SkyscraperCity banner

1 - 19 of 19 Posts

·
Sunriser
Joined
·
575 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)


Localizado na cidade do Sapucaia do Sul (cidade ao norte de Porto Alegre), O Morro de Sapucaia tem cerca de 290 metros de altura e é um dos principais pontos de referência da região, podendo ser avistado há muitos quilômetros de distância.
Sempre tive curiosidade em conhecer esse lugar, já que o observo desde criança, até que nessa semana depois de um razoável planejamento fui conhecer esse belo morro.

Nota: Não coloquei fotos da subida do morro. Aliás a subida é bastante perigosa, pois é necessário literalmente escalar as pedras em alguns pontos e um deslize pode ser mortal, então um bom calçado e pouco peso nas costas ajudam bastante. Apesar dos riscos, a vista é realmente bonita e compensa o esforço. Acabei fazendo esse passeio sozinho, o que também não é recomendável. :lol:

Para quem tiver curiosidade em conhecer mais sobre o Morro: http://www.tribodatrilha.com/Passeio_Reconhecimento_Jul2011.htm

Vamos às fotos :)

00 - O Morro de Sapucaia, visto a 7,5km de distância a partir de Canoas



1 - O acesso até o local se dá exclusivamente por estrada de chão.



2 - Entrada do Morro fechada por um portão, mas há uma abertura lateral.



3 - Pequeno campo ao lado do morro



4 - Vista geral do topo



5 - Pinheiros em primeiro plano, morro Itacolomi (Gravataí) ao fundo:



6 - Canoas e Porto Alegre ao Fundo



7 - O ponto mais alto do morro, com as cidades de Esteio e Sapucaia do Sul ao fundo:



8 - Morro do Chapéu, que fica a uns 3,5km do Morro de Sapucaia.



9 - Área rural da cidade:



10 - Vista sul/leste



11 - Vista sul, pode-se visualizar os morros de Porto Alegre ao fundo



12 - Canoas e Porto Alegre ao fundo



13 - Sapucaia, Esteio, Canoas e o Rio Jacuí bem ao fundo. Queria ter tirado fotos com mais aproximação focal, porém a câmera que levei era compacta com um pequeno zoom.



14 - Vista norte/leste do morro:



15 - Panorâmica composta de 20 fotos, onde se pode ver desde Sapucaia até Porto Alegre e Gravataí:



16 - A mesma imagem acima, dividida em três partes:

Parte 1


Parte 2


Parte 3


Essas imagens também podem ser vistas em tamanho maior no seguinte link: http://www.panoramio.com/user/1049065/tags/Cidade de Sapucaia do Sul

Espero que tenham gostado :colgate:
 

·
Longe demais das Capitais
Joined
·
10,208 Posts
Espero que tenham gostado :colgate:
Claro que gostei !

As fotos estão sensacionais !

Que aventura, hein ?

Que bom ver ângulos inéditos da Grande Porto Alegre !

Talvez, de algum outro ponto do morro, também dê para ver São Léo e Novo Hamburgo.


Que interessante ver a capital deste ângulo: na foto 6 ela se mostra com um centro do tipo "downtown"


Parabéns pelo thread, Ble Arrow ! :applause:
 

·
Longe demais das Capitais
Joined
·
10,208 Posts
"Na sexta-feira, 28 de julho de 1950, chovia insistentemente em Porto Alegre e região, um tempo ruim que era agravado pelo nevoeiro em determinadas regiões.
Pelo que se sabe, o Constellation aproximou-se de Porto Alegre às 18h15min, quando a noite de inverno já envolvia a cidade.

Por duas vezes o comandante Edu tentou em vão aterrissar, aproximando-se da pista única do aeroporto, e em seguida arremeteu. Provavelmente, na tentativa de voltar para o Rio de Janeiro, voando a baixa altitude, na altura de São Leopoldo, o avião chocou-se contra o Morro do Chapéu, a pouco mais de 10 quilômetros da cidade, no sétimo distrito de São Leopoldo, Sapucaia, que ainda não era município.

A explosão jogou pedaços da aeronave a quilômetros de distância e pedaços de corpos foram achados a cerca de 2 mil metros, totalmente calcinados.

Nessas alturas os boatos de que um grande avião havia caído nas proximidades de Esteio ou de São Leopoldo já havia alarmado Porto Alegre. O escritório da Panair do Brasil, na rua da Praia, encheu-se de pessoas angustiadas – familiares, amigos e conhecidos dos passageiros do Constellation, ansiosos por notícias. Em São Leopoldo – onde a agitação era ainda maior, com grupos se formando nas esquinas e bares para saber e comentar o assunto.

A tragédia do Constellation da Panair, naturalmente, consternou o Brasil e foi notícia no mundo inteiro. No dia seguinte, sábado, 29, o Correio do Povo – o maior jornal do Sul de então – saiu com a seguinte manchete em sua contracapa (a primeira página, tradicionalmente, era dedicada a assuntos internacionais e notícias políticas); “A Maior Tragédia Aérea do Brasil”. Abaixo, escreveu: “Coube ao Rio Grande do Sul o triste privilégio de registrar o maior e mais trágico desastre da história da aviação brasileira”, informando em seguida que “a tragédia está consternando a cidade e o Estado”.
A provinciana Porto Alegre, onde todos – pelo menos do mesmo círculo social – se conheciam, centrou todas as suas atenções no acontecido, assunto de todas as rodas de conversa e aglomerações nas ruas, cafés e bares. Comparada a ela, a recente tragédia com o avião da TAM no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, é café pequeno. No Constellation da Panair viajava a nata da sociedade local, nomes conhecidos do mundo dos negócios, da política, figurões da sociedade, famílias cujos nomes freqüentavam as colunas sociais.


A tragédia do Constellation suscitou sérias críticas à precariedade da infra-estrutura que assistia a aviação brasileira. A necessidade de um novo aeroporto civil para Porto Alegre foi seriamente debatida – o São João era considerado, além de precário, ultrapassado. Mesmo assim era o terceiro aeroporto do País em movimento e importância.

Menos de 48 horas depois, o Rio grande do Sul teria um novo choque: a queda do avião Loddestar que conduzia o ex-ministro da Aeronáutica, o então senador Salgado Filho"



http://conselheirox.blogspot.com.br/2008/10/constellation-o-acidente-areo-que-matou.html
 

·
Sunriser
Joined
·
575 Posts
Discussion Starter #8 (Edited)
Claro que gostei !

As fotos estão sensacionais !

Que aventura, hein ?

Que bom ver ângulos inéditos da Grande Porto Alegre !

Talvez, de algum outro ponto do morro, também dê para ver São Léo e Novo Hamburgo.


Que interessante ver a capital deste ângulo: na foto 6 ela se mostra com um centro do tipo "downtown"


Parabéns pelo thread, Ble Arrow ! :applause:
Obrigado pela visita, amigo!

Pois é, eu sempre quis ir lá até pra ver como é observar Porto Alegre do alto do morro. Apesar da altura do morro, Só consegui ver um pedacinho de Leopoldo e Novo Hamburgo, talvez porque havia neblina e a vista estava contra o sol.

Na foto 6, em primeiro plano, aparece "o fundo" do bairro Guajuviras. Aquele grande prédio laranja fica na Av. Boqueirão, quase na esquina com a Av. AJ Renner. Bem no cantinho direito também é possível ver a arena do grêmio. Nada mal, considerando que essa foto tirada com zoom de 4x só... hehe

É interessante como esse acidente do Constellation é pouco divulgado, aliás, dizem que no Morro do Chapéu havia uma pedra com um formato diferente e que por isso dava nome ao local, porém ela teria sido destruida na queda no avião. histórias antigas :weird:

Uauu que massa hein?

Nem sabia da existência desse morro!

É perigoso ir aí? Dá para entrar de carro? É na zona rural?

Abraços
O caminho até o morro é tranquilo, na zona rural da cidade. Se você for de carro, pode estacionar ele na frente daquele portão amarelo (foto 2) e subir o morro a pé. Há também a linha "Morro" da Real Rodovias que passa ali perto, caso queria ir de ônibus.

Sim, eu achei a subida perigosa pois em vários pontos o caminho fica bastante íngreme e não há muitos lugares pra se segurar, o que exige muita atenção em cada passo... por isso que não é bom ir sozinho.
 

·
Antigo Xinah_Poa to Gui_P
Joined
·
6,749 Posts
Muito show... eu ia perguntar se não foi esse o morro do acidente com o avião da Varig, mas ja responderam.. haha

Show de vista, e muito bonito o morro.

As panoramicas ficaram com uma qualidade incrivel, parabens.
 

·
Sunriser
Joined
·
575 Posts
Discussion Starter #10
Muito boas as fotos! Não conhecia esse morro!
Obrigado!

Muito show... eu ia perguntar se não foi esse o morro do acidente com o avião da Varig, mas ja responderam.. haha

Show de vista, e muito bonito o morro.

As panoramicas ficaram com uma qualidade incrivel, parabens.
Obrigado! deu um pouco de trabalho fazer as panorâmicas... hehe
 

·
Felipe Meert Silva
Joined
·
1,155 Posts
tri massa as fotos, so um comentário, na foto 7, a cidade ao fundo é Esteio com aqueles edificios, o centro de Sapucaia fica no canto direito da foto.
parabéns...
 

·
Taking On The World
Joined
·
26,332 Posts
uma pena que não tiraste fotos de SL e NH, pois tenho 99% de certeza que dá pra ver estas cidades a partir deste morro.
 

·
Sunriser
Joined
·
575 Posts
Discussion Starter #16
uma pena que não tiraste fotos de SL e NH, pois tenho 99% de certeza que dá pra ver estas cidades a partir deste morro.
Sim, é possível visualiza-las ao longe, porém no dia que fui havia bastante neblina sobre SL e NH o que atrapalha bastante na hora de tirar fotos. A câmera que levei também tem pouco zoom... mas dá pra ver sim.
 

·
Registered
Joined
·
1,401 Posts
fotos espetaculares. Gostei da foto 13, pega toda a região central de Canoas. E parabéns pelas imagens e a coragem de ter ido sozinho.
 
1 - 19 of 19 Posts
Top