SkyscraperCity banner

1 - 20 of 141 Posts

·
Whatever
45,868 Posts
Discussion Starter #1
Ora bem, começou aqui o II encontro SSC de Coimbra. A bordo do bolinhas do Daniel chegámos a esta "alegre" :lol: localidade às portas de Coimbra, situada num vale encaixado nas cercanias desse grande rio português, o Mondego.

"A época da fundação exacta do Mosteiro de Lorvão tem sido colocada no século VI, quando é pela primeira vez identificada a paróquia suevo-visigótica de "Lurbane"; mas será talvez mais provável colocar a sua fundação na sequência da primeira reconquista de Coimbra (878).

No século X a sua importância era já considerável, e esse estatuto manteve-se ao longo de toda a Idade Média. Depois de ter estado na posse dos Beneditinos, o mosteiro passou para a Ordem de Cister por imposição de D. Sancho I e envolvimento do próprio Papa em 1211. Da fase românica conservam-se interessantes capitéis nas capelas do claustro, apesar de tudo o resto ter desaparecido.

As campanhas de obras que conferiram ao Mosteiro o aspecto que hoje possui datam dos séculos XVII-XVIII. Durante cerca de século e meio, em especial desde 1748, ano em que se iniciaram as obras da campanha joanina da igreja, procedeu-se à mobilação litúrgica e artística. No campo da talha setecentista, o Mosteiro do Lorvão constitui uma referência fundamental à escala nacional, com especial destaque para o cadeiral do coro-baixo, magnificamente decorado com figuras de mártires e monges, obra que deverá datar da década de 50 do século XVIII.

Apesar de disperso por vários proprietários e outras tantas funcionalidades, o Mosteiro de Lorvão merece a atenção do IPPAR numa lógica de intervenção por ciclos, resgatando e posteriormente valorizando este conjunto, tendo em vista a sua inclusão nos planos relativos ao Património de Cister."

Fonte: IPPAR

De referenciar que na parte monástica se encontra actualmente a funcionar um Hospital Psiquiátrico, o que dá à terra um ar muito alegre e descontraído devido à presença dos seus "inquilinos" nas cercanias do Mosteiro!:lol:

Exterior

Interior
Igreja

O magnífico orgão, vive uma situação caricata tipicamente tuga. Iniciado o seu restauro chegou-se à conclusão que a empreitada seria mais cara do que o estimado, o IPPAR e a empresa restauradora não chegaram a um acordo e como tal encontra-se assim esventrado há mais de 10 anos!!!:bash:

Lindíssima grelha que separa a Igreja do Coro Baixo

Detalhe da grelha

Coro Baixo e o seu fabuloso cadeiral, como não podia deixar de ser tb sofre de uma situação algo caricata...aqui há uns anos houve um incêndio que destruiu o canto direito, ao fundo, foi tentado um restauro mas como não conseguiram arranjar madeira igual e como já não havia quem conseguisse reproduzir o minucioso trabalho, tretas, o que não falta por aí é quem faça disto!, ficou assim, meio arruinado!:bash:

Claustro, mais uma preciosidade no panorama português devido à presença de inúmeras capelas laterais, muitas delas com portais renascentistas lindíssimos.

Um dos pórticos

·
Registered
7,667 Posts
Mas que Mosteiro mais bonito, desconhecia totalmente… :drool:

…boas fotos Johnny, essa grelha que separa a Igreja do Coro Baixo deve ser banhada a ouro ou não?... ;)

·
Whatever
45,868 Posts
Discussion Starter #4
ninguém diria que o exterior tão simples alberga este tesouro nacional no interior!:yes:

·
Registered
21,083 Posts
olha eu!!!

as minhas fotos pouco acrescentam... são quase iguais às tuas :cry:

já as aqui ponho :D

·
Whatever
45,868 Posts
Discussion Starter #7
Pelha said:
…boas fotos Johnny, essa grelha que separa a Igreja do Coro Baixo deve ser banhada a ouro ou não?... ;)
acredito mais que seja bronze dourado!;) mas pelo que o guia nos disse custou uma pequena fortuna na época, já não me lembro do valor.

·
Whatever
45,868 Posts
Discussion Starter #8
daniel322 said:
olha eu!!!

as minhas fotos pouco acrescentam... são quase iguais às tuas :cry:

já as aqui ponho :D
tás em muitas das minhas fotos...vá lá saber-se porquê!:lol:
deves ter mais fotos das capelas do claustro não? vi que tiraste mais que eu.:D

·
Registered
21,083 Posts
JohnnyMass said:
tás em muitas das minhas fotos...vá lá saber-se porquê!:lol:
deves ter mais fotos das capelas do claustro não? vi que tiraste mais que eu.:D
tenho :D
até aos anjinhos tirei fotos :lol:

já aqui as ponho :eek:kay:

·
Registered
21,083 Posts
As minhas fotos

Sala do Capítulo

Claustro

Os anjos mais famosos de Lisboa: :lol:

São Rafael

São Gabriel

Santa Teresa (do outro lado era D. Sancha num tumulo semelhante)

O orgão, único por dar tanto para a nave central como para a sala do capítulo

A parte monastica (agora hospício :D)

A antiga entrada do Mosteiro

Já a caminho de coimbra, uma ultima foto :lol:

1 - 20 of 141 Posts