SkyscraperCity banner
1 - 20 of 25 Posts

·
Rio de Janeiro
31,206 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
O Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro é um histórico mosteiro localizado na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

Erguido no morro de São Bento, no centro histórico da cidade, é um dos principais monumentos de arte colonial da cidade e do país.

História
O Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro foi fundado por monges beneditinos vindos da Bahia em 1590. O mosteiro ainda funciona como tal, existindo a seu lado um dos estabelecimentos educacionais mais importantes e tradicionais do Rio de Janeiro: o Colégio de São Bento, fundado em 1858, que formou uma parte considerável de personalidades brasileiras, como Pixinguinha, Benjamin Constant, Noel Rosa, Antônio Silva Jardim, Villa-Lobos, e outros.

Arquitetura
A história do mosteiro começa em 1590, quando foi dado aos monges beneditinos do Rio de Janeiro um vasto terreno que inclui o atual morro de São Bento. Os planos do edifício foram traçados em 1617 pelo engenheiro militar português Francisco Frias de Mesquita, segundo a estética maneirista despojada (chã) vigente em Portugal naquele período. As obras da igreja do mosteiro só começaram em 1633, pela capela-mor, e terminaram aproximadamente em 1671. O projeto original foi alterado durante a construção pelo arquiteto Frei Bernardo de São Bento Correia de Souza, com a igreja passando de uma a três naves.

Interior
O interior da igreja é riquíssimo, totalmente forrado com talha dourada que vai do estilo barroco de fins do século XVII ao rococó da segunda metade do século XVIII. O primeiro escultor ativo na igreja foi o monge português Frei Domingos da Conceição (c. 1643 - 1718) que desenhou e esculpiu parte da talha da nave e capela-mor (a da capela foi substituída depois). São suas as magníficas estátuas da nave de São Bento e Santa Escolástica e, no altar-mor da igreja, a Nossa Senhora de Montserrat (titular da igreja), além de outras obras. A partir de 1714 seu projeto foi seguido pelos entalhadores Alexandre Machado Pereira, Simão da Cunha e José da Conceição e Silva, que entalharam a maior parte da talha da nave e várias imagens.

Interior da igreja do mosteiro visto em direção à entrada.Entre 1789 e 1800 trabalhou na igreja um dos grandes escultores do rococó do Rio de Janeiro, Inácio Ferreira Pinto. Mestre Inácio refez a capela-mor (1787 - 1794), preservando porém detalhes anteriores como as telas sobre a vida de santos beneditinos, as quais haviam sido pintadas entre 1676 e 1684 pelo monge alemão Frei Ricardo do Pilar. A bela capela rococó do Santíssimo Sacramento (1795 - 1800) é também obra de mestre Inácio. Os lampadários junto à capela-mor foram projetados e executados entre 1781 e 1783 por Mestre Valentim. Na sacristia do mosteiro está a obra-prima do pintor Frei Ricardo, uma tela representando o Senhor dos Martírios pintada cerca de 1690.

Dentro da igreja existem ainda sete capelas laterais de irmandade: Capela de Nossa Senhora da Conceição (Concepção), Capela de São Lourenço, Capela de Santa Gertrudes, Capela de São Brás, Capela de São Caetano, Capela de Nossa Senhora do Pilar e Capela de Santo Amaro.

Atualmente existem visitas monitoradas à igreja, onde são apresentadas e explicadas as obras, imagens, talhas e estilos arquitetônicos, entre outros.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mosteiro_de_São_Bento_(Rio_de_Janeiro)

01 - Fachada do Mosteiro
(Créditos: Fulviusbsas)

02 - Pintura do Mosteiro
(Créditos: Jules Marie Vincent de Sinety - nascido em 1812)

03 - Interior do Mosteiro
(Créditos: Patricia Figueira)

04 - Igreja Abacial
(Créditos ao site www.osb.org.br)

05 - Nossa Sehora do Monserrate

06 - São Bento

07 - Santa Escolástica

08 - Capela da Conceição

09 - Sacristia

10 - Claustro

·
A volta do malandro
8,633 Posts
Esse interior do mosteiro é arrepiante! Ele também é muito belo visto a partir da Perimetral!!!

·
Rio de Janeiro
31,206 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Esse interior do mosteiro é arrepiante! Ele também é muito belo visto a partir da Perimetral!!!
^^ Concordo contigo. Pelo lado externo ele também é bonito, mas o interior é L-I-N-D-O, pelo menos para quem curte esse tipo de arquitetura :)

·
Registered
8,874 Posts
Eu sempre levo os meus amigos de outros paises e estados do Brasil ao mosteiro quando estou no Rio.. todos, sem excecao, ficam estupefatos!
Eh belissimo!

·
Equilíbrio, viagens e paz
4,686 Posts
Lindo, lindo, lindo, lindo...mil vezes lindo!!!

·
Rio de Janeiro
31,206 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Eu sempre levo os meus amigos de outros paises e estados do Brasil ao mosteiro quando estou no Rio.. todos, sem excecao, ficam estupefatos!
Eh belissimo!
Lindo, lindo, lindo, lindo...mil vezes lindo!!!
^^ Eu considero o Mosteiro de São Bento um dos mais bonitos do RIO :banana:

·
From Brazil
506 Posts
Lindo mesmo ... estive no Rio há 2 semanas e visitei o Mosteiro ... é realmente deslumbrante ... aliás os de Salvador e de São Paulo também são de beleza e magnitudes ímpares....

·
Registered
30,247 Posts
Emanuel,

O thread ficou bem legal! Só que para ficar perfeito, será necessário suprimir as duas últimas fotos (as de números 11 e 12), uma vez que elas NÃO se referem ao Mosteiro de São Bento do RIO DE JANEIRO.

A foto nr 11 eu creio ser de alguma igreja moderna (veja que não há nada de barroco no interior do templo desta foto). Com relação à foto nr 12, eu tenho quase que certeza que trata-se da fachada do Mosteiro de São Bento de OLINDA, no ESTADO DE PERNAMBUCO.

·
Rio de Janeiro
31,206 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Emanuel,

O thread ficou bem legal! Só que para ficar perfeito, será necessário suprimir as duas últimas fotos (as de números 11 e 12), uma vez que elas NÃO se referem ao Mosteiro de São Bento do RIO DE JANEIRO.

A foto nr 11 eu creio ser de alguma igreja moderna (veja que não há nada de barroco no interior do templo desta foto). Com relação à foto nr 12, eu tenho quase que certeza que trata-se da fachada do Mosteiro de São Bento de OLINDA, no ESTADO DE PERNAMBUCO.
Pergunta aos paulistas​

Seria a foto nr 11 o interior do Mosteiro de São Bento da Cidade de São Paulo?
^^ Você tem razão Osmar, já fiz as devidas correções :)
Thank you so much :eek:kay:

·
Registered
2,724 Posts
Deslumbrante! Uma das duas jóias máximas em arquitetura religiosa do Rio e entre as mais importantes construções desse gênero do Brasil. A outra jóia, a Ordem Terceira de São Francisco do Convento de Santo Antônio, no Largo da Carioca. Tenho a impressão que uma vez terminado o trabalho de restauração em curso no Mosteiro de São Bento teremos uma visão ainda mais impactante do interior. Parabéns Emanuel Paiva pelo belíssimo thread!

·
Rio de Janeiro
31,206 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Deslumbrante! Uma das duas jóias máximas em arquitetura religiosa do Rio e entre as mais importantes construções desse gênero do Brasil. A outra jóia, a Ordem Terceira de São Francisco do Convento de Santo Antônio, no Largo da Carioca. Tenho a impressão que uma vez terminado o trabalho de restauração em curso no Mosteiro de São Bento teremos uma visão ainda mais impactante do interior. Parabéns Emanuel Paiva pelo belíssimo thread!
^^ Raul, eu tenho um gosto meio freak em termos de arquitetura :lol:

Vlw por comentar :eek:kay:

·
Longe demais das Capitais
10,248 Posts
É interessante ver que o mosteiro está em cima de um morro, fato difícil de ser notado hoje em dia, por ele estar cercado de prédios. Inclusive aquele grande predio de vidro bem no início da av Rio Branco tem toda a parte de trás dele em cima das rochas do morro. Seu estacionamento é uma ladeira atrás do predio.

·
Registered
30,247 Posts
Porto Imagem II,

O Mosteiro de São Bento fica no alto de um morro, assim como o Convento de Santo Antônio também fica, e a antiga Sé e o antigo convento dos capuchinhos também ficavam (no caso, ficavam no alto do derrubado Morro do Castelo)!

É importante lembrar que algumas das mais importantes construções do RIO ANTIGO ficam (ou ficavam) no alto de morros por questões estratégicas de defesa, uma vez que a cidade em tempos remotos foi atacada e invadida por franceses por 3 (três) vezes!!!!!!

·
Piu Forte, porra!
7,278 Posts
Uma relíquia barroca.
Lindo também é o Mosteiro de Santo Antônio. Pena ele estar meio degradado.

·
Niteroiense da gema!!
3,749 Posts
^^ Estão restaurando ele todo Fernando. Agora estão trocando todo o telhado

fotos minhas tiradas dia 14/07/09

·
Excelente!
1,823 Posts
Uma relíquia barroca.
Lindo também é o Mosteiro de Santo Antônio. Pena ele estar meio degradado.
Te garanto que a Igreja de São Francisco, dentro do Mosteiro de Santo Antônio, é a mais linda que existe no Rio de Janeiro, mesmo sem reforma! Minha irmã casou lá. É de babar!

O mosteiro de São Bento viria em segundo. Mas só a possibilidade de se ouvir Canto Gregoriano no mosteiro faz da sua visita um programaço.

·
Piu Forte, porra!
7,278 Posts
Puxa, que bom!
O mosteiro de Santo Antônio tem uma presença muito forte dentro do Centro do Rio. É uma imagem que vem a cabeça quando fala-se do Centro. Como faz um tempão que eu não passo por aí, nem fazia idéia de que ele estava sendo restaurado.
Bom mesmo.

·
Baixada Fluminense
1,090 Posts
Te garanto que a Igreja de São Francisco, dentro do Mosteiro de Santo Antônio, é a mais linda que existe no Rio de Janeiro, mesmo sem reforma! Minha irmã casou lá. É de babar!

O mosteiro de São Bento viria em segundo. Mas só a possibilidade de se ouvir Canto Gregoriano no mosteiro faz da sua visita um programaço.
Canto gregoriano + Mosteiro de São Bento é a coisa mais linda *_________* e isso tudo no coração do centro da cidade do Rio!

1 - 20 of 25 Posts