Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 81 Posts

·
Registered
19,757 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Morumbi pode ganhar elevado de 1.140m para trem

21/06/2008 - O Estado de S. Paulo

Considerado um dos trunfos do São Paulo para defender o Morumbi como a sede da abertura da Copa do Mundo de 2014, o projeto para a construção de um elevado de 1.140 metros pela Avenida Jorge João Saad, entre o estádio e a futura estação do Metrô São Paulo/Morumbi, mobiliza parte dos moradores do bairro contrários ao que eles apelidaram de um “míni Minhocão”. O projeto foi apresentado na capital paulista, em maio, pelo Ministério do Turismo, como parte do Plano de Mobilidade Urbana para a Copa-14, orçado em R$ 38,51 bilhões.

Pelo elevado da zona sul, projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake, haveria um monotrilho, por onde um trem circularia em direção à garagem subterrânea de quatro andares e com capacidade para 4,8 mil veículos, também projetada para ser concluída antes da Copa do Mundo, em uma área de 40 mil metros quadrados, em frente à Praça Roberto Gomes Pedrosa.

A estrutura suspensa a 9 metros facilitaria o deslocamento de torcedores que chegariam ao Morumbi via metrô, o que atende a uma das exigências da Fifa. Um dos principais protestos dos moradores, porém, é de que a construção do elevado colocaria abaixo o canteiro central da avenida, que está arborizado, em um trabalho que se iniciou há oito anos.

Para João Paulo de Jesus Lopes, diretor de futebol do São Paulo Futebol Clube, o projeto, porém, vai absorver a futura demanda de passageiros que vão descer na Estação São Paulo/Morumbi em direção ao estádio, ajudando a desafogar o trânsito na Avenida Jorge João Saad. “O projeto não vai afetar as áreas verdes ou praças do bairro, pelo contrário. O projeto paisagístico para a nova garagem inclui a construção de uma praça arborizada próxima ao estádio”, argumentou o diretor. “O elevado aproveita a configuração de vale da região e também atende às determinações da Fifa, que exige facilidades nos deslocamentos dos torcedores.”

Lopes disse que o projeto é uma sugestão do São Paulo, mas pode estar sujeito a modificações. “A via elevada é um estudo e pode virar, por exemplo, um outro projeto, como o alargamento da avenida, mesmo. Queremos viver em paz com os moradores e discutir melhorias que possam promover sempre um entendimento entre todos”, completou.

Na parte superior da garagem, haveria parque de 26 mil m², que receberia passageiros que viessem pelo trem do elevado. O estacionamento seria aproveitado em dias sem jogos, pelos passageiros do metrô que morem longe da estação e tenham de fazer o primeiro deslocamento de carro.

A Copa de 2014 deve trazer cerca de 500 mil estrangeiros ao Brasil. Um estudo do Ministério do Turismo apontou que São Paulo precisa de mais 65,6 quilômetros de metrô e 279,5 quilômetros de corredores de ônibus para a Copa-14, em um investimento de R$ 15,3 bilhões.

·
Registered
4,529 Posts
No caso do Monotrilho esse é um investimento turístico e de grande utilização durante os jogos no Morumbi, tenho lá minhas dúvidas quanto a sua preservação.

O interessante é que João Paulo de Jesus Lopes, é secretário adjunto de transportes do governo do estado e também um dos diretores do São Paulo FC.

Será que ele faria a proposta pra ele mesmo?

De qualquer forma poderia existir esse investimento, claro, bancado pelo Ministério do Turismo, nada de Metrô V. Nova Cachoerinha até Conceição e essas tosquices que a gente vê por ai...

·
Land of the 1st flight
4,612 Posts
Tomara que saia. Monotrilho não é mini-minhocão, nem de longe.

·
Registered
38,510 Posts
O duro é que falou em elevado, logo em seguida já falam: "minhocão!". Eu achava que o Expresso Tiradentes seria algo horrendo para a região, como foi o minhocão, mas até que não acho ele ruim. Numa região degradada, ele trouxe até um atrativo visual.

·
Registered
67 Posts
Acho bobagemn esse monotrilho.
A estação do metro a 1,2km dá uma caminhada de nada até o estádio. É só policiar bem a avenida nos dias de jogos e pronto.
Acho que tem coisas muito mais importantes, como a reforma do morumbi, que já vai demandar uma fortuna.
Na area dos transportes pra copa em são paulo os trens de guarulhos e o rio-sp são bem mais importantes

Com recursos escassos é preciso analisar bem as prioridades.

·
Registered
69 Posts
um dos piores projetos que eu já vi. não tem utilidade nenhuma em dias que não tem jogo. o governo vai favorecer uma unica instituição particular (SPFC).
em dias de jogo é só colocar uma linha de onibus circular. mais barato e pratico.
o bairro ali é residencial , diferente do fura-fila onde é um bairro industrial. acho que só vai degradar a região sem beneficio nenhum.

·
Registered
4,529 Posts
O governo não vai bancar a reforma do estádio do SPFC, isso é por conta deles...

Eu acho um bom projeto "turístico", que só teria utilidade na copa e depois em dias de jogos, fora que a mentalidade do povo que frequenta o estádio não é das melhores...

O monotrilho só é útil pra fins turísticos e a região iria ficar bonita, não um minhocão...

Mas bonito mesmo seria um monotrilho levando alguma estação da L5 até o Ibirapuera, ai sim teria utilidade todos os dias.

·
Registered
69 Posts
lógico que o governo não vai bancar a reforma do morumbi porque é proibido.
mas o elevado não tem beneficio nenhum. não é marco turistico de forma alguma, ao menos no meu conceito.
digo que vai beneficiar o SPFC porque é o unico que vai aproveitar dos seus beneficios. a população que será atendida é muito pequena.

·
Premium Member
1,105 Posts
Ridículo... Só colocar uma linha de ônibus nos dias de jogos, e já era.
Imagina como ficaria a conservação desse monotrilho transportando os animais que costumam frequentar jogos de futebol. Além de quê, 1km pra caminhar não é nada!

·
Registered
5,072 Posts
lógico que o governo não vai bancar a reforma do morumbi porque é proibido.
O governo não vai bancar a reforma do estádio do SPFC, isso é por conta deles...
Proibido que eu saiba não é, mas imoral, com certeza é, privilegiando só um time, duvido que a iniciativa privada banque a reforma esdrúxula do morumbi, seria melhor construir um novo estádio.

·
Gegê do colchão magnético
8,786 Posts
Eu acho que não compensa, até pq iria ser um trecho curto de pouca demanda e elevado ainda, se for gastos do governo será dinheiro jogado fora, iniciativa privada nem se interessaria ou talvés sim...não sei, mas é que não iria ser bom

·
Registered
412 Posts
O projeto é ridículo, pois não leva em consideração o caráter residencial da região. Ainda não aprenderam que absurdos como estes apenas enfeiam e degradam a cidade, como o Expresso Tiradentes e o Minhocão que, por sinal, já falam em derrubar...........

·
Banned
993 Posts
Quando ouvi MONOTRILHO já fiquei feliz... mas depois de ler o comentários de todos acima, sou contra. 1km é bem tranquilo para andar e, como disseram, podiam fazer uma ponte orca em dias de jogos, com uma tarifa bem baixa, 50 centavos, só para não ser de graça e a galera abusar. Isso faria com que MUITA gente deixasse o carro em casa e fosse de metro ao estádio.

·
Registered
4,529 Posts
O Monotrilho não tem muita utilidade como meio de transporte no qual o fim é pura e simplesmente transportar, pra isso um corredor de ônibus já é suficiente.

O que eu acho ser viável é um ponto turístico nesse trecho já que receberá pessoas do mundo inteiro e São Paulo tem que vender o seu peixe, a cidade carece de pontos turísticos e um monotrilho ali poderia diferenciar a região ou até criar um novo cartão postal.

É lógico que esse sistema não cobriria a demanda nos dias de jogos, mas seria lucrativo desde que funcionasse apenas nos fins de semana, só que esse projeto beneficiaria a entidade SPFC, então esse clube ou algum de seus patrocinadores deveriam investir uma parte também.

·
Banned
27,387 Posts
^^ As pessoas estão jogando suas fichas no Morumbi, se sequer a FIFA bateu o martelo com relação ao estádio, vai que em Outubro, a FIFA escolha outro estádio, e ai, como fica?

Ou então tem um bando de mães Dinah prevendo o futuro, e já imaginou, se a FIFA chega em Outubro e diz que a Copa do Mundo em São Paulo, vai ser sediada no estádio do Corintians ou Palmeiras.

Aí quem jogou todas as fichas no Morumbi vão ficar chupando dedo.

1 - 20 of 81 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.