava cheia de água parada...

Muito lindo!

Vejam essas telhas!!!

Estão vendo esse prédio horrivel? E se eu disser que é a sede da Lojas Americanas? Ter baixo custo administrativo é uma coisa, agora ter uma merda de sede horrivel é outra!!!

Um dos sobrados mais bonitos do Morro da Conceição. Pena que não foi reformado...

As novas luminárias são lindas, só falta a Light fazer a parte dela e tirar a fiação e os postes já que a infra-estrutura foi toda aterrada.

As calçadas também são novas.

Reunião de amigos na rua.Tem coisa mais suburbana?

Grande parte do casario foi ou está sendo reformado. Esse aqui tá ficando ótimo!

Impressionante como a Light nada faz para melhorar o visual das ruas do Rio. Grande parte da fiação foi aterrada, mas eles demoram a tirar os postes e ainda deixam essa fiação toda bagunçada exposta!

Acho esse prédio lindo!

O moderno e o tradicional lado-a-lado. A esquerda o RB-1, a direita o belissimo Porto Brasilis.

O imponente prédio, A Noite, o 1° arranha-céu do Rio:

Já pensou ganhar uma escada de granito com um corrimão desses?

Essa é a ladeira mais ingrime que vi na região. Não é qualquer carro que consegue subir ela não... No começo da para ver um Hyundai IX-35 que subiu ela na maior disposição...

Essas luminária todas a noite devem ficar lindas.

Cachorro curtindo a vista...

Não gosto de rosa, mas essa casa é lindissima!

Mesmo com muitas casas coladas umas as outros a circulação de ar é boa e não há um aspecto craustrofóbico.

Esse é o restaurante Imaculada. Parece ser muito bom...

Dutos de fiação subterrânea.

A direita área destinada ao escoamento da água da chuva.

Cachorro desanimado por ter que subir todos essas degraus... rs rs rs

A esquerda há um edificio garagem, já aos pés do morro.

Trecho em que os paralelepípedos estão sendo repostos.

Esse é um dos acessos ao Morro da Conceição e fica nos fundos do edificio A Noite.

E ai, vai pra onde?

FORTALEZA DA CONCEIÇÃO​

A antiga Fortaleza da Conceição hoje abriga 5ª Divisão de Levantamento do Exército

As obras chegaram recentemente a esse trecho.

Como o Brigadeiro me autorizou entre para fotografar o campo... kkkkkk

Entenderam?

·
Rafael Soares
6,853 Posts
Muito bom!
Sou suspeito em dizer o quanto gosto daí pois foi meu thread de estreia no SSC (antes do maldito imagehost deletar minhas fotos :eek:hno:)

Um oásis de tranquilidade em pleno centro da cidade... muitas casas serão melhoradas e ali vai ter tudo para ser um lugar turístico onde poderemos ter uma nova Santa Tereza... com restaurantes, ateliêres e um estilo de vida todo particular.

Muito há o que ser feito, porém! Mãos à obra!

·
5,385 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Muito bom!
Sou suspeito em dizer o quanto gosto daí pois foi meu thread de estreia no SSC (antes do maldito imagehost deletar minhas fotos :eek:hno:)

Um oásis de tranquilidade em pleno centro da cidade... muitas casas serão melhoradas e ali vai ter tudo para ser um lugar turístico onde poderemos ter uma nova Santa Tereza... com restaurantes, ateliêres e um estilo de vida todo particular.

Muito há o que ser feito, porém! Mãos à obra!
Já vi esse seu thread e adorei, muito bom mesmo!
O Morro da Conceição tem um aspecto de cidade interiorana e parece ser o tipo de lugar em que todo mundo se conhece.
Acredito no potencial turístico, porém mas voltado pro publico local, do Rio de Janeiro e em relação a Santa Tereza sempre vi algumas similaridades, porém em diferente escalas: enquanto lá há várias mansões, centros culturais, bons restaurantes e outras coisas mais, no Morro da Conceição já vejo outro tipo de perfil, mas residencial e tradicional, enfim, um local não tão descolado e com perfil para esse tipo de atividade, apesar que está melhorando bem com as obras do projeto Porto Maravilha.

Gosto desse tipo de thread!
Valeu pela iniciativa!
Obrigado. Também acho legal fugir um pouco do óbvio. Você não perde por esperar: tenho mais algumas coisas legais a postar nesse thread e tenho alguns outros em elaboração.

EU QUERO MORAR NO MORRO DA CONCEIÇÃO!!!
Esse sentimento também sinto quando vou pra lá. Há seus prós e contras: morar em um lugar aconchegante e tão perto do Centro é sensacional, ainda mais agora com a revitalização da Zona Portuária, porém essas ruas tão ingrimes e estreitas são complicadas. O que vi de carro sofrendo pra subir...
Tá certo que há ótimas opções de transporte no entorno, mas como você tem todo direito de ter o conforto de ter um carro, ai a coisa complica, fora a disposição pra subir o morro justamente na volta do trabalho/estudo, quando justamente se está mais cansado...

·
5,385 Posts
Discussion Starter · #7 · (Edited)
JARDIM SUSPENSO DO VALONGO​

Esses muros escondem um tesouro...

Acesso.

Passagem com pedras a moda antiga, muito antiga...

Essa foi sem sombra de dúvidas um dos melhores trabalhos da prefeitura. As rochas e outros ornamentos são todos de cimento.

Paisagismo nota 10!

Sabe essa ponte que parece madeira? Também é de cimento...

Aqui há um pequeno museu com os achados das escavações feitas durante as obras do projeto Porto Maravilha. Para visitar o acervo somente por meio de visita guiada, a ser marcada no espaço Meu Porto Maravilha, na Barão de Tefé.

Só fiquei incomodado com essas luminárias acessas durante o dia.

Que beleza!

Adoro bromélias e aqui elas foram usadas em grande quantidade.

Ah se toda obra pública tivesse 30% da qualidade do que a prefeitura fez aqui...

Quero muito levar meu filho. O moleque vai ficar que nem louco com essas subidas!

Bromélia roxa!

Adoro cactos!

Espada de São Jorge.

Só de muito perto se percebe que não se trata de madeira de verdade.

Sensacional!

Sugiro quem tiver com tonteira não se atrever a subir...

Beleza de vegetação!

A rua lá fora ainda é horrivel, mas isso vai mudar...

Laguinho.

Esse jardim é uma das coisas mais surpreendentes e loucas que já vi!

Essas pedrinhas brancas são muito bonitas.

Na chuva tudo isso deve ficar lindo!

Ao fundo a Central do Brasil.

Belissimas estátuas sendo reformadas:

·
Registered
2,725 Posts
Muito bom, muito bom. Adoro estas cenas do Rio Antigo. O morro da Conceição tem bem jeito de subúrbio carioca e tão pertinho do centro....E a sede das Americanas hein...Confirma o desleixo que se vê nas lojas em geral...

·
Rio de Janeiro
31,451 Posts
Anderson,

Muito bom o seu thread do Morro da Conceição e Jardim Suspenso! Só conheço essa área "de passagem" mesmo, mas a revitalização está ficando ÓTIMA! Gostei muito das intervenções urbanísticas. Não ficou nenhuma brastemp, mas na medida do possível, tudo vai melhorando.

Parabéns por mais um thread da nossa cidade maravilhosa! :applause:

·
Registered
2,627 Posts
Um thread excelente, Anderson! Muito honesto, vivo e de uma área do Rio que para mim é inédita. Ângulos muito interessantes. A região tem tudo para ser próspera e atrativa a novos moradores e turistas. As construções tem um charme único, e o paisagismo do Jardim Suspenso ficou lindo! :cheers:

Parabéns pela iniciativa e registro. Valeu por compartilhar! :eek:kay:

·
Banned
7,747 Posts
Adorei as fotos! A revitalização está ficando excelente, mas, naturalmente, as coisas ainda estão meio "cruas". O engraçado é que justamente no local em que você fotografou os skatistas eu vi uns três ou quatro caras mal-encarados fumando erva... :p

Quando tudo estiver pronto, ali vai ser O point!

·
Embaixador de Castelo.
16,536 Posts
Tá ficando muito bom e com certeza depois de tudo pronto essa área vai ser uma das grandes atrações do centro.
O jardim do valongo está lindo, imaginem isso daqui um ano com as plantas já crescidas, vai ser um novo cartão postal, aliás será que essa cascata vai ser ligada?

As fotos estão muito boas e o seu roteiro bem abrangente!

·
Registered
28,916 Posts
Quado a fiação for retirada (o que não vai demorar) a área vai ficar ainda mais charmosa.

Só não gostei de ver carros estacionados sobre as calçadas. Calçada é lugar de pedestre e não de carro!

·
5,385 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Parabens!
Um dos melhores threads que ja vi por aqui.
Nota10!^^
Pô obrigado, valeu pelo elogio!

Quado a fiação for retirada (o que não vai demorar) a área vai ficar ainda mais charmosa.

Só não gostei de ver carros estacionados sobre as calçadas. Calçada é lugar de pedestre e não de carro!
Você está certo quanto a questão da fiação: vai ficar bonito demais!
Em relação aos carros na calçada, eles estão ali por 2 motivos: porque as ruas são bem estreitas e porque tem muito morador com carro no local.
Confesso que o lugar seria bem mais agradável sem carros, mais me colocando no lugar de um morador do local compreendo perfeitamente, afinal por mais que o Centro esteja logo ali embaixo, com toda sua boa estrutura de transportes, quem mora ali tem todo direito de querer ter o conforto de um carro, de poder ir e vir quando e para onde quiser. Sei lá, o carro além de oferecer conforto também é uma necessidade, principalmente para quem tem família.

·
5,385 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Muito bom, muito bom. Adoro estas cenas do Rio Antigo. O morro da Conceição tem bem jeito de subúrbio carioca e tão pertinho do centro....E a sede das Americanas hein...Confirma o desleixo que se vê nas lojas em geral...
É mesmo, o Morro da Conceição tem um jeito de subúrbio preservado.
A sede da Lojas Americanas é uma vergonha!

Anderson,

Muito bom o seu thread do Morro da Conceição e Jardim Suspenso! Só conheço essa área "de passagem" mesmo, mas a revitalização está ficando ÓTIMA! Gostei muito das intervenções urbanísticas. Não ficou nenhuma brastemp, mas na medida do possível, tudo vai melhorando.

Parabéns por mais um thread da nossa cidade maravilhosa! :applause:
Valeu Emanuel, obrigado pelo elogio!
O Jardim do Valongo ficou lindissimo e o Morro da Conceição é uma bela aula de história e cultura. Enquanto fotografava para o thread pensei como seria legal marcar um encontro do skyscrapercity no local.

Um thread excelente, Anderson! Muito honesto, vivo e de uma área do Rio que para mim é inédita. Ângulos muito interessantes. A região tem tudo para ser próspera e atrativa a novos moradores e turistas. As construções tem um charme único, e o paisagismo do Jardim Suspenso ficou lindo! :cheers:

Parabéns pela iniciativa e registro. Valeu por compartilhar! :eek:kay:
Valeu cara, que bom que gostou!
A região é meio escondida, apesar da boa localização e o tipo de turista que frequentaria a área seria aquele que busca o "turismo de experiencia", pois o verdadeiro apelo ali é o conjunto.
O Jardim do Valongo não tem capacidade de receber muitos turistas ao mesmo, mas de qualquer forma acredito que a maior parte dos visitantes da região gostará do que ver.

Adorei as fotos! A revitalização está ficando excelente, mas, naturalmente, as coisas ainda estão meio "cruas". O engraçado é que justamente no local em que você fotografou os skatistas eu vi uns três ou quatro caras mal-encarados fumando erva... :p

Quando tudo estiver pronto, ali vai ser O point!
Aquele ponto é bem legal e as obras ali ficaram muito boas.
Graças a Deus em minhas longas andanças por ali não vi nada demais, me senti super a vontade.

Tá ficando muito bom e com certeza depois de tudo pronto essa área vai ser uma das grandes atrações do centro.
O jardim do valongo está lindo, imaginem isso daqui um ano com as plantas já crescidas, vai ser um novo cartão postal, aliás será que essa cascata vai ser ligada?

As fotos estão muito boas e o seu roteiro bem abrangente!
Seria ótimo os turistas, e principalmente os cariocas, descobrirem a região e se encantarem com o Jardim do Valongo. Vamos ver o que ocorrerá quando a Zona Portuária estiver bombando pra valer...
Acredito que em algum momento pode haver sim uma cascata ali. Abaixo foto do automático de nivel que havia nesse pequeno reservatório de água.

·
5,385 Posts
Discussion Starter · #18 · (Edited)
ZONA PORTUÁRIA​

Chegamos finalmente a última parte do thread, em que há várias fotos meio soltas, de vários trechos do entorno do Morro da Conceição.

Belo conjunto de sobrados razoavelmente conservados. Pena que o comércio que os ocupa não seja muito "atrativo"...

Outro bonito conjunto de sobrados na rua do Acre.

Esse prédio até que não é feio, só precisa de uma boa "plástica".

Fundos do belo Centro Cultural Ação da Cidadania.

A ridicula sede das Lojas Americanas.

Um dos prédios antigos mais bonitos da Zona Portuária, situado na Av.Venezuela.

Exótico...

O imponente edifício A Noite, o 1° arranha-céu do Rio de Janeiro.

Belo monumento na Praça Mauá.

Ponto de embarque e desembarque de passageiros de cruzeiros.

Não tinha muito a ver com o thread, mas esse prédio é tão bonito que mereceu um espaço.

Edifício garagem aos pés do Morro da Conceição.

Lindos grafites.

Gostei desse predinho! Seria art-déco?

Acho que ai fica a boate GLS The Week. Bonito prédio.

Mas um dos belos sobrados que merece reforma.

A fachada do lado esquerda já foi restaurada, a do lado direito está sendo.

Achei esse motel um dos mais lindos que já vi!

Sobrados charmosos!

Esse sobrado branco se reformado seria um dos melhores da região.

Acesso a rua Jogo da Bola em obras.

Há muitas décadas atrás isso foi verdade...

Essa é uma das calçadas mais bonitas dentre as novas da Zona Portuária.

Calçada de granito.

Quando querem trabalham bem...

Mas quando não querem...

Bonito prédio do INEA, que ficaria ótimo após um bom retrofit.

Entrada do primeiro comercial pronto depois do inicio do projeto Porto Maravilha, o belo Porto Brasilis!

Esse trecho ainda não está pronto.

Chegando a importante, do ponto de vista histórico, Pedra do Sal.

Aqui os escravo desembarcavam o sal.

Aqui nasceu o samba!

Escola municipal a esquerda.

Quadra da escola municipal.

FIM!!!

Espero que tenham gostado!

·
Rio de Janeiro
31,451 Posts
Anderson,

Todo mundo sabe (pelo menos os Cariocas) do meu "amor" pela Zona Portuária, um lugar que outrora foi frequentado por pessoas VIPS, mas que com o passar do tempo ficou simplesmente abandonado, sujo, fétido e decadente. Torço muito para que as obras de revitalização não parem e que os projetos sejam colocados em prática para que toda aquela área medonha seja enfim algo decente; em outras palavras, que o "patinho feio" se transforme num "cisne branco ou preto", mas que se tranforme num "cisne"...rs

Parabéns pelo registro! :applause:

1 - 20 of 39 Posts